Show do Pintor Profissional - Edição 197

SHOW DO PINTOR • JULHO 2019 21 cliente que o indique para seus grupos de What- sApp. Basta ter um cartão virtual com o nome e o telefone e, na hora da entrega da obra, se cer- tificar de que o cliente ficou satisfeito e, então, pedir que ele compartilhe seu contato no grupo do condomínio, do trabalho e dos amigos, dizen- do que ficou satisfeito com o trabalho. “Muitos alunos nos dizem que essa dica tem funcionado muito. Às vezes, trabalham por meses no mes- mo prédio, mudando apenas de apartamento”, comenta Patricia. Para Ana Paula Vieira Coelho, responsável pelo marketing da Ciacollor, o pin- tor conhece o potencial da indicação, mas ain- da está descrente na profissionalização, o que prejudica o desenvolvimento. “No uso do uni- forme no dia a dia, na apresentação do trabalho de forma mais profissional nas mídias sociais, de maneira geral, acredito que o pintor está se tornando cada dia mais diferenciado; Estamos notando uma grande mudança de atitude na classe dos pintores, mas ainda existem muitos pintores resistentes às mudanças.” VISIBILIDADE PARA O PINTOR Na internet existem sites especializados onde o profissional de pintura pode divulgar os seus trabalhos e ganhar mais visibilidade. O Get- Ninjas, por exemplo, é um aplicativo para con- tratação de serviços. Na plataforma, o pro- fissional tem acesso ao contato de clientes interessados em diversos serviços, inclusive pin- tura. O valor cobrado é estabelecido por cada profissional e a negociação é realizada direta- mente com o cliente. Ao procurar o profissio- nal na plataforma, o cliente tem acesso às ava- liações de serviços prestados pelo profissional. Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO da platafor- ma, conta que para deixar as avaliações o mais transparente possível, elas são feitas somente por clientes que já contrataram o prestador de serviço. “Todas as experiências são feitas pe- los clientes. A melhor maneira do profissional se destacar é desempenhando bem o seu tra- balho, desde o momento do primeiro contato, se apresentando e falando sobre o serviço, até a finalização do trabalho. Além disso, é impor- tante buscar sempre novas especializações para incluir no seu perfil e passar mais informações sobre sua capacitação, que ajudam os clientes na hora da escolha.    Já o portal Páginas Coloridas reúne pintores qua- lificados pela academia Coral, plataforma online da fabricante de tintas que tem como objetivo levar desenvolvimento técnico para pintores e vendedores de loja, por meio de cursos. Para o pintor fazer parte do cadastro, basta fazer os cur- sos e criar o perfil. Na páginas coloridas, o consumidor pode bus- car pintores de maneira segmentada, de acordo com a região da cidade, o tipo de imóvel e a área desejada. Para encontrar um profissional basta acessar o site www.paginascoloridas.com.br  ou no aplicativo Páginas Coloridas, se cadastra, inse- re o seu CEP, seleciona o tipo de imóvel, marca se é pintura interna ou externa e digita a metragem do espaço.Então, aparecerá uma lista com todos os profissionais certificados pela Coral que aten- dem a região indicada e estão aptos para aquela categoria de serviço. É possível visualizar o perfil de cada um, conferir fotos dos últimos trabalhos realizados, ver referências e especialidades. E dá ainda para filtrar os que aceitam pagamento com cartão ou são de empresas. Após escolher o me- lhor profissional para o serviço, é hora de solicitar um orçamento e combinar prazos - etapas todas feitas dentro do próprio site, de forma muito prá- tica. Você especifica o tipo de pintura que deseja, o que deve ou não ser por conta do pintor, fotos do ambiente, qual é o prazo desejado, a forma de pagamento e como quer que ele retorne o contato (e-mail, SMS, whatsapp ou telefone). E aí é só aguardar a resposta dos profissionais para quem enviou o pedido, comparar os orçamentos e fazer a sua escolha. Com tantas opções, com certeza você vai encontrar a pessoa ou empresa perfeita para a sua necessidade. Ao termino do serviço, o cliente avalia o trabalho e a avaliação ficará disponível para todos verem. Quanto mais clientes satisfeitos, mais chances o pintor tem de ser chamado para novos serviços. Isso é muito importante para que outros clientes tenham re- ferências práticas e possam escolher com mais segurança os melhores especialistas da área. Já a Futura Tintas indica os profissionais por meio do site www.futuratintas.com.vc, onde o cliente pode encontrar os pintores formados pela Uni- versidade Futura do Pintor. Os pintores que es- tão no site passaram pelo programa de educação presencial, que alia conhecimento técnico com aulas práticas. Temos divulgação de pintores for- mados em São Paulo e em outras cidades do país onde já passamos com a Universidade. Alves é cadastrado no portal e conta que já realizou vá- rios trabalhos por meio da plataforma. “No site consigo incluir fotos de trabalhos que já fiz e en- fatizar quais minhas especialidades. Outro ponto que acho muito interessante na Universidade da Futura é que, durante o curso, sempre surgem indicações. Nas aulas fazemos amizades e conhe- cemos os trabalhos de outras pessoas e quando precisamos de ajuda, lembramos dele.” Alexandre Ivan Borges Alves, pintor

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