Show do Pintor Profissional - Edição 191

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 18 19 TENDÊNCIAS DE CORES PPG ANUNCIA AS CORES AUTOMOTIVAS MAIS USADAS BRANCO E PRETO CONTINUAM NO TOPO DA LISTA A PPG acaba de revelar seus dados anuais de popularida- de das cores automotivas. Segundo o estudo, os consu- midores ainda preferem as cores mais conservadoras em seus automóveis. Dessa forma, ao todo, quase 40% dos carros produzidos em 2018 eram da cor branca, seguidos pela preta, com 17%, e pela cinza, com 12%. Apesar das cores monocromáticas como branco, cinza, prata e preto continuarem a dominar globalmente, aproximadamente 2% das SUVs na América do Norte hoje são verdes. A cor continuou a ter uma forte presença no Salão do Auto- móvel Internacional Norte Americano de 2018, com apli- cações em destaque no Mercedes G-Class e no icônico Ford Mustang Bullitt. “Enquanto o verde representa uma pequena porcentagem das atuais preferências globais de cores para 2018, as tendências futuras na indústria auto- motiva estão refletindo a popularidade do verde na de- coração de interiores e nas cores das paredes, móveis, eletrônicos de consumo e muito mais”, diz Jane Harrin- gton, gerente global de estilo de cor para revestimentos automotivos OEM da PPG. “Estamos buscando refúgios que nos protejam das crescentes prioridades e da socie- dade digital que nos cerca. Isso é muito evidente na arquitetura, pois novos edifícios estão incorporando paredes verdes e jardins verticais, e muitos ar- ranha-céus incluem espaços verdes no topo do telhado. Os consumidores anseiam pela calma e simplicidade encontradas na natureza, e essas prefe- rências estão afetando suas escolhas de cores”, completa a executiva. Além disso, os revestimentos de rodas cada vez mais estão se tornando uma ca- tegoria de customização para os compradores de carros, a grande maioria é atraída por opções de metálicos, como bronze e ouro rosa, bem como por cores vibrantes multifacetadas e acabamentos foscos, entre outras. Preferências de cores automotivas em 2018, por região América do Sul: a cor branca (38%) manteve-se constante como a principal preferência de cor, seguida da prata (30%), que apresentou um recuo de 1%. A cor preta (10%) também se manteve constante, a cinza (10%) apresentou aumento de 1%, sendo seguida pela cor vermelha (8%). América do Norte: a cor branca (26%) continuou prevalecendo nessa região, seguida da preta (19%), com aumento de 1% e recuo de 2%, respectivamen- te, em relação ao ano anterior. As cores cinza (18%), prata (13%) e vermelho (11%) são outras escolhas populares. Europa: a cor branca (32%) se manteve constante. Na sequência, com au- mento de 1% respectivamente, estão as cores cinza (19%) e preta (18%). A cor azul (10%) superou a cor prata (8%) este ano, com aumento de 1% e recuo de 1%, respectivamente. Ásia-Pacífico: com aumento de 3% nas vendas, a cor branca (47%) permane- ceu a mais popular nessa região. Sendo que a preta (16%), a natural (10%, inclui o ouro, o bege, o laranja e tons de marrom) e a prata 9% também foram escolhas populares.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=