Show do Pintor Profissional - Edição 194

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2019 9 da Ciacollor. “A tinta premium terá uma maior cobertura úmida e, poste- riormente, uma maior cobertura seca. O rendimento é outra variável que se percebe mais facilmente durante a aplicação dos dois produtos. A tinta pre- mium apresenta ummaior rendimento se comparada a uma tinta Standard”. Áreas, como corredores, banheiro, cozinha, lavanderias, que estão sujeitas à ação de intempéries; áreas menos arejadas; ambientes com grande circula- ção de crianças e animais, que necessitam de uma limpeza frequente; nestes casos, o ideal é a utilização de tinta premium, que tem maior durabilidade e resistência à limpeza. A tinta econômica, por exemplo, é uma boa opção para pintar o imóvel alugado. No momento da devolução, a maioria dos contratos de locação exige a entrega do imóvel pintado e, neste caso, optar por um produto econômico é uma alternativa para se cumprir as exigências do contrato sem que faça um grande investimento. Já em tetos, exceto de banheiro, tinta econômica pode ser uma boa alternativa quando o consu- midor final ou o construtor pretende economizar no custo final da pintura. CONSCIENTIZAÇÃO A maioria dos fabricantes de tintas avalia que grande parte dos consumi- dores de tintas tem dúvidas quando o assunto é especificação do produto. Para Ana Paula Vieira Coelho, responsável pelo departamento de marketing da Ciacollor, apesar do esforço dos fabricantes e da Abrafati para aumen- tar o conhecimento dos consumidores, a grande maioria não saberia diferen- ciar com precisão a diferença entre os níveis de qualidade das tintas e justifica um dos motivos. “A tinta não é um item de compra tão frequente e muitos con- sumidores têm contato com o produto apenas a cada dois, três ou quatro anos.” Já Patrícia Haither, responsável pelo marketing da Futura Tintas, lembra que o consumidor precisa ser orientado com frequência sobre as especificações e há muitas formas de comunicação desenvol- vidas pelos fabricantes de tintas e tam- bém pela Abrafati a fim de informar ao consumidor a diferença entre as catego- rias. “Nós, da Futura, temos um canal no Youtube com uma Websérie que trata os assuntos do universo da pintura, inclusive o Selo Tinta de Qualidade, para ajudar a esclarecer algumas dúvidas ao consumi- dor de forma lúdica”, conta Patrícia. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE As classificações econômica, standard e premium foram criadas para diferenciar as opções de tintas arquitetônicas dentro do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), coordenado pela Abrafati. As diferentes categorias precisam atender aos requisi- tos mínimos de qualidade em cobertura seca, úmida, rendimento e resistência à lavabilidade. A Abrafati, ao longo dos 17 anos do PSQ, concentrou seus esforços em disseminar as regras e educar princi- palmente a indústria, o varejo e os pintores. Para reforçar o disseminação da informação, a Abrafati lançou no mês de março a campanha Tinta de Qualidade. Dirigida aos consumidores de todo país, a iniciativa tem como objetivo levar o conhecimento ao público sobre a existência do Progra- ma Setorial da Qualidade (PSQ) - Tintas Imobiliárias -, que analisa as tintas com base nas especificações técnicas do setor, normatizadas pela ABNT, identificando as empresas que atuam em acordo e as que estão em não conformidade. A entidade reune os esforços de conscientização e orientação ao público por meio dos canais digitais e tem como ferra- menta central a plataforma www.tintadequalidade.com.br, onde é pos- sível consultar de forma muito prática e rápida se uma empresa ou mar- ca está qualificada ou não. Fabiana Cristovão, analista de marketing da Alessi, notou que o consumidor já apresenta melhor aceitação e busca os produtos Premium. Dessa forma, a comunicação sobre os benefícios torna-se mais clara ao consumidor. “Um exemplo de comunicação é o trabalho que a Abrafati iniciou, que é informar o consumidor final sobre as empresas que participam do programa de qualidade e também sobre as diferenças das categorias premium, standard e econômica. A Tintas Alessi trabalha com a melhor performance em todos os seus produtos; temos o público e a procura pelas três categorias pode variar com o bu- dget do cliente e objetivo da pintura.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=