Show do Pintor Profissional - Edição 203

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2020 10 MARKETING Comprar tinta não é uma tarefa simples. É preciso decidir a cor, categoria, analisar superfície, entre outros itens. Como a repintura é feita em aproxi- madamente 4 ou 5 anos, a compra do produto não é frequente e auxiliar o consumidor facilita o processo de compra. Diversos fabricantes de tintas sabem destes pontos e investem para criar ferramentas de auxílio ao con- sumidor - e um local que precisa de grande explicação é a loja de tinta, o ponto de venda. Mayra Almeida Sousa, analista júnior POS Material da AkzoNobel, acredita que, todas as vezes em que o consumidor sai com esse intuito de comprar tinta, ocorre uma nova experiência de compra. “Em cada ocasião, eles pre- cisam reaprender tudo. Outro complicador é a grande oferta de produtos na loja. É preciso dar ao comprador o nível correto de sortimento. Se há mui- tas opções, ele pode não saber o que escolher. As possibilidades de cores também dificultam o processo de compra. Comprar tinta gera envolvimen- to funcional. Descobrir o produto certo para aquele trabalho específico - e emocional -, conseguir o efeito desejado ou sonhado. Essa montanha russa de emoções, muitas vezes, acaba adiando a compra do produto.” A comunicação também é estratégica no ponto de venda, por isso, apostam em campanhas e materiais que ajudam o consumidor a escolher a cor e PINTURA SIMPLIFICADA FABRICANTES DE TINTAS INVESTEM EM MATERIAL NOS PONTOS DE VENDA E FACILITAM O PROCESSO DE COMPRA DE TINTA o produto. As peças dos PDVs vão desde a cartela de cores, passando por cartazes, até os itens de gôndola. São produzidos, por exemplo, materiais sobre a Cor do Ano e outras de destaque, de acordo com o Colour Futures, o estudo internacional de tendências de cores da AkzoNobel. Juliana Martins Furtado, gerente de trade marketing da Suvinil, conta que a técnica usada pela empresa é disponibilizar os materiais estratégicos e seg- mentados por enxovais, para orientar qual o produto ideal, de acordo com a superfície a ser pintada. “Escolha de cores sólidas, combinações e também, materiais para destacar a marca ou um produto específico no ponto de ven- da. Alguns exemplos, como folhetos, catálogo, leque de cor, display com combinação de cores, stopper, cubo, fazem parte deste enxoval.” TAMANHOS E PADRÕES Lojas multimarcas, geralmente, não recebem os mesmos materiais que vão para os home centers, por questões de tamanho dos materiais, dimensões das lojas e linha de produtos trabalhada em cada canal. Rafael Tieri, coor- denador de trade marketing da Sherwin-Williams, conta que, de qualquer forma, conseguem oferecer uma solução completa de ponto de venda, in- dependentemente do tipo de loja em que estão trabalhando.

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