Show do Pintor Profissional - Edição 195

SHOW DO PINTOR • MAIO 2019 22 VAREJO O vendedor dedica tempo criando es- tratégias para atrair o cliente até a loja. Quando o cliente é atraído até o esta- belecimento, ele ainda tem a barreira do preço, além de ter que encontrar o produto adequado e, por fim, comprar a mercadoria. A trajetória é longa e, se algum dos três passos não acontecer, o trabalho não pode ser considerado to- talmente efetivo. Há muita dedicação ao tratar-se de adquirir um novo cliente, mas quando o estabelecimento se preo- cupa em criar estratégias de pós-venda, o cliente esporádico pode tornar-se fiel. Em momentos de crise, em muitos casos, o cliente fidelizado é quem contribui para a manutenção e o desenvolvimento dos pequenos negócios. Após fazer alguma compra na loja de tintas, tanto o consu- DE CLIENTE ESPORÁDICO PARA FIEL PÓS-VENDA, ATENDIMENTO DIFERENCIADO E AÇÕES PROMOCIONAIS FAZEM COM QUE O PROFISSIONAL DE PINTURA NÃO SE ESQUEÇA DA LOJA DE TINTAS Flávia Sá, diretora de marketing da Tintas MC midor final quanto o pintor, precisam de ações para se lembrar do estabelecimento e, quando precisarem nova- mente construir, reformar ou pintar, recorrerem a ele para as devidas compras. A Tintas MC entende a impor- tância do assunto e atua com eventos de relacionamento voltados para os temas de interesse para este público e promove sempre o debate aberto sobre as necessidades do desenvolvimento da categoria. “Com os arquitetos, nosso foco é o relacionamento. Criamos ações que visam engrandecer ainda mais o leque de conhecimento deste público, por meio da sua aproximação com todos os especialistas de cores dos fabri- cantes, trazendo tendências, experiências e novidades. Além disso, temos nossas lojas Select (Campo Belo e Jardins), onde o arquiteto pode levar uma experiência de compra ainda mais interessante ao cliente, com ambientes decorados e muito inspiracionais”, detalha Flávia Sá, diretora de marketing da Tintas MC. CRIANDO LAÇOS Se pensarmos a seguinte máxima: “o concorrente é a loja que o cliente quiser”, o ideal é parar de olhar os grandes players de mercado e olhar para o cliente. Para Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, quanto mais próximo do local de ação territorial o lojista conseguir ficar, maior será a sua finalização. “Para que o profissional da área não se esqueça do esta- belecimento, acredito que existem inúmeras ações de baixo custo, como envio de SMS emmassa para clien- tes constando as novidades, além de criar um cadastro de quando foi a última compra realizada no estabe- lecimento pelo cliente. Um e-mail mensal com ofertas é um exemplo para ser lembrado”, comenta Stainoff. Agora, para fidelizar o pintor, as estratégias são parecidas: como o profissional da pintura frequenta o esta- belecimento com mais assiduidade que o consumidor final, o presidente sugere chamá-lo pelo nome e dar atenção às suas sugestões, tratando-o como único. Alexandre Damásio Coelho, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Caetano, complementa dizendo ser difícil concorrer commega lojas e aplicativos e e-commerce sem pensar em maneiras de agradar o cliente. “O pequeno comerciante tem que ter o ‘cheiro de bolo’, tem que ser um comércio que também pense no afeto.” PROGRAMA DE BENEFÍCIOS Uma maneira de agradar os pintores que são fiéis ao estabelecimento é por meio de programas de re- compensa. Ao acumular um determinado número de compras no estabelecimento, o pintor tem direito a benefícios como prêmios, descontos, brindes ou produtos, a cada valor de compra ou por mercadorias. As recompensas podem ser aos pintores, pedreiros e arquitetos que indicam o estabelecimento aos seus clien- tes. Keila Santos é responsável pelo Atendimento ao Cliente do Fidelêco, software de fidelização de clientes. Ela explica que programas assim podem ser feitos também pelas pequenas empresas, porque não é algo exclusividade das grandes empresas. “O primeiro passo é buscar um parceiro confiável, que ofereça uma plataforma simples e suporte descomplicado. Sobre os custos, no caso do Fidelêco, ele pode ser contratado através do próprio site e os planos custam a partir de R$ 29,90. Com menos de 1 real por dia, o lojista pode revolucionar o relacionamento com o seu cliente. Um cliente que participa de um programa de fidelidade

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