Show do Pintor Profissional - Edição 203

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2020 26 GESTÃO FERIADO PROLONGADO COM LUCROS NO VAREJO ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA QUEM DESEJA ALAVANCAR AS VENDAS, PARA GARANTIR A LUCRATIVIDADE DOS NEGÓCIOS NESTE ANO Os feriados nacionais terão impacto de 11,8 bilhões de reais no varejo nacional, em 2020, segundo levantamento realizado pela Fecomer- cio SP. No total serão seis feriados prolongados que cairão em sextas ou segundas-feiras, dentre os nove nacionais. De acordo com a entidade, a perda será 53% maior do que a estimativa reali- zada em 2019 de R$ 7,6 bilhões. Para Alberto Júnior, especialista em vendas, mes- mo com o número de feriados, é possível não fi- car no prejuízo, mas o lojista não deve esperar os feriados, e sim promover vendas agregadas em produtos nas prévias dos feriados, para que des- ta forma possa suprir uma possível perda eco- nômica. Outra forma é fazer com que este perfil possa buscar de forma ativa os clientes, como se você fosse previamente andar pelas ruas e saber quem está em construção, como convênios com pequenas construtoras e fazer uma alinhamen- to de acordo com as compras futuras, sem per- der no médio prazo e sim recuperar a possível relação. “Sempre é possível lucrar. O diferencial serão as ações e as estratégias que se levam em conta, a começar o planejamento adequado aos feriados do ano. Quando isto é deixado para a última hora, se torna uma dor de cabeça para as empresas. Os feriados não são o problema, mas sim as prévias e as avaliações de quanto e per- fil de cliente que não é comprador nesta época. Uma dica é fazer um plano estruturado para alo- cação de atividades para serem desempenhadas nestas épocas, evitando perdas. Os empresários e gestores devem ficar atentos ao processo de vendas, para garantir a lucratividade de seus ne- gócios, mesmo diante da sazonalidade. “Alguns feriados como Carnaval e Corpus Christi contam como pontos facultativos e demandam ainda mais dias de folga, afetando inclusive o funcio- namento do serviço público. O ano também terá os feriados municipais e estaduais e isso acaba impactando a produtividade do comércio”, co- menta Júnior. De acordo com o especialista, que em sua traje- tória de empreendedorismo foi responsável por treinar 700 vendedores em seu time de trabalho e mais de 15 mil pessoas no campo de vendas, algumas estratégias podem ajudar a garantir a lucratividade das empresas nesse período. “O empreendedor e os vendedores precisam ter um desempenho maior nesses períodos, com foco, métricas semanais e balizadores da sua estra- tégia, com base no seu negócio. Isso aumenta a geração da receita para a empresa. Estabele- cer uma meta de vendas que deve ser realizada semanalmente, ajuda na precificação do seu produto e na geração de valor”, comenta o es- pecialista. Para quem atua com vendas diretas, mensurar a taxa de conversão de atendimento é um fator chave para aumentar as vendas. “O vendedor precisa saber quantos atendimentos deverão ser feitos durante a semana e quais são os melhores dias para vendas, conforme o perfil de cada cliente, pois quanto maior a sua performance, maior será o seu engajamento”, explica Júnior. Para a geração de resultados de vendas é preci- so planejar o resultado que você deseja obter. “Uma dica é estabelecer um valor de fatura- mento, a partir disso serão realizadas as estra- tégias que o ajudarão a alcançar os resultados. O cliente também precisa saber quem é a sua empresa, o que ela faz e porque ele precisa uti- lizar os seus produtos ou serviços”, comenta o especialista. “O investimento em publicidade e redes sociais também é uma boa opção e ações de marketing criativas ajudam a atrair mais clientes”, explica. Alberto Júnior, especialista em vendas

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