Show do Pintor Profissional - Edição 202

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 2019 9 pigmentação; pontinhos que o mármore tem; névoa, como um sombreado; aprofundamento e os veios aparentes. Foi então que criei técnicas para ensinar cada um dos efeitos: é a marmori- zação realista”. APERFEIÇOANDO A TÉCNICA Como o serviço de efeitos tem um valor diferen- ciado, o cliente espera um trabalho impecável, sem erros, e para atingir esta perfeição, treino é fundamental. Quando o pintor finalizar o curso de pintura de efeitos, é indicado que ele treine na parede de sua casa e de familiares antes de começar a cobrar pelo serviço. Aguinaldo (foto ao lado ) aconse- lha também treinar em pequenas placas. “Além de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, quando for na casa do cliente, terá amostras do seu trabalho.” Ferreira acatou o conselho do professor, aprovei- tou os testes e já deixou alguns para mostruá- rios. “Postar fotos é legal, mas com o mostruário, o cliente consegue sentir a textura do efeito, ver detalhes do trabalho que a imagem não conse- gue retratar com fidelidade”, conta o pintor. Durante o curso, Melo auxilia os alunos a di- vulgar o efeito, e dá uma dica: “Vá em lojas de tintas, peça para fazer pequena parede com efeito e deixe alguns cartões seus no estabe- lecimento. Você pode fazer o mesmo em salão de cabelereiro e qualquer estabelecimento que receba muitas pessoas diariamente. No come- ço, vai ajudar o pintor a divulgar o seu trabalho. Enquanto estiver realizando o trabalho, poste fotos no Instagram.” EFEITO GEOMÉTRICO Além dos efeitos já citados, que aparentam ou- tros materiais, é possível criar simulações que influenciam na percepção do espaço, como am- plitude, estreitamento, profundidade e estabili- dade ou decoração o espaço de maneira criativa. A parede também não precisa ser monocromáti- ca, pode ter mais de uma cor ou ganhar desenhos simples de se fazer, mas que mudam totalmente o ambiente, tornando a superfície exclusiva, o que valoriza o trabalho do pintor. Um exemplo é o efeito geométrico. ADQUIRINDO NOVOS PARCEIROS Arquitetos e designers de interiores são profis- sionais que procuram com frequência pintores capacitados em efeitos. Mas o pintor que decidir fazer parceria com eles precisa ter atenção à en- trega dentro do prazo. O arquiteto trabalha com vários profissionais ao mesmo tempo, mais a expectativa do cliente. Se o pintor ou outro pro- fissional atrasa a entrega, vários prestadores de serviços seguintes terão os prazos prejudicados. PÚBLICO PARA OS EFEITOS Os efeitos podem ser usados em diferentes am- bientes, desde um quarto infantil até ambiente comercial, e agrada a diferentes níveis sociais também. O pintor Ferreira conta que já traba- lhou para milionários e também já criou vários efeitos para o público de menor poder aquisi- tivo. “Percebo que todos gostam e fazem este tipo de serviço em casa. O cliente com poder financeiro menor opta por uma parede peque- na e, às vezes, utiliza produtos mais populares, mas os dois gostam do resultado e pedem este tipo de serviço”. Quando o feito é o marmorização realista, Melo nota que o público que mais tem interesse é a classe A, e conta já ter visto a pedra de mármore sendo vendida por R$ 1 mil o metro quadrado. “Quem conhece pedra de mármore sabe o seu valor, e ter a oportunidade de simulá-la na pare- de deixa o ambiente muito luxuoso e elegante. O profissional capacitado em fazer este efeito é di- ferenciado e ganha mais por essa diferenciação.” Efeito Nero Marquinha Efeito Velvet Coral Aguinaldo fazendo efeito geométrico

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=