Show do Pintor Profissional - Edição 206

SHOW DO PINTOR • MAIO 2020 20 REPINTURA A oficina de reparação também foi afetada economicamente pelos efei- tos da Covid-19 e toda grande crise gera efeitos que repercutem por longos períodos; infelizmente, no caso do novo coronavírus, a tendência é não ser diferente. A pandemia afetou a economia mundial e também local. Basta analisar o impacto na bolsa de valores e a incerteza atu- al, dando para perceber que nenhum setor impactado se recuperará de maneira muito rápida após a pandemia, principalmente no Brasil, uma economia emergente. O país precisará de tempo para se recuperar, nor- malizar o consumo em toda a cadeia produtiva e melhorar a expectativa do cenário socioeconômico. Por outro lado, existe uma grande espera sobre a retomada dos negócios. Tendo uma demanda que foi freada abruptamente e agora tem que ser atendida, bem como uma ansiedade em fazer o mercado voltar ao normal. Para Juarez Munhoz, diretor de vendas da Skylack, a retomada do mercado de repintura automotiva, em especial as oficinas, é uma questão de tempo, mas deve ser retomada em médio prazo. “A situação que estamos vivendo provocou uma queda nos trabalhos de restauração automotiva, assim como em muitos outros setores, porém acreditamos que, o mercado retomará suas atividades em menor tempo que outros setores, já que existe uma demanda re- primida de carros a serem reparados”. O mercado de reparação é muito OFICINAS DE REPINTURA EM MEIO À PANDEMIA SÃO MUITOS OS DESAFIOS PARA MANTER O EMPREENDIMENTO, MAS HÁ NOVAS OPORTUNIDADES E DIVERSOS APRENDIZADOS conservador, mas após a pandemia, há sinais de que estes estabeleci- mentos estarão mais abertos a novas modalidades de negociação e aten- dimento: televendas, lojas virtuais, aplicativos, entre outras. Quando a pandemia passar, os proprietários e gestores das empresas de re- paração precisarão ser mais conscientes quanto aos investimentos realiza- dos, desperdícios e custos desnecessários, assumindo processos mais pro- dutivos, que agreguem valor ao negócio e evitem retrabalhos, bem como promover o consumo consciente dos recursos em toda a sua estrutura e por parte de todos os seus funcionários e fornecedores. NOVAS PRÁTICAS O essencial neste momento é proteger seus funcionários com o uso cons- tante de sistema de higiene e limpeza: álcool, máscaras, entre outros itens, e redução das jornadas de trabalho ou criação de turnos para menor contato entre as pessoas. Além disso, é indicado criar novos padrões de atendimen- to ao cliente, agendamentos com hora marcada para evitar aglomerações, utilização de plataformas digitais; sites e aplicativos de serviços de coletas e entrega dos veículos na residência dos clientes, e utilização de tecnologia dos produtos para terem uma execução do serviço para o consumidor de forma mais rápida.

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