Show do Pintor Profissional - Edição 212

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 2020 18 REPINTURA Nos últimos meses, diversas mudanças têm acontecido para tentar diminuir a contaminação pelo coronavírus no Brasil, muitos hábitos também foram modificados e o transporte público está mais temido. No Brasil, 93% dizem ter medo de usar transporte público, segundo levantamento do PoderData. Comprovação disto é o aumento da busca por carros seminovos – até 3 anos de uso – e mais antigos – acima de 13 anos –, segundo levantamento da plataforma de compra e venda OLX; como consequência indireta, a procura por serviços mecânicos também tende a aumentar. Se o momento é bom para as oficinas, por outro lado há grande concorrência no setor, ter somen- te preços competitivos não é garantia de longevidade. Com a adoção de boas práticas na oficina, é possível manter um estabelecimento de maneira saudável. Um ponto de muita atenção são os fornecedores, criando-se uma rede de fornecimento estratégica e de confiança. Outros tópicos de impor- tância são o controle financeiro e a responsabilidade ambiental. Este elo de confiança pode ajudar em diversos momentos, principalmente para ajudar na solução de problemas técnicos, e diversos fabricantes de tintas contam como ajudam na solução de vários dilemas com oficinas parceiras. CASES DE PARCERIA Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, lembra que recentemente uma oficina estratégica entrou em contato relatando uma dificuldade referente ao desplacamento de uma massa poliéster nas peças. “Ao realizar a visita técnica na empresa, acompanhamos o processo PARCERIA, MAIS IMPORTANTE DO QUE NUNCA COM O AUMENTO DA PROCURA POR SEMINOVOS, PROXIMIDADE DO PINTOR COM FABRICANTE DE PRODUTO PODE FACILITAR O PROCESSO DE RETOMADA da equipe e identificamos que tanto a limpeza da peça quanto a prepara- ção prévia não estavam sendo realizadas adequadamente. Havia resíduo de óleo no thinner de limpeza utilizado, o que, consequentemente, acabava contaminando o substrato. Foi necessário implementar e aplicar um desen- graxante automotivo adequado antes do início do processo, para garantir que não houvesse retrabalhos nas próximas etapas”, explica Vettorazzi. Alonso Romero, gerente de assistência técnica da Skylack, lembra que re- cebeu uma solicitação de assistência técnica para uma oficina, por meio do SAC, para resolver um problema ocorrido com um Esmalte PU que, segundo o reclamante, apresentava fosqueamento. “Ao chegar à oficina para a ava- liação da questão, foi detectado que o problema ocorrido estava no pro- cesso de trabalho e não no produto. Para ajudar a oficina a resolver o seu problema, o nosso assistente técnico fez a avaliação dos equipamentos que estavam sendo utilizados e observou que a oficina usava o compressor não dimensionado para uma pistola de alta produtividade, o que não é indicado. Foi orientado então que o mesmo utilizasse outro equipamento de ar ou outra pistola para o mesmo compressor”. Wagner Sander, gerente técnico da unidade revenda da Anjo, lembra-se de um chamado que receberem referente ao verniz PU, que apresentou baixo brilho e murchamento rápido após a aplicação - a oficina ficava localizada no interior de São Paulo. “Ao chegarem ao local, por meio da promotoria técnica, foi identificado que a oficina estava utilizando catalisador e thin- ner para temperaturas entre 20°C a 30°C para catalisar e diluir o Verniz PU AnjoCarbon HS. O promotor técnico analisou que a temperatura ambiente estava 37°C, com isso, orientou a utilização de catalisador e thinner para alta temperatura. Desta forma, foi constatado que a oficina estava utilizando o

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