Show do Pintor Profissional - Edição 200

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2019 20 SISTEMAS TINTOMÉTRICOS IMOBILIÁRIOS Não tem lojista contente com estoque cheio, mas quando o estoque está vazio, as chances de o cliente sair do estabelecimento sem comprar a tinta são altas. Para não ter o problema de manter grande estoque e ter as tintas disponíveis, o sistema tintométrico é essencial. Além da grande oferta de cores, são vantagens a considerar: melhor gerenciamento do estoque, ganho de espaço físico e maior capital de giro. Mesmo com os benefícios, muitos lojistas ainda não trabalham com equipamento nos estabelecimentos. Normalmente, após a implantação do sis- tema tintométrico, as vendas aumentam significativamente, pois há redução de estoque, por trabalhar menos com tintas prontas, fugindo da guerra dos preços. Nos mercados desenvolvi- dos, a porcentagem de venda por meio do sistema tintométrico é muito alta, superior a 80% na Europa e a 90% nos Estados Unidos. Quase não se vende cor pronta, tudo o que é colorido é feito por meio das máquinas. Já quase não existem lojas sem sistema tintométrico, o que é bem diferente do mercado brasileiro, onde a venda de tinta pronta é ainda em volume relevan- te, existindo muitas lojas que vendem tintas sem a utilização do sistema. Fabiana Cristóvão, analista de marketing da Alessi, enxerga que no Mercosul os hábitos são semelhantes. O Brasil ainda se destaca na comercialização do sistema tintométrico, represen- tando um percentual de 10% a 20% em relação à venda de tintas de cores prontas. “Já na Amé- rica do Norte esta cultura muda significativamente e o maior volume de venda é para as tintas de sistema tintométrico.” Patricia Haither, especialista em atendimento VIP da Futura Tintas, observa que o diferencial que na Argentina é diferente. “No país, é comum a utilização dos displays de cores, onde o cliente pode levar algumas amostras, tira de cor, e decidir a compra em casa com seus familiares. Sem pressa.” TESTE PARA IMPULSIONAR COR Pesquisas feitas com institutos diversos mostram que um dos principais problemas no momento da escolha da cor pelos clientes é o de saber se o tom escolhido ficará exatamente igual quando aplicado na parede de suas casas ou estabelecimentos comerciais. Alguns fabricantes de tintas comercializam uma pequena quantidade de tinta, ajudando os consumidores, pintores e arqui- tetos a terem certeza de como a cor realmente ficará na parede, evitando possíveis desaponta- mentos e retrabalhos futuros. Mesmo com a facilidade que o produto disponibiliza, alguns lojis- tas não atuam com o teste de cor, no receio de o cliente adquirir o teste com ele e, no momento da compra da tinta, optar por outro estabelecimento. Para Tamara Lacivita de Góes, gerente de produtos paredes e tetos da Coral da Coral, este receio é infundado. “Estudos mostram que, comparado às lojas que não têm a ferramenta, o Teste Fácil Coral faz com que as vendas do sis- tema tintométrico da marca cresçam em duplo dígito, rentabilizando os negócios dos clientes, sendo que geralmente essa compra é feita no mesmo estabelecimento, e isso tem sido muitas vezes estimulado por ações de desconto do valor do próprio Teste Fácil no preço final da tinta.” COR E LUCRO SISTEMA TINTOMÉTRICO REDUZ ESTOQUE E AUMENTA O TICKET MÉDIO Rafael Boin, gerente de marketing de produtos da Suvinil, também acredita que o teste de cor ajuda o consumidor a ter mais segurança na hora da compra e, com isso, poder voltar ao mesmo estabelecimento para finalizar o processo de compra. “A Suvinil dispo- nibiliza ao consumidor o Teste Sua Cor na versão tinta, commais de 1.200 cores, e também um recente lança- mento, que é o Teste Sua Cor na versão adesivo, em 54 cores, no tamanho único de 25cm x 25cm. Mais uma conveniência para facilitar a escolha da cor.” SEGUNDO E TERCEIRO EQUIPAMENTO Ter mais de um equipamento aumenta a possibilida- de de venda. O lojista pode atender à necessidade do cliente, seja por meio de preço mais competitivo, seja pela marca solicitada, com produtos de alta qualidade e performance. Eric Françozi, responsável por novos projetos na Dacar, enxerga ser importante disponibili- zar opções de marcas e custos de aquisição diferentes ao consumidor final, ou seja, mesmo o consumidor tendo um orçamento menor do que o esperado, a ven- da é realizada. “Um caso que me chamou muita aten- ção foi a percepção positiva que os clientes tiveram da loja ao ver o sistema tintométrico Servcor 3B/Dacar, presente dentro da mesma. Esta novidade e a tecnolo- gia ajudaram a criar maior percepção de valor à loja e produto. Com isto, vieram as vendas em produtos de maior valor agregado e ticket maior”, conta Françozi. AJUDA DO LOJISTA Para que o consumidor final conheça as qualidades do sistema tintométrico, não basta o lojista somente adquirir a máquina, é preciso divulgar os diferenciais. Seguindo esta linha de raciocínio, Argemiro Sanches, gerente de trade marketing da Tintas Eucatex, conta ser fundamental o apoio e incentivo do lojista. “É muito im- portante que ele tenha foco, assim como sua equipe de vendas. Após mais de 28 anos de lançamento do siste- ma no Brasil, ainda vendemos muito pouco dentro dele. O que falta é atitude do varejo em fazer do sistema uma ferramenta de venda. A Eucatex disponibiliza ambiente, leques, treinamentos, entre outras ferramentas, mas precisamos que o lojista tenha foco no sistema”.

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