Show do Pintor Profissional - Edição 209

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2020 23 ESPAÇO DO PINTOR É notório que o atual cenário que o Brasil e o mundo estão enfrentando afeta to- dos os setores da economia, grandes, médios e pequenos empresários, mas hou- ve também os empreendedores individuais que, mantendo o seu negócio, criaram estratégias e, neste momento de crise, foram menos afetados. É o caso do pintor carioca Diego Barcelos, que há anos faz muitas parcerias com diferentes instituições e, graças a elas, não sentiu o impacto nas suas obras, até notou certo aumento na procura, assim ele recebe trabalho de vários parceiros. “Aprendi o oficio com o meu sócio José Rone e hoje cultivamos contato com lojistas, arquitetos, mantenho a minha rede social ativa - respondendo dúvidas de possíveis clientes - e faço parte do Time de Pintores da Ciacollor, projeto criado em 2019, com diversos profissio- nais da pintura influenciadores digitais, que auxiliam a promover a marca em suas regiões, divulgando os diferenciais do produto e com canal de comunicação direto com a fábrica, se posicionando em relação ao desenvolvimento e teste de produto.” Barcelos não esconde as técnicas e qualificações necessárias para cada umas das parcerias e conta em detalhes, incentivando os colegas de profissão que desejam seguir o mesmo caminho. ARQUITETOS Uma das maiores vantagens em trabalhar com arquitetos é a grande demanda de trabalho. Sempre estão entrando em contato, passando novos serviços, mas é um público de extrema exigência, segundo Barcelos. Ele conta que, antes de fazer par- cerias com eles, é essencial o pintor entender de acabamento, ter conhecimento técnico e teórico da profissão e, principalmente, saber ler projetos de arquitetura. “Recomendoopintor fazer umcurso técnicode Edificações, assimvai conseguir aten- der as demandas do arquiteto. Este tipo de curso é essencial para o profissional de pintura que deseja fazer parcerias duradouras com arquitetos e decoradores. Outra vantagem é a possibilidade de atuar em obras maiores e com mais complexidade”. Barcelos também cursou cinco períodos da faculdade de Engenheira Civil, que o ajudou na compreensão do dia a dia destes profissionais da decoração, mas com as aulas do curso técnico de Edificações, aprendeu como resolver diversos imprevistos que podem acontecer dentro de uma obra. LOJISTAS Outra maneira interessante para ter a agenda sempre cheia é criar uma rede de contatos com os lojistas de tintas e material de construção da região. “Eu indico os UNIÃO PARA CRESCIMENTO SÓLIDO PINTOR DIEGO BARCELOS DETALHA COMO CULTIVAR BONS PARCEIROS COMERCIAIS AO DECORRER DA PROFISSÃO AUXILIA PARA SEMPRE TER TRABALHO Pintor Diego Barcelos (esquerda) e o sócio José Rone estabelecimentos da minha confiança para os meus clientes comprarem naquele local. Em contrapartida, quando uma pessoa que deseja pintar vai até um desses es- tabelecimentos pedir indicação de um pintor, o lojista passa o meu contato. É uma relação de confiança dos dois lados e todos ganham”, explica Barcelos. MÍDIAS SOCIAIS O pintor Barcelos é muito ativo no Facebook e Instagram, e movimenta bastante as duas plataformas, principalmente o Instagram. Posta fotos trabalhando na obra, os efeitos decorativos que fez, principalmente o cimento queimado, sua especialidade, e muitos lojistas utilizam as suas fotos. Ele percebeu que o Instagram é uma ótima ferramenta para conseguir novos parceiros, muitas lojas chegam até ele e solicitam parceria. Foi por intermédio das redes sociais que surgiu o convite para fazer parte do time de Pintores da Ciacollor. www.youtube.com/tvshowdopintor LIVES - ENTREVISTAS - DICAS Lembre-se de ativar o para receber todas as notificações do canal

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=