Show do Pintor Profissional - Edição 206

SHOW DO PINTOR • MAIO 2020 23 GESTÃO ESTOQUE: O QUE FAZER EM TEMPOS DE PANDEMIA AÇÕES PARA ENFRENTAR A PANDEMIA ABORDAM O ESTOQUE, VISANDO REDUZIR O IMPACTO ECONÔMICO NA EMPRESA ENTENDA A OFERTA O empreendedor deve analisar a mudança no perfil do consumo de seus clientes. Obviamente, deve ter havido redução das vendas, mas tente observar quais produtos têm sido mais requi- sitados (para delivery ou pela internet) para se adequar às próximas semanas. É essas merca- dorias que devem estar mais presentes em seu estoque, inclusive em seu estoque de segurança. SEJA RÁPIDO Para empresários que contam com mais de uma loja, é preciso entender que praças diferentes podem ter dinâmicas diferentes - incluindo a gestão de estoque. Ao mesmo tempo, ser rápido na logística de transporte de mercadorias é uma vantagem neste momento. Locais com baixo es- toque de um produto importante pode ser provi- sionados se houver rapidez da empresa. A mes- ma filosofia é válida para lidar com fornecedores FAÇA ANÁLISE ABC Se você ainda não conhece a Curva ABC (ou Análise ABC), está mais do que na hora de es- tudar o assunto. É uma análise de inventário que categoriza o estoque para facilitar o seu gerenciamento. ESTOQUE ALTO PRÉVIO Empresários que estavam com estoque alto de produtos antes da crise podem aproveitar este momento para investir em promoções, princi- palmente com a provável queda no número de vendas. Para isso, aposte na divulgação por to- dos os meios possíveis (internet, telefone, cartaz em frente à loja...). Entre as opções estão par- celamento sem juros, frete grátis e desconto na compra de mais de um produto. ESTOQUE BAIXO PRÉVIO Se seu estoque já estava baixo antes da crise ou neste momento, não é preciso sair correndo para comprar produtos. O empresário pode adotar a tática de manter o seu capital de giro negativo, desde que consiga cumprir com a promessa de prazo de entrega ao consumidor. Você só conseguirá fazer isso se contar com uma rede confiável de fornecedores e logística excelente para entrega. NO DIGITAL, AUMENTE COM CAUTELA Para empresários que atuam com vendas por meio da internet (e-commerce), é preciso au- mentar o estoque neste momento, caso haja possibilidade financeira para isso. Geralmente, o comércio virtual trabalha com estoques me- nores, mas já está ocorrendo a tendência de au- mento de vendas por esses canais, ou seja, com o aumento da procura, perde-se dinheiro caso não haja estoque necessário. DIALOGUE COM COLABORADORES De nada adianta promover alterações temporá- rias no estoque se seus colaboradores não fo- rem informados e não sejam capacitados para isso. É preciso explicar a eles não só as mudan- ças e como trabalhar dessa nova forma, mas também explicar o porquê precisam fazer isso. Assim, os processos logísticos ficam mais claros, ágeis e efetivos. DIALOGUE COM FORNECEDORES As alterações em seu estoque devem estar em consonância com a capacidade e inte- resse de seus fornecedores. É essencial ter isso em mente porque, muitas vezes, o em- presário adota uma nova política de esto- que e nem todos os seus parceiros são ca- pazes de atendê-lo.

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