Show do Pintor Profissional - Edição 195

SHOW DO PINTOR • MAIO 2019 6 MÍDIAS SOCIAIS Quem nunca pesquisou no Google ou nas mídias sociais antes de contratar um serviço ou adquirir um produto? Dentro do universo digital, muitos negócios são movimentados e tomadas de deci- sões envolvendo dinheiro são realizadas, inclusi- ve no mercado de construção. De acordo com a empresa Nuvem Shop, as vendas por meio das redes sociais representaram 21% do total de transações no ano de 2018. Além disso, oito em cada dez visitas e uma em cada quatro vendas foram geradas por meio destes canais, especial- mente via Instagram e Facebook. NEGÓCIOS NA REDE PINTORES CONECTADOS DIVULGAM COMO MELHORARAM O FATURAMENTO COM O AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS O pintor Fernando Marquez Freitas enxergou muito potencial na internet e fundou no YouTube o canal Clube do Pintor Profissional, no qual divi- de experiências da profissão e dá dicas de pintu- ra e empreendedorismo. Ele concilia a vida digi- tal com o trabalho e confessa que recebe muitas propostas de pinturas em consequência do tem- po que dedica online. “Só no primeiro trimestre do ano, recebi dois grandes trabalhos via Insta- gram, um deles no valor de R$ 12 mil e outro de aproximadamente R$ 40 mil. A conversa começa na mídia social, depois realizo o orçamento. Toda semana, recebo mais ou menos três pedidos de orçamentos por meio das mídias sociais”, conta o pintor, acrescentando que, para ganhar relevân- cia, não basta apenas postar fotos aleatórias dos trabalhos e postar conteúdos interessantes ao público que você pretende atingir. Uma das op- ções de ganhar notoriedade é com o perfil pro- fissional. Desse modo, uma das vantagens está na possibilidade de incluir informações de con- tato, como telefone e endereço físico, e não há custo para montar o seu perfil. Outra vantagem no Instagram é conseguir informações, como o Edson Santos de Santana ILUMINAÇÃO Um dos aspectos mais importantes em uma fotografia é a luz. Quando a foto for dentro de casa, abra janela e prefira imagens na varanda e sacadas do ambiente para aproveitar a luz do dia, mas evite fotografia contra a luz do sol - o fundo ficará escuro. Fotos sob a luz do dia ressaltam imperfeições e contrastes, enquanto o final de tarde, com menos sol, trarão suavidade às imagens e menos sombras. EDIÇÃO Com o recurso Edição, é possível recortar objetos indeseja- dos das fotos, enfatizar prioridades e dar mais profissiona- lismo ao trabalho, além de melhorar a iluminação e fazer pequenos ajustes. No mercado há inúmeros aplicativos gra- tuitos de edição. Um fácil de usar e gratuito é o Snapseed. PROFISSIONALISMO As fotos serão a apresentação do seu trabalho, imagens com respingo de tinta, ambiente sujo, acessórios inapropriados e bagunça demonstram amadorismo na profissão. DICAS DE FOTOS Iluminação Edição Profissionalismo

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=