Show do Pintor Profissional - Edição 199

SHOW DO PINTOR • SETEMBRO 2019 19 FERRAMENTAS DE GESTÃO A DECORAÇÃO COMO INSPIRAÇÃO PARA AUMENTAR AS VENDAS Não é questão de preconceito, mas cardiologista fumante e nutricionis- ta com hábitos alimentares ruins não passam credibilidade. O mesmo acontece em uma a loja de tinta com as paredes descascadas e fachada com a pintura queimada de sol. Quando o cliente busca um estabelecimento para comprar tinta, ele está predisposto a ser inspirado: receber dicas de decoração, ver cores aplica- das em diferentes paredes, conversar sobre combinações de tons. Outra vantagem em criar um ambiente agradável é ajudar o consumi- dor a comprar cor e não somente tinta, beneficiando vários segmentos da cadeia da tinta, como vender via sistema tintométrico, aumentando a margem de lucro e diminuindo o estoque. Dados do setor mostram que o consumidor não tem familiaridade com a cor, porque, apesar de o Brasil ser um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, quando o assunto é cor, a posição é bem diferen- te: as cores mais vendidas no país são os tons off-white, mostrando que a tinta ainda não tem grande papel na decoração, e sim na manuten- ção. Cleber Papa Garcia conhece bem a importância da cor no ponto de venda, pois é sócio proprietário da Bela Tintas, rede com 51 lojas. No decorrer dos anos, percebeu a importância de criar ambientes ins- piradores. “Acreditamos que o ambiente tem que ser agradável, onde o cliente sinta-se à vontade para suas escolhas e que o diferencial seja o atendimento e as amplas opções de cores e produtos.” Ele explica que, independentemente do tamanho da loja, com criativi- dade é possível criar estratégias para deixar o ambiente mais atrativo. “Não temos paredes suficientes para demonstrar as cores, então insta- lamos alguns painéis em nossas lojas, onde o cliente tem a opção de ver a cor aplicada e combinar os tons, comprando cor e não somente a tinta”, detalha Garcia. DICAS DE COMO FAZER Pedro Caribé é arquiteto, especialista em projetos para varejo, vice-presiden- te do Retail Design Institu- te Brasil e já realizou para a Suvinil um trabalho de conceituação do espaço onde era fundamental a apresentação em tamanho real de paredes pintadas, formando combinações de tons mais vivos com tons mais neutros, e trabalhan- do com a cor do forro e usando um sistema de ilu- minação que permitia de- monstrar o efeito de uma mesma cor sob diversos ti- pos de luz. O resultado foi usado em pontos de ven- da, incorporado aos corners Su- vinil em home centers e usado até hoje também nos catálogos. Quando o assunto é decoração em loja de tintas, o profissional comenta ser fundamental para o consumidor ter contato com a cor aplicada, em escala real, aplicada conforme projeto de um bom arquiteto, para ter uma verdadeira noção do resultado possível e dar dicas de como conseguir este resultado. “O primeiro passo é contratar um profissional competente para desenvolver o projeto; o segun- do passo é planejar uma sazo- nalidade para mudar o cenário, e uma dica é se abrir a compor o cenário com elementos de de- coração que tornem o espaço convidativo, dentro de um con- ceito definido. É importante ter natureza, objetos reais, madeira, talvez pedra, para contar uma história, e inspirar”, ensina o arquiteto. CORES NO PONTO DE VENDA

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