Show do Pintor Profissional - Edição 204

SHOW DO PINTOR • MARÇO 2020 7 venda. Desenvolveu treinamentos para diversos públicos. Para o consumidor final que está na loja, os vendedores explicam, por exemplo, as diferenças entre os produtos econô- micos, standard e premium. Para o pintor, a empresa oferece mensalmente visita à fábrica, mostrando as características dos produtos, mas focando em agregar valor ao serviço do profissional de pintura. Uma parte do curso, de grande interação entre os pintores, são as aplicações dos efeitos: cimento queimado, marmorizado e perolado. “Queremos agregar valor para o profissional de pintura. Após aprender como fazer a pintura de efeito, eles podem cobrar um valor diferente pelo serviço realizado. O preço do metro quadrado da pintura de efeito é diferente da uma superfície convencional. Ele vai aprender na prática as técnicas de aplicação de cada produto. Vemos que muitos ficam apreensivos no início, têm a impressão de que a aplicação é complexa, mas no decorrer da apresentação, com- provam que a aplicação é simples e saem extremamente satisfeitos”, conta Eulalia. Monea reconhece que o pintor é o grande influenciador e especialista em tintas. “Acreditamos que o pintor consegue surpreender o cliente com o produto da Qualyvinil, que tem preço acessível, excelente acabamento, grande cobertura com preço acessível. Qual cliente não iria se lembrar de um profissional que fez um bom serviço na casa dele, com produto de qualidade e valor interessante?”, indaga Monea. ESPAÇO DO PINTOR COMO FUGIR DA GUERRA DE PREÇOS? Por: Amós Motta, pintor de São Paulo Vivemos um tempo de clara evolução na pintura: são tintas de alto desempenho, ferramentas de alto nível, máquinas de alta produção, enfim, vi- vemos uma constante evolução. Isso nos obriga a buscar as informações necessá- rias pra nos mantermos atualizados, e assim exe- cutarmos com igual desempenho nossas funções como profissionais qualificados da pintura. E aí começa a exigência no mercado, obrigando o profissional a buscar um diferencial competitivo. Se você se atualiza, tem condição de apresentar ou explicar o motivo daquele produto em deter- minada superfície; tipos de substratos, patolo- gias, entre outros. Mas isso não é suficiente se você não dispor de um atendimento adequado para cada tipo de cliente, já que cada um tem o seu perfil, e isso varia muito. Para clientes exigentes (que muitos acham chatos. Eu prefiro tratar como exigentes), quebre paradigmas, faça questão de que haja uma relação agradável desde o início, sabendo manter com muito equilíbrio essa relação de for- ma leve, ciente de que ceder, às vezes, é preciso, e deixar o cliente à vontade é fundamental. Até porque esse cliente terá o poder de produzir ou não outros clientes que possivelmente tam- bém serão tão ou mais exigentes quanto ele. Quando você causa boa impressão e executa um bom trabalho, o resultado dessa relação certa- mente será, no mínimo, satisfatório. Sabendo que cada cliente possui um perfil, eu particularmente procuro me monitorar pra que o meu desempenho profissional seja o mais exemplar possível. Isso leva você a considerar seu comportamento, independentemente de onde quer que seja o ambiente onde seu traba- lho será executado. Comportamento e conduta são elementos até cer- to ponto ignorados por muitos profissionais, não só da pintura. Isso causa um certo constrangimento em certos clientes que, consequentemente, acaba manchando sua imagem de bom profissional. Portanto, galera, não basta ter intimidade com o pincel, desempenadeira, espátula ou qualquer outra ferramenta. Não basta ter maquinário de primeira linha. Conduta, postura, comportamen- to, tem tudo a ver com aquele que se habilita e se capacita tecnicamente pra poder realizar sonhos de pessoas que abrem as portas de seus lares para um profissional que, na maioria das vezes, é desconhecido da família e de todos, mas está ali na posição certa pra fazer o trabalho certo! São vários tipos de clientes, são vários tipos de ferramentas, são equipamentos de ponta, que cada vez povoam mais os sonhos do pintor pro- fissional brasileiro em evolução. Portanto, cabe a cada um buscar o diferencial adequado pra cada cliente, cada situação, e po- liciar-se constantemente para que o cliente não venha lhe exigir algo que você, como profissio- nal, possa vir deixar a desejar. Bora colorir galera!

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