Show do Pintor Profissional - Edição 207

4 SHOW DO PINTOR • JUNHO 2020 EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A - 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel +55 11 3837-7979 www.agneloeditora.com.br Email: agneloeditora@agneloeditora.com.br DIRETOR-PRESIDENTE Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br DIRETORA FINANCEIRA Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br EDITOR-CHEFE Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br JORNALISTA Talita Molinero (MTb 74.307) talitamolinero@agneloeditora.com.br EDIÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br EDITOR DE FOTOGRAFIA Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br GERENTE DE TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral eduardo@agneloeditora.com.br PUBLICIDADE Cristina Prates cristina@agneloeditora.com.br Érica Brandão erica@agneloeditora.com.br Rosana Lima rosana@agneloeditora.com.br ASSINATURAS E DISTRIBUIÇÃO Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br CTP E IMPRESSÃO Gráfica GRASS TWITTER @ShowdoPintor FACEBOOK www.facebook.com/ShowdoPintor INSTAGRAM instagram.com/showdopintor SITE www.showdopintor.com.br Revista SHOW DO PINTOR PROFISSIONAL - Ano 23 N.º 207 - Junho 2020 REVISTA SHOW DO PINTOR PROFISSIONAL é uma publicação da AGNELO EDITORA, comcirculação nacional, dirigida a pintores profissionais, revendas de tintas, impermeabilizantes e revestimentos, arquitetos, decoradores, construtoras, empresas de pintura e impermeabilização, além de ser distribuída em home centers, concessionárias de veículos, oficinas de reparação e pintura, órgãos governamentais e entidades de classe. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. A TECNOLOGIA CHEGOU PARA FICAR Em meio à crise ocasionada pela pandemia do Covid-19, o empreendedor commais idade foi quem teve o negócio mais afetado, entre os donos de pe- quenos negócios no Brasil. Pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais, 51% fecharam seus negócios temporariamente, enquanto 45% dos empresários de até 35 anos optaram pela mudança de rumos do segmento em que atuam. A amostragem também identificou que em todas as faixas etárias houve queda do faturamento devido às medidas de isola- mento social. Os entrevistados mais jovens passaram a utilizar ferramentas digitais, tendência que se estendeu em diversos setores nos pequenos negó- cios, principalmente nesse período da crise. Em todas as faixas etárias houve significativa diminuição do faturamento, com queda maior entre os mais velhos, chegando a 71% de perda, onde houve queda. Onde houve acrésci- mo de receita, os negócios dirigidos pelo público mais jovem chegaram a al- cançar 40% de aumento em relação a uma semana normal. O ensinamento mostrado está relacionado às atitudes e não necessariamente à idade. Mesmo com tantas notícias ruins que estamos presenciando, é importante estarmos atentos às oportunidades que surgirão no pós-pandemia e usar a inovação como um agente de mudanças. Enquanto uma série de empresas tem adotado regimes de trabalho remoto, outras dependem de presença física e ajustam suas operações. É provável que o mundo que conhecíamos não exista mais. A boa notícia é que é mais fácil identificar oportunidades e resolver problemas agora do que antes. Com o auxílio da tecnologia, percebemos que é possível realizar uma série de atividades de maneira remota. Durante a pandemia, avançamos muito no e-commerce de material de construção e o trabalho remoto foi intensificado; como as pessoas passarão mais tempo trabalhando em suas moradias, a casa ganhou uma relevância ainda maior. Trabalhar, estudar e ter o lazer dentro de um imóvel com a parede descascada é até insalubre. Além de todas as questões complexas que envolvem a perda de vidas e o ce- nário econômico difícil, que levará um tempo para retornar à normalidade, há um ponto que podemos considerar positivo nessa turbulência: os avanços tecnológicos vão ajudar agora e quando a pandemia passar. Boa leitura! Talita Molinero

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=