Show do Pintor Profissional - Edição 210

SHOW DO PINTOR • SETEMBRO 2020 16 ARTIGO Volta e meia este assunto retorna ao centro das discussões em redes sociais como um dos temas mais comentados. E essa recorrência me causa certa estranheza, é difícil entender como pin- tores profissionais ainda não sabem indicar o melhor tipo de tinta para a necessidade de seus clientes. Certa vez em uma loja de tinta, fui surpreen- dido por um balconista, que quis me vender um produto mais caro dizendo que era a me- lhor marca de tinta premium que ele tinha, perguntei a ele de onde havia retirado tal afir- mação sobre “ser a melhor marca de tinta premium” e mais, por que ele a multiplicava? Gostaria muito de saber quem qualifica isso, o que sei apenas é que isso é uma informação de mercado que chamamos de Cultura de Mercado, e que devia ser esquecida. Voltando ao balconista, o certo é que ele estava dando forças a uma Fake News e tentou me fazer uma venda de forma errada, eu, por conhecer de tinta, não comprei sua verdade, mas o cliente, que é leigo, o que faz? O que mais observo no mercado de tinta há mui- to tempo é que, ao invés de balconistas e pin- tores profissionais direcionarem suas vendas ou compras para qualidade de produtos, as direcio- nam para marcas. E aí é que está o grande pro- blema! Se todas as marcas certificadas pelo PSQ (Programa Setorial da Qualidade - Tintas) são QUAL A MELHOR MARCA DE TINTA? Por: André Nogueira, professor, químico e especialista em tintas e pintura boas, como apontar qual que é a melhor? Não existe um ranking onde as tintas sejam qualifica- das de acordo com a marca que carregam, exis- te sim uma qualificação, mas de desempenho, e esse desempenho é que vai pautar a compra em função da necessidade do cliente. Por isso, existem quatro segmentações de tintas, sendo elas: Super Premium, Premium, Standard e Eco- nômica. Está mais do que na hora de balconistas e pintores profissionais realizarem suas vendas ou compras da maneira correta e optarem pela qualidade, porque a qualidade sempre acompa- nhará a marca e nunca o contrário. Todas as marcas certificadas pelo PSQ sem exce- ções, atendem a uma ou mais segmentação de mercado, há normas e procedimentos técnicos que precisam ser atendidos. A produção de tinta, hoje, é pautada por auditoria constante, tanto do próprio fabricante, quanto por auditoria externa de responsabilidade de órgãos competentes. Então, a pergunta certa a fazer é: qual é o melhor tipo de tinta a comprar?Esta sim é a pergunta correta. E sabe por quê? A tinta está diretamente atrelada à necessidade do cliente. Nossa função é satisfazer tecnicamente essa necessidade, com base em informações colhidas antecipadamente, com competências e conhecimento técnico de todos os tipos de tintas disponíveis no mercado. Não existe mais essa história de comprar sempre a tinta top de linha, que neste caso seria Super Premium, muitas das vezes a qualidade de uma tinta com menor desempenho nos atenderia muito bem. E preste atenção nesta última frase, “uma tinta de qualidade com menor desempe- nho”, pois não há nada de errado nela. Por exemplo, um cliente que more sozinho, em um apartamento e que tenha a necessidade de pintar o teto de branco, qual seria melhor tinta a ser indicada? Econômica, sem dúvida! Tem a cobertura, durabilidade e qualidade suficiente para o que ele necessita. Talvez falte um pouco de lavabilidade, mas quem vai sujar o teto? E qual marca? Tanto faz, se for certificada pelo Programa Setorial de Qualidade. É assim que se compra e vende tinta: pela necessidade. É claro que cada fabricante irá fazer o seu tra- balho mercadológico e tentar fisgar o cliente com vários tipos de atributos, faz parte do ne- gócio, mas o pintor profissional precisa estar preparado para responder tecnicamente aqui- lo que o cliente necessita. Mas, se mesmo assim, você achar que deve oferecer marca ao seu cliente, vou respeitar a sua opinião. Lembre-se, talvez o seu orçamen- to não seja o mais competitivo e em tempos de recessão, oferecer o máximo de qualida- de com a melhor relação custo benefício pode ser a diferença entre pegar ou não uma obra. Então, preste atenção no serviço e no que você está oferecendo, meu amigo pintor pro- fissional, pois o que é melhor para você tec- nicamente, pode não caber no bolso do seu cliente e nem na necessidade que ele precisa. Pintar é apaixonante e pintar do jeito certo é melhor ainda.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=