Show do Pintor Profissional - Edição 191

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 18 8 MEIO AMBIENTE Os consumidores brasileiros estão mais preocupados em fazer um consumo consciente, sinal de que estão preocupados com o futuro do planeta. Foi o que mostrou a pesquisa da empresa, a GfK. Segundo a consultoria, os con- sumidores pesquisados são divididos seguindo uma escala de valores em relação à vida. Um desses grupos se destaca por mostrar um comportamen- to mais focado em responsabilidade e tolerância social. Para 67% delas, as marcas e as empresas devem ter responsabilidade ambiental; 57% afirma que sente culpa quando faz algo desrespeitoso ao meio ambiente; e 53% disse que é muito importante saber onde e como o produto é fabricado. Outro dado curioso relevado foi que 50% leem rótulos de produtos de algu- mas categorias, buscando informações relacionadas à sustentabilidade, tais como: se são naturais ou produzidos com ingredientes naturais, se são livres COMPRA CONSCIENTE CONSUMIDORES BUSCAM ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS E O MERCADO CONSEGUE OFERECER PRODUTOS MENOS AGRESSIVOS E DESCARTE CORRETO de transgênicos, se são feitos usando práticas sustentáveis em seus proces- sos e se são orgânicos. Os fabricantes de tintas estão cientes dessa realidade e, portanto, diversos deles realizam ações com práticas sustentáveis. Elaine Poço, diretora técnica e de sustentabilidade da AkzoNobel, conta que um dos princípios fundamentos da empresa, ao lado da segurança e da in- tegridade, é a sustentabilidade. Entre os objetivos estão utilizar menos re- cursos e matérias-primas em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos e liderar a transição no mercado do uso de esmaltes base solvente para base água, usando cada vez menos água. “No ano passado, a empresa lançou a iniciativa ‘Água, essência da cor’, que reforça sua atuação em três frentes relacionadas a esse recurso essencial à vida. Para os consumidores: a em- presa desenvolve e incentiva o uso dos produtos à base de água que têm um impacto significativamente menor quanto às emissões de compostos orgâ- nicos voláteis, bem como emissões de gases de efeito estufa. Nas operações: há uma estação de tratamento de efluente com alta tecnologia que permite o reuso da água nos processos e produtos. Na origem: com a conservação da Mata Atlântica, garante-se a qualidade e o fluxo de água para a fábrica de Mauá. Além disso, nossa floresta, chamada Reserva Tangará, tem cerca de 300 espécies de fauna e flora nos 700 mil m² ao redor de nossa fábrica de Mauá”, orgulhasse em dizer. A Montana Química também faz ações pensando em causar o menor impac- to possível ao meio ambiente. Exemplos são os dois lançamentos deste ano: o Verniz para Piso Montana à base de água (para uso em pisos de madeira em ambientes internos); e o Koromix Resina Acrílica à base de água (para uso em superfícies porosas, como cerâmica, cimento, pedra e tijolo). “Não po- demos deixar de citar, também, em nossa linha industrial, a linha à base de

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