Show do Pintor Profissional - Edição 200

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2019 24 COMPLEMENTOS PARA PINTURA AUTOMOTIVA A durabilidade e a qualidade do resultado final do processo de repintura dependem da perfeita preparação da superfície que receberá o acabamento final. É uma etapa muito importante no processo de repintura, portanto, o uso de produtos com baixa qualidade nesta etapa pode comprometer a qualidade do acabamento, e a tinta não é a única responsável pelo bom resultado do reparo automotivo. Igualmente importantes são os comple- mentos, além da execução do serviço, realizado observando as orientações do fabricante. Perda de brilho, falta de aderência e resultado final ruim são consequências de complementos de má qualidade e origem duvidosa. Já a utilização de complementos automotivos de alta tecnologia leva praticidade e reduz o tempo da aplicação, aumentando a produtividade do aplicador e garantindo um serviço bem feito. Levando em consideração estes pontos, Sandro Lemos, gerente de segmento de mercado da AkzoNobel, pontua al- guns dos principais erros: “Na preparação do material, na massa poliéster, o excesso de endurecedor pode causar sangramento. Na aplicação, o excesso de camada pode prejudicar a secagem. No lixamento, se não for respeitado o tempo de secagem dos materiais ou a sequência correta do uso de lixas, pode ocasionar marcas de lixa no acabamento e comprometer o trabalho”. PODER DOS COMPLEMENTOS ETAPA GARANTE A PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DA CHAPA E A ADERÊNCIA DOS PRODUTOS QUE SERÃO APLICADOS PREPARAÇÃO A durabilidade e a qualidade do resultado final do processo de repintura de- pendem da perfeita preparação da superfície. Esta etapa garante a proteção anticorrosiva da chapa e a aderência dos produtos que serão aplicados na etapa final de acabamentos. “Para garantir maior durabilidade e a excelên- cia no acabamento, recomendamos o uso da linha de Primer Poliuretano da Sherwin-Williams, desenvolvida especialmente para receber os acaba- mentos automotivos da Sherwin-Williams. Os novos primers P41, P51 e P81 são indicados para preparação de superfícies metálicas, plásticas e fibra de vidro”, explica Renato de Souza Freitas, coordenador de comunicação da Sherwin-Williams Automotive Finishes. Vanessa Rossi, responsável pelo marketing da Skylack, explica que, quan- do o assunto é complementos voltados à preparação de superfície, como massas e primers, a catálise e a aplicação realizadas de forma equivocada podem danificar toda a estrutura da pintura, resultando em problemas na secagem, falta de brilho e até mesmo na redução da durabilidade do traba- lho. Já com relação ao verniz, para que ele apresente todas as suas caracte- rísticas na aplicação, o pintor precisa tomar alguns cuidados: é necessário seguir rigorosamente as instruções de uso da Skylack. “Usar o medidor cor- reto (régua, becker, balança), obedecer o intervalo entres demãos e utilizar produtos corretos para polimento. Além disso, no momento da aplicação, deve-se desengraxar bem o local a ser reparado e seus arredores antes de lixar e pintar; levar em conta o tempo de secagem em relação à temperatura ambiente e à espessura da camada de tinta; utilizar sequência de lixa ade- quadamente; selecionar diluente de acordo com a temperatura ambiente e tamanho do reparo; utilizar régua ou balança para fazer a mistura correta; aplicar número de demãos conforme especificado na ficha técnica; checar condições e controle de cabine de pintura, tais como: temperatura e tempo de secagem correto; controlar os filtros e instrumentos com regularidade, e seguir plano de manutenção preventiva e utilizar produtos corretos para polimento, além de iniciar o trabalho no tempo correto”, explica Vanessa. LIMPEZA O primordial para qualquer repintura é a limpeza. Qualquer contaminação, por menor que seja, pode estragar um trabalho bem feito e planejado. Para isso é necessário lavar o veículo com shampoo neutro para remover conta- minantes como barro, poeira, entre outros. Depois de limpo e seco, deve-se aplicar o Líquido de Mascaramento nas peças que não serão trabalhadas, para proteção contra o empoeiramento. “Com o auxílio de panos apropriados, deve-se utilizar a Solução Desoleante para eliminar da peça a ser repintada toda a poeira, resíduos de sujeira mais pesadas, como manchas de graxa e respingos de piche de asfalto, além da contaminação de ceras e outros produtos com silicone”, explica Freitas, da Sherwin-Williams Automotive Finishes. O uso de um desengraxante de boa qualidade, além do processo correto de aplicação, é fundamental. A limpeza, se realizada de forma incorreta, pode ocasionar vários problemas, entre os mais comuns, desplacamento e cra- teras. Cuidados com a limpeza do ambiente, das ferramentas e do próprio profissional que vai realizar o serviço são fundamentais para que nenhum tipo de impureza migre para a peça a ser reparada. Além disso, o uso da solução desengraxante no processo de reparação é muito importante para que, caso aconteça, se elimine qualquer impureza da peça antes da aplica- ção do complemento.

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