Show do Pintor Profissional - Edição 204

SHOW DO PINTOR • MARÇO 2020 26 VAREJO Usar o WhatsApp de maneira comercial tornou-se tão importante quanto os perfis e páginas nas redes sociais. O número do telefone pode ser inclu- so nos cartões de visitas, e-mail e todo o seu material de divulgação. Para Tânia Lins, especialista em comunicação empresarial e institucional (foto) , o acesso praticamente instantâneo é um dos fatores determinantes para a utilização do WhatsApp para potencializar as vendas de uma empresa, independentemente do setor. “Enquanto, no e-mail marketing, nas ligações e nas redes sociais - como Instagram e Facebook - a comunicação pode ser mais morosa, no aplicativo o consumidor escolhe a hora em que quer se co- municar e, na maioria dos casos, tem uma resposta mais rápida e assertiva, já que os recursos disponibilizados pelo aplicativo, como envio de fotos e arquivos, tornam a solicitação mais descomplicada. O aplicativo também é uma ótima ferramenta para fazer o follow-up de vendas, uma vez que per- mite uma troca de mensagens mais eficiente e dinâmica”. NÃO SEJA O CHATO Fato: ninguém gosta de receber várias propagandas de loja no celular, ao menos que o conteúdo seja relevante. Quando o volume de mensagem é grande e as mensagens irrelevantes, o bloqueio é certo. Para evitar isso, é importante planejar e pensar quantas mensagens serão enviadas aos clien- tes, semanal ou mensalmente, além do conteúdo. Mensagens interessan- tes são em datas comemorativas: dia do pintor, dia do cliente, Natal e Ano Novo. Descontos são assuntos relevantes, assim como eventos. A frequência das mensagens também é um fator determinante para o lojista não se tornar chato. Essa é uma questão delicada, que exige sensibilida- de da empresa, para não cruzar a fronteira tênue entre estar presente e WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE VENDAS APLICATIVO PODE AJUDAR NAS VENDAS, MAS O SEU USO PRECISA DE CUIDADOS PARA O CLIENTE NÃO BLOQUEAR O ESTABELECIMENTO se tornar inconvenien- te. “Por exemplo, se for um supermercado, com promoções regulares, esse envio pode ocor- rer semanalmente. O importante é manter o cliente sempre atualiza- do, sem que para isso ele se sinta desconfortá- vel e opte por bloquear o recebimento das men- sagens. Ouço muitas queixas de pessoas que recebem mensagens às 3 horas da manhã! Algo inadmissível, haja vista que há poucos anos a hora máxima de se ligar para alguém era até as 22 horas - e se fosse ur- gente. O erro de muitas empresas é acreditar que o cliente está disponível a qualquer hora. Além disso, é importante que a corporação envie apenas mensagens somente para clientes cadastrados e que estejam cientes de que receberão informativos por esse canal”, aconselha Tânia. WHATSAAPP BUSINESS Para pequenas e médias empresas, o WhatsApp disponibiliza a versão Busi- ness, com ferramentas extras para ajudar a vida dos empreendedores. Ape- sar do caráter informal que o aplicativo pode imprimir, é necessário tratá-lo com seriedade para alcançar bons resultados de venda e fortalecimento da marca, e o aplicativo Business é uma alternativa. Outra ferramenta interes- sante é a possibilidade de gerar relatórios e saber quantas mensagens foram entregues e quantas pessoas abriram cada mensagem. O recurso é indicado para verificar se uma ação de vendas atingiu o resultado com a ajuda do WhatsApp. CALENDÁRIO DE MENSAGENS Todas as estratégias de marketing utilizadas em uma empresa devem ser planejadas, independentemente do canal utilizado. Atualmente, há empre- sas no mercado que podem auxiliar sua corporação a alavancar as vendas pelo WhatsApp, imprimindo um caráter mais profissional, pois apesar de ser uma ferramenta de simples utilização, exige critérios para um bom uso, além da necessidade de ter os resultados mensurados corretamente, para que esses números sejam utilizados a seu favor. Para Tânia, o calendário de mensagens deve levar em conta o perfil do clien- te e, mais uma vez, ter esse conhecimento fará toda a diferença para al- cançar seus objetivos. Além disso, ele depende muito do produto oferecido pela empresa e alguns fatores relevantes devem ser considerados, como periodicidade das promoções, lançamentos e a capacidade do cliente para absorver essas informações sem se sentir invadido e sufocado pelo que ele pode considerar uma avalanche de informações descartáveis.

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