Show do Pintor Profissional - Edição 207

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2020 24 SUSTENTABILIDADE Quando falamos em sustentabilidade, a primeira coisa que vem à mente são os produtos. Porém, vários itens cercam o tema. O negócio tem que ser sus- tentável como um todo. Devem ser avaliados os aspectos ambientais, sociais e financeiros. Para a oficina de reparação, além do uso e descarte adequados das tintas, ela pode gerenciar outros recursos, como o uso da energia elétri- ca, consumo de água, ambiente de pintura com exaustão adequada, redu- ção de resíduos de produtos auxiliares, como lixas, empapelamento, entre outros. Há também o lado social: as oficinas devem oferecer condições de trabalho seguras para os produtivos e dar oportunidade de aprimoramento profissional. Em relação ao lado financeiro, o negócio deve ser rentável. O uso de bons produtos associado a boas práticas durante o processo melhora a qualidade e reduz retrabalhos. E a indústria pode colaborar tanto com pro- dutos que utilizem tecnologias mais sustentáveis, como os produtos à base água ou baixo VOC e isentos de metais pesados, quanto com informação. E este momento de pandemia pode intensificar ainda mais o interesse por temas sustentáveis, como explica F abiana Verbickas, líder de desenvolvi- mento de produto da Axalta . “Acreditamos que estamos em um divisor de águas, pois todas as oficinas e concessionárias, independentemente do ta- manho, terão que se adequar à nova realidade para sobreviver. Os consu- midores estão cada vez mais atentos a todos os detalhes. Com isso, aque- las empresas que conseguirem aproximar o seu negócio dos clientes terão mais êxito. Entendemos que estas empresas terão que focar em tecnologias digitais, em produtos que apresentem um elevado padrão de qualidade e que também propiciem uma alta produtividade e lucratividade para o seu negócio. A Axalta acompanha sistematicamente estas tendências através de diversas tecnologias que proporcionam, tanto para as pequenas oficinas como para as grandes, estes diferenciais de produtividade e sistemas de baixo impacto ambiental”, conta F abiana. NOVO NORMAL Com todos os protocolos de higiene e segurança adotados durante este período de pandemia, pode ser que os consumidores mantenham esses novos hábitos e busquem por lojas de tintas ou oficinas que tenham um ambiente mais organizado, que transmitam mais segurança. Aquelas mais sustentáveis normalmente apresentam um nível maior de organização. Para Rodrigo Valandro, chefe de vendas de repintura automotiva da WEG, a pan- demia está influenciando uma série de hábitos que vão desde a forma de se cumprimentar até questões de higiene, mas há tendência crescente de sustentabilidade. “O mundo despertou para a importância de se preservar o meio ambiente e esta tendência só cresce. A preocupação com a utilização de produtos com baixa emissão de VOC é cada vez mais comum em todos os setores da sociedade. Em relação às oficinas, muitos clientes gostam de saber que os produtos que utilizam minimizam os impactos ao meio am- biente, emitindo menos VOC à atmosfera, e isso vai continuar a acontecer no mundo pós-pandemia. Fortalecer essa imagem da oficina será uma ação cada dia mais praticada no mercado de repintura automotiva.” BOAS PRÁTICAS DENTRO DA OFICINA DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS E UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL DOS RECURSOS SÃO BENEFÍCIOS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE REPINTURA AJUDA DE TODOS As práticas de organização, limpeza, padronização e disciplina acabam in- fluenciando a gestão do estoque, a produtividade da oficina, a percepção de qualidade da empresa em relação ao serviço oferecido, e a forma como o cliente percebe a oficina acaba gerando benefício financeiro. A informação é o maior aliado quando o assunto é conscientização. Mostrar ações susten- táveis e como elas podem beneficiar não apenas o negócio, mas o ambiente de trabalho e, consequentemente, o próprio funcionário, é um bom come- ço. “As oficinas podem contar com nossa equipe de consultores técnicos em campo para auxiliar nessa tarefa e municiar as oficinas com informa- ções concretas e confiáveis. Conscientização e treinamento dos funcioná- rios, organização do ambiente de trabalho. Creio que esses sejam pontos importantes para que as oficinas possam trabalhar com segurança e buscar melhor produtividade e rentabilidade”, acredita Sandro Lemos, gerente de segmento de mercado da AkzoNobel. O funcionário da oficina é um dos principais beneficiados com o uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente, sofrendo menor exposição. Vanessa Rossi do marjeting da Skylack, explica em detalhes. “Como os pro-

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