Show do Pintor Profissional - Edição 198

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2019 8 PINTURA ORGANIZADA Se tem uma questão que pode acabar com todo o lucro do pintor na obra - e ainda causar prejuízo para o profissional - é danificar algum item na casa do cliente. As perdas podem ser grandes: no mercado há pisos desde R$ 35 o metro quadrado, até R$ 500, caso de madeiras nobres. Ao deixar a tinta respingar nessa superfície e danificar um piso com esse valor, o prejuízo é grande. A pintora Ana Luiza Santos Macha- do conhece bem este cenário - no início da profissão, respingou removedor no piso do cliente. “Usei uma lona e, como ela era pequena, em alguns espaços usei fita. Até percebi que tinha respingado remove- dor na fita, mas fiquei despreocupada pensando que ela iria proteger a área. Quando tirei as fitas, percebi que mais de 10 pedras estavam manchadas. Arquei com o prejuízo”, conta a pintora. Hoje, com mais de 12 anos de experiência, Ana re- conhece a importância de proteger a obra, tanto por questões financeiras, como por otimização de tem- po e respeito com o cliente. O exemplo da pintora mostra que além de empapelar a área, é preciso uti- lizar os materiais adequados para o serviço. Jornais, fita crepe escolar e plástico não são eficientes e não geram confiança. Em seus trabalhos, a profissional utiliza o protetor de piso da Atlas e acidentes assim nunca mais aconteceram. “Percebo que, quando o dono da casa vê o pintor equipado com os materiais certos, sem jeitinho, e sendo cuidadoso com o ambiente de trabalho, a re- lação de confiança é fortalecida. O cliente fica mais tranquilo de que não terá nada danificado. Outro ponto vantajoso em fazer o empapelamento correto: ANTES, DURANTE E APÓS A OBRA ORGANIZAÇÃO NA PINTURA DEMONSTRA PROFISSIONALISMO E EVITA PREJUÍZOS o término da obra é mais rápido. Lembro que, quando não fazia o procedimento adequado, perdia mais de um dia limpando tudo e, muitas vezes, até pagava uma faxineira ao término do serviço. Financeiramente é lucrativo investir em organização.” Uma dica simples que a pintora dá é sempre trabalhar com um pano limpo e úmido pendurado no ombro. Caso gotas respinguem em alguma superfície indesejada, com o pano é possível limpar e remover a tinta rapidamente. ENTREGA DO ORÇAMENTO O trabalho de pintura começa antes mesmo de a primeira lata ser aberta. Na hora da realização do orçamento, um bom planejamento envolve a análise e preparação do local a ser pintado, o deta- lhamento do que será feito, levando em conta também o perfil dos moradores - se tem crianças, pessoas de idade, animais; se tem pessoas alérgicas ou muito sensíveis ao cheiro da tinta. Outro ponto é a identificação de todas as necessidades do local a ser pintado, com o intuito de especificar ao cliente os serviços que serão necessários, bem como os tipos e quantidade de materiais a serem usados. “Para planejar de maneira correta, é necessário dominar o trabalho e saber exatamente o que fazer. O pintor deve ser claro e direto nas suas colocações. A falta de conhecimento ou profis- sionalismo certamente levará a um mau planejamento, tendo como consequência a insatisfação ou perda do cliente. Pintar requer conhecimento, prática e experiência. Cada pintura possui suas particularidades, problemas e necessidades, que devem ser muito bem identificados durante o planejamento do trabalho. Não se deve esquecer que a preparação de uma superfície é a parte mais importante do processo de pintura”, detalha Felipe Diotaiuti, consultor técnico em serviços ao mercado da Export Team, BASF S.A. Fátima Machado Shiomi, responsável pela comunicação para pintores da AkzoNobel acredita que a primeira dica é nunca falar o preço antes de descrever o serviço. Uma pergunta muito comum dos profissionais é se o orçamento deve ser entregue durante a visita ou depois. “Nossa resposta é de- pende. Para trabalhos mais complexos, entregar depois permite uma melhor avaliação para planejar e acertar no preço. Porém, para trabalhos mais simples, a entrega do preço durante a visita pode ajudar, pois, como normalmente são trabalhos de valores menores, o fechamento fica mais fácil.” No entanto, o importante é nunca deixar de fazer a proposta ou orçamento por escrito, ou formal, pois esse registro serve como contrato para que estejam claros o serviço que será prestado, o valor e as condições de pagamento. INCENTIVANDO A PINTURA Atitudes e cuidados como a da pintora Ana auxiliam para que o processo de pintura não seja trau- mático para o cliente e ele se sinta mais motivado em pintar. Segundo pesquisas da Coral, no Brasil,

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