Show do Pintor Profissional - Edição 195

SHOW DO PINTOR • MAIO 2019 7 número de pessoas que viram as postagens e o perfil do público que segue a página, com faixa etária, gênero e localização, além de detalhes so- bre curtidas e comentários de cada post. Com as informações, torna-se possível saber se muitos arquitetos e decoradores estão seguindo o seu perfil, além de criar conteúdo relevante. RESULTADOS RÁPIDOS O pintor Edson Santos de Santana está no ramo há mais de 10 anos, mas no ano passado percebeu o potencial das mídias sociais e intensificou as suas postagens profissionais. Desde o início do projeto, ele já captou aproximadamente 40 clientes com a ajuda da ferramenta. “Confesso que, no início, fui um pouco ‘cabeça dura’, não divulgava os tra- balhos, alegando que não tinha tempo, embora percebesse que sempre gastava um tempinho olhando as redes sociais como lazer. Se não tenho tempo, como uso todos os dias?” Um dos motivos para iniciar as postagens de maneira profissional foi a exigência dos clientes para ver os seus trabalhos anteriores. O pintor não se arrepende da escolha e vê vantagens ao se manter conectado; tornou-se tão interessante que ele investiu em equipamentos para melho- rar as iluminações das fotos e passou a criar gos- to pelas pesquisas sobre assuntos de interesses de seus clientes e atingiu um público diferencia- do. “Percebi que agora tenho mais clientes arqui- tetos, decoradores com um perfil mais exigente, mas que conseguem pagar mais pelo trabalho, além de indicações de lojistas. Com frequência, também, recebo ligações de lojistas falando que viram os meus trabalhos nas redes sociais e que indicam o meu contato. Por mês, mais ou menos três clientes fecham negócio comigo após iniciar- mos as conversas nas redes sociais”. CONTEÚDO RELEVANTE Ter uma boa estratégia de marketing de conte- údo ajuda a ampliar, distribuir e entregar conte- údo para o seu público alvo. Segundo Ana Lima, consultora de marketing de influência e marke- ting de conteúdo, quem olha o perfil de um pin- tor está em busca de transformação. Ela também sugere temas em tendências de cores, de textu- ras, tendências na decoração, na composição de cores, tudo que o seu público alvo possa estar buscando, não somente no assunto de pintura, mas em todos os temas relacionados a este uni- verso. “No YouTube, os vídeos tutoriais de ‘faça você mesmo’ são sucessos total, portanto, não tenha medo de entregar seus segredos, porque isso só lhe trará ainda mais autoridade no assun- to. E tenha o gatilho mental da reciprocidade, se você sempre tira dúvidas e está disponível, isso gerará conteúdos relevantes que serão capazes de resolver os problemas das pessoas. Lembre- -se que elas irão se sentir obrigadas a chamá-lo quando precisarem do seu serviço”, acredita a especialista. SUCESSO DO ANTES E DEPOIS Nas mídias sócias, o público gosta de imagens de antes e depois de vários assuntos; famosos, an- tes e depois do sucesso; fotos de antes e depois da dieta entre outros. Com o tema de decoração não é diferente. O pintor Santana descreve que muitos likes são fotos com este formato. Antes e depois é sempre relevante em todas as áre- as, pois as pessoas compram a transformação e não há melhor maneira de mostrar a sua capa- cidade profissional. No entanto, lembre-se de explicar no processo descritivo. “O legal é ter uma foto da parede sem pintura e outra com o ambiente pintado e os móveis no lugar, tudo ar- rumadinho. Como nessa fase já não estou mais na casa, peço para o cliente enviar a imagem e, quanto a este pedido, aproximadamente 90% dos clientes encaminham para mim. Quando o cliente fica satisfeito com o serviço, manda ANTES DEPOIS Fernando Marquez Freitas a imagem sem problema algum; agora, se ele ficou chateado com alguma coisa, melhor nem falar nada”, brinca o pintor. CUIDADO! Nos Estados Unidos, a empresa AVG Technolo- gies fez uma pesquisa com 230 profissionais de Recursos Humanos e descobriu que 50% deles levam em consideração o que os candidatos postam nas redes sociais antes de definir uma contratação. Com o prestador de serviço, não é muito diferente, pois se a foto mostrar um am- biente bagunçado, tintas jogadas e móveis com respingos, a confiança no trabalho irá ficar aba- lada. “Fotos assim prejudicam a confiança no trabalho do profissional e eu acredito que um dos requisitos para o pintor melhorar a sua re- muneração é quando o cliente enxerga credibi- lidade e autoridade do profissional da pintura”, comenta Freitas USO DA HASHTAG Nas redes sociais, as pessoas geralmente utilizam o símbolo # para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando. Quando alguém vai procurar um assunto no Instagram, coloca o sím- bolo # antes para facilitar a busca, direcionado para todas as postagens que também têm essa categorização. As frases não precisam de espa- ço ou acentuação. A hashtag pode impulsionar o perfil com mais seguidores, o símbolo do jogo da velha tem o poder de fazer isso e o Instagram permite o uso de até 30 hashtags em suas pu- blicações, mas de preferência que não as use na sua legenda e, sim, no primeiro comentário. A consultora Ana indica evitar repetir as mesmas hashtags em todos os posts, além de não usar hashtags, conhecidas como spam, como: #sex- tou ou #sdv. “Minha dica é fazer uma lista gran- de de tags e alternando o uso”, descreve a Ana.

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