Show do Pintor Profissional - Edição 209

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2020 19 EQUIPE IMPULSIONADA NO ATUAL CENÁRIO DO VAREJO, TRANSPARÊNCIA E DIÁLOGO SÃO ALIADOS PARA MOTIVAR OS VENDEDORES Por Marco Quintarelli, especialista em varejo e hábitos de consumo As lojas de material de construção foram considera- das itens essenciais e ficaram poucos dias fechadas durante a pandemia, o que não significa que elas não sinalizem queda nas vendas e mudança no perfil dos itens comprados. Diante do atual cenário, conse- guir manter uma equipe de vendas engajada e motivada não é uma tarefa simples e os motivos são até compreensíveis - além da instabilidade econômica, os vendedores passam pela insegu- rança da saúde. Os efeitos do Coronavírus são incontáveis e os líderes devem estar dispostos a enfrentar todos eles. mento tendo problemas de receita. “Não é a hora de buscar grandes metas nem de pressão para cumpri-las. O momento é de apoio e aco- lhimento. Todos estão com muitas incertezas e sua equipe deve estar alinhada e segura com sua empresa”. RECOMPENSAR POR VENDAS Para o consultor, no varejo, as premiações mais efetivas estão sempre ligadas ao aumento de be- nefícios ou premiações imediatas, mesmo que momentânea, para a equipe de vendas, princi- palmente. Um bônus no mês ou até mesmo um bem móvel como um eletroeletrônico pode ser um bom começo. ATENÇÃO AOS COLABORADORES EM HOME OFFICE Muitos dos funcionários da área administrati- va estão trabalhando de casa e estes profissio- nais também merecem atenção diferenciada. Uma pesquisa da Harvard Business Review com 20 mil trabalhadores de 50 empresas de todo o mundo revelou que colaboradores em home of- fice ficam menos motivados do que quando es- tão no escritório. E, quando o home office não é voluntário - como durante a pandemia do novo Coronavírus -, a motivação é menor ainda. TRANSPARÊNCIA Para o estabelecimento que optou pela redução de salário e jornada, é indicado explicar o moti- vo da decisão, apresentar a situação financeira da loja e que a medida foi realizada para não demitir, além de estipular um tempo de duração e os critérios usados para fazê-lo. “É essencial o funcionário ter tranquilidade de que vai ter seu trabalho garantido e, no próprio trabalho, está seguro quanto a possíveis contaminações. Buscar novas metas para o ‘novo normal’ e sa- ber que pode contar com o apoio da empresa”, pontua Quintarelli. Algumas estratégias podem ser bem efetivas para o momento, como reuniões constantes de alinha- mento e reconhecimento do trabalho por meio de reuniões de feedback. Para Marco Quintarelli, especialista em varejo, comportamento e hábitos de consumo, neste momento, a participação da chefia e do dono do negócio é de suma importân- cia para garantir a tranquilidade dos colaborado- res. “A proximidade de apoio, não física, saber que pode contar com a segurança do emprego e do local de trabalho são dicas essenciais para que a equipe de vendas esteja preparada e motivada”. O consultor também recomenda ter cuidado com as cobranças de grandes resultados finan- ceiros dos vendedores, mesmo o estabeleci- Marco Quintarelli

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