Show do Pintor Profissional - Edição 204

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2020 18 VAREJO Construção civil, alimentação fora do lar e moda são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 no país. Estudo do Sebrae mostra que, além destes, outros 10 segmentos estão entre os mais afetados e totalizam mais de 12,3 milhões de negócios, que respondem por mais de 21,5 milhões de empregos. Para atenuar a crise, o Sindicato dos Comerciários de São Pau- lo fechou acordo com sindicatos patronais, dos lojistas e do setor de materiais de construção, e com a FecomercioSP, para que as horas paradas ENFRENTANDO OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA COVID-19 PARA ESPECIALISTAS DO SETOR, O MOMENTO EXIGE CALMA E PLANEJAMENTO DO EMPREENDEDOR durante a pandemia sejam acumuladas em um banco de horas e compensadas posteriormente. Mesmo com uma rotina no varejo alterada, há alternativas para o negócio continuar em meio à crise. Para Waldir Abreu, superintendente da Associação Nacional dos Comerciantes de Mate- rial de Construção, disposição e criatividade são características essenciais. “Nesse momento é im- portante ter ideias e não ficar passivo à iniciativa do consumidor. Considerando que a ação de ven- da da loja é dimensionada para atender os clien- tes num raio de distância relativamente peque- no, que tal utilizar o telemarketing para conversar com os vizinhos? Além disso, por que não agir em parceria com os comércios que estão considera- dos como essenciais e que ficarão abertos? Os supermercados, os postos de gasolina, farmácias e drogarias estarão atendendo pessoas que pode- rão ser impactadas com alguma ação de venda de produtos especiais, como tintas antibacterianas, produtos que evitam umidade, tintas acrílicas es- peciais para evitar mofo e outras contaminações nas estruturas de forro e áreas úmidas, como co- zinhas e banheiros”, aconselha Abreu. Este pode ser ummomento para colocar as coisas em ordem, como uma boa atualização no inven- tário do estoque disponível ou ainda um período para avaliar os custos que podem ser cortados neste momento. Julia Ximenes, assessora econô- mica da FecomercioSP, também indica organizar a carteira de clientes que cada estabelecimento possui. “Tente estreitar laços com estes consu- midores e, na melhor das hipóteses, converter algum contato em venda futura”. ATENDIMENTO DIFERENCIADO A palavra e atitude que fazem a diferença é re- lacionamento, isto é, com os fornecedores, co- laboradores e clientes. Ser uma loja de médio ou pequeno porte bem relacionada com os seus clientes, funcionários e fornecedores, com as pessoas que impactam os resultados de seu ne- gócio, é fundamental. Nesse caso específico, o contato humano é primordial e é uma caracte- rística especial de médios e pequenos empreen- dedores. As atitudes devem ser sempre proati- vas, não ficar esperando o tempo passar, porque pode demorar e ninguém aguenta sustentar as pessoas e os negócios sem resultados financei- ros adequados. MEIOS ALTERNATIVOS DE VENDAS O comportamento de compra do consumidor para material de construção em geral é presen- cial na loja, não sendo este um comportamento restrito às tintas imobiliárias. Há muito esforço e investimento digital sendo feito nos últimos 5 anos, para que esse comportamento seja modi- ficado, entretanto a mudança é lenta no geral e mais rápida para itens de categorias específicas, como, por exemplo, produtos básicos, elétricos e de iluminação. Os produtos de acabamento, e tinta é um deles, geralmente requerem o envol- vimento de mais pessoas da família para a sua decisão de compra, que geralmente acontece no ponto de venda. Para o varejista que não tiver ainda implantado o comércio online, Julia, do Julia Ximenes, assessora econômica da FecomercioSP Waldir Abreu, superintendente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção

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