Show do Pintor Profissional - Edição 211

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2020 15 ainda uma grande dependência, principalmente das empresas de menor porte, em relação aos serviços prestados pelos Correios. As opções atu- almente são limitadas. No entanto, já estão sur- gindo novas plataformas (startups) que facilitam a contratação de transportadores autônomos e ofe- recem alternativas de entrega, como motofrete. O mercado está atento a esse problema e acredi- to que rapidamente será solucionado. Removido esse obstáculo, a tendência é o consumidor conti- nuar dando preferência pela compra online.” CAPACITAÇÃO Quem será o responsável pelo comércio online da empresa vai depender da realidade do esta- belecimento. Se for possível contratar alguém, esse é um bom caminho, mas, se não for, há ou- tras maneiras. Rapidamente, tem como treinar alguém do quadro de funcionários para fazer o trabalho. Hoje, existem muitos cursos online que podem ser feitos em qualquer lugar e com pre- ços bastante acessíveis. Outra coisa importante é que o gestor da empresa se informe e tenha o mínimo de conhecimento sobre marketing digital, para poder direcionar o trabalho. É inte- ressante pensar que, da mesma forma como o gestor precisa saber sobre os produtos, sobre compra e venda, sobre o quadro de funcioná- rios, ele precisa entender de marketing digital, para que o trabalho tenha bons resultados. “Em geral, não temos uma cultura de estudar negó- cios no Brasil, mas é fundamental que uma pes- soa que tenha um negócio, ou deseje abrir um, se aprofunde em assuntos que serão funda- mentais, como contabilidade, economia, legis- lação, gestão de equipe e, também, marketing. O gestor precisa conhecer bem o negócio para saber contratar boas empresas prestadoras de serviços ou treinar bem seus funcionários que irão fazer este trabalho”, conta Simões. Alexandre Simões, CEO da agência Alka Digital

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=