Show do Pintor Profissional - Edição 204

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2020 11 CAPACITAÇÃO SITIVESP ATUALIZA CARTILHA DE REPARO EM PEÇAS PLÁSTICAS PUBLICAÇÃO GANHA NOVA VERSÃO E SE UNE A OUTROS MATERIAIS INFORMATIVOS FOCADOS NA ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PINTORES AUTOMOTIVOS A edição 2020 da publicação foi coordenada pela Comissão de Repintura e Complementos Automotivos do sindicato, formada por especialistas das empresas associadas. Com seu amplo conhecimento do mercado e das me- lhores práticas, esses profissionais aperfeiçoaram e complementaram as informações técnicas da cartilha anterior, trazendo uma importante contri- buição para a melhoria dos processos em oficinas de reparação. “Essa car- tilha faz parte de nosso compromisso de oferecer ao mercado informações e orientações que permitam que os profissionais estejam atualizados em relação às inovações em produtos, equipamentos, ferramentas e técnicas, assim como às melhores práticas em termos de qualidade, segurança e sustentabilidade” explica Douver Martinho, presidente do Sitivesp. Esse compromisso já resultou na produção de diversos materiais, que são atualizados periodicamente e colocados à disposição dos interessados, gratuita- mente. Entre eles, destacam-se o Manual de Pintura Imobiliária e o Manual de Re- pintura Automotiva. “Entendemos que é nosso papel colaborar para a atualização e a reciclagem de conhecimentos de pro- fissionais como os pintores. Afinal, para que todo o mercado evolua, eles precisam estar preparados para um ambiente em constante mudança, no qual a tecnologia não para de avançar e o nível de exigência do consumidor é crescente”, acrescenta Martinho. A cartilha 10 Passos para o Reparo em Peças Plásticas foi apresentada ofi- cialmente no Encontro Sitivesp de Repintura e Complementos Automotivos realizado no início de março, em Campinas (SP). Agora, com muitas ativida- des econômicas interrompidas ou em ritmo reduzido, é ummomento muito bom para aprender mais com ela. A cartilha está disponível no site www.sitivesp.org.br/manuais/ IMPERMEABILIZAÇÃO INCENTIVO À IMPERMEABILIZAÇÃO MACTRA, SIKA, VEDACIT E VIAPOL ESTÃO JUNTAS PARA CONSCIENTIZAR OS CONSUMIDORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO O Brasil tem 16 milhões de moradias inade- quadas, segundo estudo da Fundação João Pinheiro (2015). Estima-se que 80% dos imóveis no país apresentam problemas rela- cionados a umidade e infiltração. Para cons- cientizar as pessoas sobre a importância da impermeabilização correta não só para o imóvel, mas para a vida da família, Mactra, Sika, Vedacit e Viapol criam o Movimento Construção Saudável. O Movimento é pioneiro. Pela primeira vez, grandes empresas do seg- mento de impermeabilização atuam em conjunto em prol da saúde dos consumidores. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da impermeabilização para a saúde. “É a primeira vez que concorrentes diretos estão trabalhando juntos por uma causa em comum no nosso segmento. Vamos promover debates, ações em eventos, lojas, home centers e demais pontos de venda para falar sobre o impacto direto na saúde das pessoas que estão constantemente em locais úmidos e em Sammuel Sesti Minutti, diretor de comunicação do Movimento Construção Saudável. contato com mofo”, afirma Sammuel Sesti Minutti, diretor de comunica- ção do Movimento Construção Saudável. Viver em ambientes com problemas de umidade e infiltração impacta dire- tamente na saúde dos moradores, aumentando os índices de doenças respi- ratórias e, consequentemente, a rotina das pessoas, com visitas frequentes a hospitais e médicos, o uso de remédios, indisposição, mal estar e até o desempenho na escola e no trabalho. No Brasil, segundo a OMS (OrganizaçãoMundial da Saúde), 30% da população possui algum tipo de alergia. O índice de rinite alérgica é um dos mais altos do mundo, com 25% de prevalência. Entre os cuidados para evitar as crises está combater o mofo e a umidade, onde os fungos se encontram. Conscientes desse impacto na vida da população e de que grande parte es- pera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas se unem no movimento para promover ações para mudar essa realidade. “A prevenção faz bem para a saúde física e financeira do consumidor, pois contribui para um ambiente saudável e tem um custo muito menor do que o reparo (impermeabilizar corretamente na construção em comparação com a reforma do imóvel em uso)”, reitera.

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