Show do Pintor Profissional - Edição 202

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 2019 20 VAREJO ATENDIMENTO DIFERENCIADO VENDE MAIS PESQUISA COMPROVA QUE INSATISFAÇÃO DO CLIENTE GERA PREJUÍZOS AO VAREJO Globalmente, o varejo desperdiça aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano em razão de experiências ruins de compra. Por outro lado, ganhos decorrentes de experi- ências positivas chegam a US$ 1 trilhão. Os dados são do levantamento Retail Reimagined, feito pela plataforma de pagamentos  Adyen, com o objetivo de entender me- lhor os hábitos de compra de consumidores de 12 países, incluindo o Brasil. Com o varejo de tintas não é diferente, e muito pode ser feito quando o assunto é atendimento no ponto de venda. Caso o balconista ou vendedor consiga proporcionar um atendimento superior, ultrapassando o esperado e ofere- cendo realmente uma solução, certamente o cliente retor- nará e indicará a loja a amigos e parentes. Além disso, um trabalho de marketing se mostra ponto fundamental para fidelizar e atrair novos clientes. Para Reinaldo Pedro Correa, proprietário da Correa Tintas e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), o balconista tem grande importância em todo o processo da escolha da tinta, que sem ajuda especializada, pode ser algo trabalhoso. “O balconista precisa ter conhecimento técnico e elaborar um questionário prévio para não correr o perigo de oferecer uma experiência negativa ao consumidor. A pintura de qual- quer superfície pode ser muito fácil, mas depende da preparação. Por outro lado, muitos profissionais ficam preocupados em fazer muitas perguntas e intimidar o consumidor, ou explicitar que o processo de pintura possa ser mais difícil ou custoso do que o imaginado, prejudicando a venda. Por essa razão, o melhor é de maneira natural tentar desvendar to- dos os detalhes do trabalho: qual o tipo de superfície (alvenaria, madeira, ferro etc.); am- biente externo ou interno; necessidade de preparação da superfície (aplicação de massa corrida, fundo ou selador, limpeza, lixamento etc.); características do ambiente (sujeito a temperaturas elevadas, umidade, cômodo utilizado por crianças etc.); itens complemen- tares (trinchas, pincéis, rolos etc.)”, aconselha Correa. Para Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, o princípio básico para um bom atendimento na loja de tintas é escutar o cliente. “Quem compra tinta tem uma expectativa: nascimento do bebê, renovar a casa, fazer um home office, Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco

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