Show do Pintor Profissional - Edição 211

mas necessárias, sem cobrar mão de obra ou material. “Trabalhamos os três no horário da noite e aos finais de semana. O espaço foi ficando lindo, começamos com a fachada, que rapidamente deu destaque para o empreendimento. Certo dia, antes de a reforma aca- bar, um homem entrou no restaurante e gostou tanto do que comeu a ponto de oferecer-se como sócio in- vestidor do meu amigo. Fiquei muito feliz quando fui convidado a reformar a nova hamburgueria do meu amigo, a maior da cidade.” UNIÃO DOS FABRICANTES COM OS PINTORES Neste momento de distanciamento social, as festas presenciais com pintores foram temporariamente sus- pensas, mas os fabricantes de tintas e acessórios de pintura vêm demonstrando a atenção de várias ma- neiras online. A Academia Coral On-line ( www.academiacoral.com. br) agora está com novo visual, mais fácil de usar e treinamento com foco na formação e desenvolvimen- to de pintores, disponibilizando mais de 40 treinamen- tos gratuitos, com temas que variam desde assuntos básicos, como a ferramenta correta para a aplicação das tintas, até mais avançados, como as técnicas para os efeitos especiais Cimento Queimado, Velvet, Nuage e Mármore, e ainda treinamentos para o desenvolvi- mento e negócios. Ao término de cada curso, é dispo- nibilizado um certificado de conclusão. Páginas Coloridas é mais uma plataforma que a Coral disponibiliza para co- locar os profissionais em contato com quem precisa de serviço de pintura. Totalmente isenta de cobrança de tarifa, tanto para clientes como para pin- tores, a plataforma facilita a conquista de clientes que buscam um pintor profissional. Complementando a experiência e criando um canal direto de relacionamento, a página da Coral para Profissionais no Facebook (@coral- paraprofissionais), além de dicas e treinamento, disponibiliza conteúdos re- levantes para esses profissionais, oportunidades de desenvolvimento pes- soal, de carreira e de novos trabalhos. Semanalmente, são disponibilizadas lives/treinamentos, trazendo temas importantes e indicados pelos próprios pintores. Recentemente, a Lukscolor lançou o aplicativo LuksAPP. Ele nasceu da ideia de aproveitar um conteúdo construído nos 30 anos de contato e treinamen- to com os pintores. Esse manual, utilizado nos programas de treinamento da empresa, se transformou em um conteúdo digital, que hoje está disponível no aplicativo. Não fala só de tintas, mas também aborda informações sobre preparação de superfície, segurança no trabalho, equipamentos, cores e ou- tros que fornecem um vastíssimo conteúdo para a qualificação do pintor. Já a Pincéis Atlas, investiu nas lives. Hoje são feitas por meio do perfil da Atlas no Instagram, com convidados da indústria de tintas, pintores profis- sionais e desenvolvedores de produtos da Atlas, para esclarecer produtos, aplicações e experiências do dia a dia da obra. Também transmitiu, em par- ceira com o MBPM, no Facebook, os lançamentos da Atlas no primeiro se- mestre de 2020. Além disso, disponibilizam os cursos via Microsoft Teams para pintores, balconistas, entre outros. A Futura Tintas prefere a capacitação presencial, mas devido ao isolamento social, iniciou um trabalho de apoio via Zoom, Instagram e YouTube, prin- cipalmente com pintores com quem já teve contato presencial. Participa também de lives com clientes, associações e veículos do setor. A volta ao modelo anterior na Universidade Futura do Pintor acontecerá com o retorno das aulas nas escolas na ci- dade de São Paulo, mas com as turmas reduzidas. A Sherwin-Williams lançou em julho, canais exclusivos SW Pro ao pintor profissional (Instagram,Facebook e YouTube), que possuem conteúdos de aplicação de produtos, cores e gestão de negócio. A empresa tam- bém está desenvolvendo diversas plataformas que, no futuro, irão disponibilizar algumas horas de capacita- ção técnica profissional e de gestão de negócios ao pin- tor, com certificações digitais. Nas páginas já está no ar o Canal de Apoio ao pintor profissional, onde tem informações, dicas, treinamentos e conteúdos especí- ficos para este público. DEPOIMENTOS Alberto Lotz está na Coral há mais de 10 anos e, du- rante a sua trajetória, já escutou inúmeros depoimen- tos emocionantes, mas dois, em especial, o marcaram. “Há algum tempo, um pintor participou de um curso de efeitos especiais da Coral e, quando retornamos na cidade para novos treinamentos, ele havia se tornado uma referência na aplicação de efeitos e nos disse que participar do curso fez ele mudar de vida. Um outro pintor declarou em nossas redes sociais que, depois de se cadastrar na plataforma Páginas Coloridas, nunca mais ficou sem serviço”, diz Lotz. Já Guilherme Fehlberg Gomes, gerente de marketing e trade marketing, pontua que todos os dias tem o reconhecimento da Atlas sobre o quanto é uma empresa séria, dedicada a ouvir o pintor e ajudá-lo. Mas uma das manifestações mais emocionantes foi de um pintor em Brasí- lia: “Durante a ExpoShow - evento de apresentação de produtos e soluções, além de informações relevantes sobre o mercado de material de construção - um pintor pediu o microfone e orou pela empresa em uma palestra”. Já Sandra Campos, líder de marketing da Futura Tintas, lembra que a equipe da Futura é privilegiada em assistir aos pintores formados na Universidade Futura e incessantemente declararem o quanto aprender muda suas traje- tórias. “Vou citar apenas dois casos, mas são muitos emocionantes. Saímos do curso com vontade de querer mais e a certeza de termos abrilhantado nosso curriculo com maior capacidade e profissionalismo (Turma 23 da Es- cola do Pintor 2020).” Já o pintor Gerson falou: “tinha chegado no fim da linha e resgatei com vocês a vontade de ser pintor.” Cláudia mostrando pintura artística na parede

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=