Show do Pintor Profissional - Edição 201

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 2019 22 REDUÇÃO DE CUSTOS VAREJISTAS, OTIMIZEM OS RECURSOS COM OS NÚMEROS EXATOS, É POSSÍVEL ANALISAR COM CLAREZA ONDE ESTÃO OS MAIORES GASTOS E VER A POSSIBILIDADE DE SUA REDUÇÃO, CRIANDO ESTRATÉGIAS ASSERTIVAS Concorrência acirrada, baixa margem de lucro e altos impostos: a maioria das lojas de tintas está sendo impactada por este cenário. Manter-se com- petitivo para atingir crescimento está sendo desafiador, exigindo disciplina, estudo e grande contabilidade das despesas, fazendo contas de todos os gastos, independentemente do tamanho. Por esse motivo, é cada vez mais frequente escutarmos o termo “redução de custos”, que entrou de vez no vocabulário dos lojistas. O primeiro passo para reduzir os gastos extras é ter total controle de caixa. Quando o trabalho não é realizado de maneira minuciosa, não é possível sa- ber a capacidadede lucrodo seunegócio. Alémdomais, épormeiodesse con- trole de caixa que a gestão financeira da empresa conseguirá se estabelecer. É dele que irão surgir as estratégias de reduzir os custos; mas como ser feito de maneira efetiva sem conhecer, em detalhes, a situação atual da sua em- presa? É importante que todas as despesas sejam anotadas, desde a compra do material de escritório até gastos com o correio. Com os números exatos, é possível analisar com clareza onde estão os maiores gastos e ver a possibi- lidade de sua redução, criando estratégias assertivas. No início, a soma dos valores pode parecer irrelevante, mas o resultado final costuma surpreender. Para alcançar a redução de custos de maneira efetiva e não esporádica, os colaboradores precisam estar engajados, ter envolvimento dentro do time. Conte para os colaboradores a sua estratégia, explique a importância deles nos projetos, solicite opiniões e, conforme atinja os resultados, apresente as métricas. Mostre o quanto aquela redução de custos e melhoria de pro- cessos é importante para a empresa e por que ela deve ser levada a sério. TRÊS DICAS SIMPLES QUE AUXILIAM NA REDUÇÃO DOS GASTOS ENERGIA ELÉTRICA As contas de luz dos consumidores de todo o país poderão ter um aumento médio de 2,42% em 2020, segundo consulta pública aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o orçamento previsto para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos subsídios pagos pelos consumidores. A Aneel aprovou orçamento de R$ 22,45 bilhões para a CDE em 2020, valor 11% mais alto do que o deste ano, de R$ 20,2 bilhões. Se a conta de luz pode subir, o uso indiscriminado da energia elétrica é um grande vilão nas despesas da maioria das empresas, mas há maneiras de ter redução no consumo. O estabelecimento que não utiliza lâmpada de LED tem gastos maiores também, o LED pode gerar economia de 50% a 70% emenergia na conta de luz, comparado com as lâmpadas frias tradicionais, e dura até 50 mil horas acesa, ou seja, 6 vezes mais do que as lâmpadas convencionais. Outra dica para reduzir os gastos é sempre deixar as lâmpadas de cor- redores e salas vazias apagadas. Desligue lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e durante a noite. Não deixe os equipamentos em stand by, pois conti- nuam a consumir energia. O ar-condicionado é um grande gerador de energia. Tente manter as janelas abertas pela manhã, quando a temperatura estiver mais amena. RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS A situação financeira está difícil para vários setores, inclusive para os fornecedores de serviços de telefonia, internet, material de escritório, entre outros. Eles também não podem perder clientes e estão dispos- tos a reduzir o valor do contrato para não perdê-los. Por telefone mes- mo é possível renegociar vários contratos. No caso de empresa de te- lefonia e internet, geralmente, os melhores descontos são fornecidos pelo setor de cancelamento. Mas olhar novas fornecedoras também é uma boa alternativa de redução de valores. PERMUTA Conhecida como permuta corporativa, essa troca de habilidades, pro- dutos ou serviços entre duas empresas oferece benefício financei- ro para as duas instituições. Uma loja de tintas, por exemplo, pode vender tinta por preço de custo ou até mesmo oferecer o serviço de pintura para a empresa que faz a sua contabilidade e em troca obter desconto. A permuta com a tinta é vantajosa porque toda instituição precisa de algum tipo de pintura. Se você tem algo de que uma pessoa ou empresa precisa, e essa pessoa ou empresa tem alguma coisa de que você necessita, experimente oferecer uma permuta que seja um bom negócio para ambos. Existem até plataformas online que conectam em- presários interessados nesse tipo de negociação. No site da empresa Permute, é possível você fazer negócios com mais de 700 empresas, adquirindo produtos e serviços em permuta. A rede Tradaq trabalha de maneira parecida: o interessado adquire produtos e serviços de outros associados, utilizando como forma de pagamento a permuta.

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