Show do Pintor Profissional - Edição 202

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 2019 14 MONTANA QUÍMICA APOSTA EM ENGAJAMENTO DE FUNCIONÁRIOS PARA REFORÇAR RESPONSABILIDADE SOCIAL Conscientizar para engajar. Engajar para ajudar. Essa é uma das principais estratégias que a Montana Química vem utilizando para melhorar sua política de responsa- bilidade social corporativa. O processo ganhou fôlego a partir de 2018, com a instituição de sua nova cultura organizacional, com o incentivo ao trabalho voluntário e com a ampliação do auxílio a instituições sociais sem fins lucrativos, sejam da comunidade local, sejam reco- nhecidas nacionalmente. De acordo com Débora Dovighi, coordenadora do Co- mitê de Responsabilidade Social da Montana, trabalhar a responsabi- lidade social corporativa demanda alto grau de comprometimento dos gestores e dos envolvidos, uma vez que envolve todos os departamen- tos de uma empresa e tem impacto até no consumidor final.“A empre- sa tem um grupo multiprofissional para o desenvolvimento de iniciati- vas sociais há 14 anos, mas foi em 2014 que criamos o Comitê de Res- ponsabilidade Social, uma equipe de colaboradores vo- luntários que discutem e definem campanhas e ações sobre o tema”, afirma a coordenadora do comitê.No ano passado, a empresa definiu sua nova cultura orga- nizacional, escolhendo como missão “preservar para o futuro”. Esse conceito, explica Débora, ajudou a alavan- car o trabalho no comitê. “Nosso objetivo é deslocar a responsabilidade social cada vez mais para o centro de nosso modelo de negócios, desenvolvendo atividades e incentivando o voluntariado, para promover interação entre empresa, sociedade e meio ambiente.” Anualmente o comitê discute e planeja ações que en- volvam os pilares da Responsabilidade Social - ações de voluntariado, campanhas de doações (do Agasalho, do Alimento, dos Brinquedos e de Natal), visitas a entida- COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL GANHA FORÇA COM MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA des para doações e contato com assistidos (muitas delas, como asilos e casas de acolhimento de crianças e adolescentes, que ficam na região da sede da empresa, no Socorro - zona sul de São Paulo) área periférica e ca- rente da capital, anualmente) e aporte por meio de leis de incentivo. Este ano, um dos principais focos desse trabalho, será o engajamento dos funcionários, para que o auxílio ultrapasse o pontual (fazer doações, por exemplo) e transforme-se em habitual (participar de visitas externas, por exemplo). Para isso, a empresa prevê ampliação de palestras e ações motivacionais voltadas aos colaboradores, além da intensificação do programa de voluntariado.“No ano passado, tivemos a visita de duas pessoas com deficiência visual, que deram palestra sobre suas vidas, as situações já vividas, dificuldades, superações e como se tornaram campeões Paulista junto ao time de futebol adaptado. Queremos, também, ampliar essas ações para conscientizar e engajar”, diz Débora. Leis de incentivo A Montana também reverte parte do Imposto de Renda, no aporte através das Leis de Incen- tivo, para instituições diversas. “São instituições com longos anos de parceria com a empresa e/ou que reconhecidamente fazem trabalho sério, idôneo e documentado”, explica Débora. “Nosso objetivo com todo esse trabalho é compreender que somos mais do que colaborado- res da Montana, somos seres humanos de um mundo ainda cheio de desigualdades. Ao en- tender e praticar a responsabilidade social dentro da empresa, temos mais ferramentas para fazer o mesmo lá fora”, afirma Débora. “E tudo isso vem com uma recompensa inestimável: ajudar os outros também transforma a nossa vida.”

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