Show do Pintor Profissional - Edição 211
SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2020 15 ainda uma grande dependência, principalmente das empresas de menor porte, em relação aos serviços prestados pelos Correios. As opções atu- almente são limitadas. No entanto, já estão sur- gindo novas plataformas (startups) que facilitam a contratação de transportadores autônomos e ofe- recem alternativas de entrega, como motofrete. O mercado está atento a esse problema e acredi- to que rapidamente será solucionado. Removido esse obstáculo, a tendência é o consumidor conti- nuar dando preferência pela compra online.” CAPACITAÇÃO Quem será o responsável pelo comércio online da empresa vai depender da realidade do esta- belecimento. Se for possível contratar alguém, esse é um bom caminho, mas, se não for, há ou- tras maneiras. Rapidamente, tem como treinar alguém do quadro de funcionários para fazer o trabalho. Hoje, existem muitos cursos online que podem ser feitos em qualquer lugar e com pre- ços bastante acessíveis. Outra coisa importante é que o gestor da empresa se informe e tenha o mínimo de conhecimento sobre marketing digital, para poder direcionar o trabalho. É inte- ressante pensar que, da mesma forma como o gestor precisa saber sobre os produtos, sobre compra e venda, sobre o quadro de funcioná- rios, ele precisa entender de marketing digital, para que o trabalho tenha bons resultados. “Em geral, não temos uma cultura de estudar negó- cios no Brasil, mas é fundamental que uma pes- soa que tenha um negócio, ou deseje abrir um, se aprofunde em assuntos que serão funda- mentais, como contabilidade, economia, legis- lação, gestão de equipe e, também, marketing. O gestor precisa conhecer bem o negócio para saber contratar boas empresas prestadoras de serviços ou treinar bem seus funcionários que irão fazer este trabalho”, conta Simões. Alexandre Simões, CEO da agência Alka Digital
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=