Show do Pintor Profissional - Edição 192

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2019 19 FLUXO DE TRABALHO Não é regra, mas é comum que, na virada de um novo ano, muitas pessoas estabeleçam as famosas promes- sas de mudanças de vida. Um dos motivos é a vonta- de de iniciar o novo ciclo com as energias renovadas. Os juramentos mais frequentes são redução de peso e melhoraria das finanças. A má notícia é que apenas uma pequena parcela da população consegue atingir o resultado. Quem provou isso foi o psicólogo britânico Richard Wiseman que, ao realizar uma pesquisa sobre as promessas de final de ano, chegou à conclusão que apenas 10% das pessoas conseguem cumprir as metas definidas. Ao vendedor, que deseja iniciar o ano dentro da parcela dos 10% e que deseja cumprir as promessas de melhorar a vida financeira, o consultor Celso Caba- na, sócio da Candossim e Cabana, indica organizar o flu- xo de trabalho para conseguir investir em treinamento e, assim, organizar seu tempo para poder ficar mais dis- ponível e flexível junto ao cliente. Segundo ele, existem várias ações, desde cursos, treinamento e, até mesmo, uma vestimenta específica para este profissional. Ao varejista, o consultor Cabana também indica organizar o fluxo de trabalho para conseguir estar mais prepara- do e disponível para atender as necessidades de quem entra na loja. ORGANIZAÇÃO DE TEMPO Há alguns sinais que mostram que é necessário ajus- tar o tempo: agenda sempre cheia, sensação de estar apagando incêndios e baixa produção são alguns deles. Quando a área comercial é organizada, definir horá- rios das tarefas, espaços, utilizar a agenda e não ficar olhando apenas suas metas, mas criar estratégias para atingi-las, pode trazer resultados mais assertivas. Por exemplo, no período na manhã, as ligações não são tão efetivas. Com esta informação, o lojista não perde tem- po tendo com as ligações, pode investir em responder e-mails ou divulgar promoções nas redes sociais. Divi- dindo bem o horário é possível definir a melhor hora para realizar cada uma das atividades. A rotina agitada não pode ser motivo para serviços mal feitos. Se o pe- ríodo da manhã foi programado para e-mails, é preci- so ler com atenção o material que está sendo enviado, ORGANIZAÇÃO COMO ALIADA NAS VENDAS TÉCNICAS SIMPLES PODEM AJUDAR ATINGIR AS METAS revisar para verificar se não tem erros de português ou valores de produtos errados. Cabana explica que a organização da loja também é fundamental para auxiliar na venda. “O mais co- mum é o cliente não achar o que procura. Existem itens que nem mesmo o vendedor da loja sabe se tem e onde ficam. Na maior parte das vezes, estes produtos estão escondidos. Como resultado, a venda não acontece e o estabelecimento deixa uma imagem de loja sem produ- tos, desgasta o colaborador e desmotiva o cliente.” Pensando em organização de ambiente, o consultor menciona algumas dicas: “Ficar atento às mudanças do consumidor, prestar atenção em organizar sua loja por momentos de compra, que são três: material básico, acabamentos, decoração. Expor estas três fases de forma que o cliente perceba, a qualquer momento, que você trabalha em todas as fases que a obra dele terá demanda e não apenas na que ele está vivenciando naquele momento”, conta Cabana. AJUDA EXTRA Outro método simples de organização é o GTD (do inglês, “Getting Things Done”), criado pelo norte-americano David Allen. No Brasil, o método é chamado de “A arte de fazer acontecer”, e sua aplicação é desenvolvida em 5 passos. 1 - CAPTURAR: o indicado é coletar tudo, todas as tarefas que precisam ser feitas e deixá-las visíveis. Podem ser anotadas em um caderno, por exemplo. Segundo o idealizador do projeto, quando os afazeres estão anotados, a mente fica mais relaxada e não preocupando-se cons- tantemente, já que tudo estará escrito. 2 - ESCLARECER: analise cada uma das informações e decida quais são as prioridades, se al- guma das ações podem ser adiadas, quais são e quais atitudes precisam serem tomadas para a ação ser concretizada. 3 - ORGANIZAR: selecione os itens que permaneceram na etapa anterior da maneira de sua preferência. Faça listas e separe as tarefas de acordo com as semelhanças entre elas; captura de clientes novos, clientes em negociação, responder e-mail, buscar novas estratégias de ne- gociação, entre outros afazeres do dia. 4 - REVISAR: de nada adianta tentar organizar os afazeres se ele não estiver funcionando, Allen aconselha, ao menos uma vez por semana, abrir a lista com o intuito de ver quais ações estão conseguindo ser efetuados. 5 - EXECUTAR: a última etapa é o momento de realizar as tarefas que organizou para fazer, com tempo e calma. Momento de colocar as suas listas em ação e realizar o que tem que ser feito, minimizando a fonte de stress.

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