Show do Pintor Profissional - Edição 208

SHOW DO PINTOR • JULHO 2020 7 das redes. “Temos aula específica de divulgação, onde falamos sobre as principais redes sociais, as diferentes formas de uso, as vantagens em se divulgar e também os cuidados que devem ter ao usar as ferramentas disponíveis”. PRIMEIROS PASSOS Eder Max é consultor do Sebrae São Paulo e aju- da empresários a entrarem no universo das re- des sociais. Ele aconselha focar em duas, não é necessário utilizar todas. O maior erro inicial é já começar em diversas redes ao mesmo tempo e não responder ao cliente em todas elas. Lem- brando que as redes sociais são ferramentas para relacionamento com os clientes. “A maioria das empresas, quando inicia, já começa oferecendo produtos e serviços e não cria relacionamento com o público. E, convenhamos, é difícil comprar algo de quem não conhecemos. Se o objetivo é criar uma audiência para vender em seguida, faz mais do que sentido dar atenção a ela e man- ter contato. Uma grande dica para quem está ini- ciando é gerar conteúdo para que as pessoas se relacionem com a empresa. Ao criar um relacio- namento com os clientes, todos vão se sentir fide- lizados. Afinal, a empresa está demonstrando que se preocupa com a sua experiência de compra. Torna-se indispensável manter um atendimento de excelência e responder a todos. Pode até curtir, comentar, seguir de volta, tudo vale”, aconselha. POSTURA PROFISSIONAL Max lembra que é inapropriado usar de imagens e músicas protegidas por direitos autorais, exces- so de postagens, linguagem vulgar, se envolver em discussões com clientes, misturar postagens pessoais com profissionais e não responder ao cliente. “Na segmentação do público, o principal erro é impulsionar publicação sem direcionar. Isso faz com que as redes mostrem da forma que julgam melhor e pode significar um público que não faz parte do atendido pela empresa”. TRABALHO PÓS-REDE SOCIAL Ter uma boa rede social não fideliza cliente. É preciso entregar um trabalho de qualidade, rea- lizar um bom orçamento, ser atencioso em todos os processos. Vagner conta que o Instagram é só mais uma ferramenta para melhorar a experiên- cia. “Procuramos inspirar os clientes com fotos e decoração. Quando o cliente entra em contato para fazer o orçamento, continuamos o trabalho de encantar, o Vagner leva várias cartelas de co- res e notamos que as pessoas têm a vontade de usar cor, mas ficam inseguras com a combinação e ajudamos neste processo também. É importan- te conhecer a rotina da casa, saber a necessida- de dele e indicar a tinta que melhor se adéqua. Se a casa tem criança e animais, o ideal é a tinta Premium, que pode ser lavada”, conta, o pintor. HASHTAG PARA IMPULSIONAMENTO Hashtags são um dos principais atributos utilizados pelo Instagram para a entrega de conteúdo orgânico, sem custo. Roberto Rocha, diretor da empresa Leadlovers, listou as prin- cipais medidas para se ter um melhor retorno. • Tenha hashtags alinhadas com o seu conteúdo. • Busque pela hashtag no Instagram e analise o conteúdo da página “mais relevantes”, bem como se faz sentido o seu conteúdo aparecer. • Encontre mais hashtags por meio das relacio- nadas. • Planilhe tudo e monte uma lista das principais com que irá trabalhar. • Busque equilibrar as hashtags pela sua com- petitividade, ou seja, pelo volume de posts que ranqueiam para ela. As com menos de 50 mil posts são mais fáceis, por exemplo. O ideal é usar um pouco de cada nível, focando nas mais fáceis, por esse motivo a planilha irá te ajudar. • Evite usar sempre as mesmas hashtags. FOTOS INTERESSANTES Para deixar a arquitetura mais bonita em fotos, seja em reforma ou no projeto já concluído, use as linhas. Explore a simetria do ambiente, busque por pon- tos de fuga que ajudem a guiar o olhar de quem vê a foto pela construção, como também os ân- gulos. Vá se posicionando em lugares diferentes e testando as composições. Uma dica seria se posicionar no encontro de duas paredes, isso ajuda a tornar o ambiente maior. CRONOGRAMA Michel Sentinelo, gerente de marketing e co- municação da Montana Química, informa como criar um cronograma de postagem interessante. Antes de mais nada, o profissional deve enten- der que o mais importante não é a quantidade de posts, mas a regularidade, vale mais a pena publicar um post por semana durante um mês do que publicar quatro posts em um mesmo dia e ficar o resto do mês sem fazer nada.  Dito isto, o cronograma é relativamente fácil de fazer. Primeiro, é preciso definir temas gerais: Roberto Rocha, diretor da empresa Leadlovers Eder Max, consultor do Sebrae São Paulo dica de pintura, foto de obra, dica de produto, notícia do segmento, data comemorativa, curio- sidade da área, indicação de loja, entre outros. O profissional deve definir até quatro temas mais próximos a ele, portanto, mais fáceis de serem produzidos. “O pintor deve colocar esses temas em uma planilha, apontar uma data que irá publi- car o tema (pode começar com uma publicação por semana) e já produzir esse conteúdo adian- tado - o ideal seria deixar prontos oito posts. O conteúdo poderá sair de seu próprio trabalho, de sites de notícias, de sites do setor e até de redes de outros profissionais.   À medida que perceber ser possível ampliar o número de posts, por exemplo, de um para dois

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