Show do Pintor Profissional - Edição 192

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2019 16 REPARO RÁPIDO Com o aumento da frota de veículos no Brasil, em torno de 1,2% em 2017, em comparação com o ano anterior, diminuição da velocidade de circulação e a redução das vagas e espaços de ga- ragem, as pequenas colisões são mais comuns, surgindo leves arranhões e amassados nas latarias. Para esse tipo de serviço, o reparo rápido é uma oportunidade de negócio adicional para as oficinas tradicionais. São conside- rados serviços rápidos arranhões e pequenos danos de 5 a 25 centímetros que não precisam de grande serviço de funilaria. A oferta de um serviço de pintura, que pode ser feito em poucas horas, com retorno do veículo para o proprietário no mesmo dia, vem atraindo clientes que estão dispostos a pagar por esta facili- dade. Outra vantagem é que esse tipo de serviço é realizado sem o intermédio da seguradora, o que garante um melhor retorno financeiro ao proprietário da oficina. Sandro Lemos, gerente de segmento de mercado da AkzoNobel Repintura Automotiva, ressalta a importância da utilização de produtos específicos para o serviço. “Deve-se optar por produtos de secagem rápida, para esta finalidade. Tentar aplicar ou acelerar a secagem de forma diferente da recomendada vai comprometer o resultado”. O DIFERENCIAL QUE O CLIENTE PROCURA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO NÃO NECESSITA DE MUITO ESPAÇO E AUMENTA O VALOR AGREGADO DA OFICINA Tendo uma estrutura adequada, usando produtos de quali- dade, e um profissional dedicado ao reparo rápido, a oficina pode aumentar a captação de serviço. As entregas são rápi- das e pode haver grande giro de veículos, com ticket médio superior ao dos reparos tradicionais. Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas, en- xerga que, com frequência, o cliente chega à oficina soli- citando agilidade no serviço e, nesses casos, o ideal será cobrar um valor diferenciado pela agilidade. “Se a oficina tiver o conceito de valorização de horas e medir a eficiên- cia dos produtos para reparos rápidos, facilmente chegará a essa soma. A lucratividade do reparo rápido está vincula- da à qualidade do orçamento pela eficiência do processo”, pontua Oliveira. INSTALAÇÃO DO LOCAL Para montar um ambiente de reparo rápido não é neces- sário grande espaço. É indicado ter pistola de pintura bico 1.0 a 1.2, filtro de ar, lixadeira para pequenos reparos com central de aspiração, painel de U.V e infravermelho, politriz e uma bancada. O mínimo em uma oficina tradicional é ter um box cortinado, de 4m x 7m ou uma cabine de pintura dedicada para reparos rápidos, para que não entre em con- flito com demais serviços da oficina. Mesmo não exigindo grande espaço, os equipamentos para esse tipo de serviço devem ser diferenciados. Assim como em todo o trabalho de repintura, os equipamentos certos fazem toda a diferen- ça no resultado final. Para o box rápido, é importante ter equipamentos dedicados a esse tipo de estrutura para não competir com a utilização dos equipamentos da funilaria e

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