Show do Pintor Profissional - Edição 213

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 2020 26 REPARO RÁPIDO A terceirização da frota de veículos temapresentado uma reação e está retomando os volumes do início do ano, segundo informação de Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da Abla, Associa- çãoBrasileiradas Administradoras deConsórcios. No acumulado de nove meses de 2020, foramquase 1,3 milhão de emplacamentos, ainda em forte retração de 33% sobre o ano anterior. Os números foram contabilizados e divulgados pela Fenabrave, associação dos concessionários, com base nos resultados consolidados do Renavam. “Apesar de o valor médio dos carros vendidos já ter aumentado 10% este ano, sabemos que o mercado de venda de veículos está se recuperando acima da média prevista durante a pandemia. Temos percebido como reflexo da pandemia a procura por tecnologias de reparo rá- pido e uma maior abertura das oficinas para obter ganhos de produtividade, uma vez que as pessoas precisam do seu carro reparado mais rapidamen- te, para assim evitar o transporte público, que é um risco. Isso é um fator positivo para a rápida recuperação do mercado de repintura automotiva”, conta Wagner Sander, gerente técnico da Unidade Revenda da Anjo Tintas. A modalidade de serviço tem se popularizado, especialmente pela pratici- dade e agilidade - e, nesse contexto, é importante continuar levando in- formação para o consumidor final e reforçando que reparo rápido não é, necessariamente, a mesma coisa que reparo pequeno; o que conta são o conceito e a técnica utilizada. A oferta de um serviço de pintura que pode ser feito em poucas horas, com retorno do veículo para o proprietário no mesmo dia, aumentando a produtividade e entrega de mais carros no dia, ampliando a carteira de clientes que buscam por agilidade na entrega e me- lhorando a receita da oficina, pois os valores de um reparo rápido oferecem uma melhor margem de lucro. EVITANDO OS TRANSPORTES PÚBLICOS Segundo levantamento do PoderData, 93% dos brasileiros dizem ter medo INSEGURANÇA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DE RAPIDEZ NAS OFICINAS de usar transporte público, devido à Covid- 19. Com o cenário da pandemia, é possível listar algumas mudanças no modo de locomoção das pessoas. Uma parte da população, apesar de possuir carro, antes da pandemia usava transporte público devido a uma série de fatores, como trânsito e estaciona- mento. Com o surgimento da pandemia, essas pes- soas tendem a deixar de usar o transporte público, devido ao risco de trans- missão, para usar os seus carros. Outros, que não possuem carro, passaram a utilizar o transporte por aplicativo, que pode ser uma maneira mais segura de se locomover. Vanessa Rossi, gerente de marketing da Skylack, enxerga que existem também as pessoas que decidiram comprar o seu carro para facilitar a locomoção. Há ainda aqueles que, por estarem trabalhando em home office, estão deixando seus carros parados em casa ou até mesmo os vendendo. “De qualquer maneira, podemos verificar que a venda de ve- ículos novos está abaixo do esperado. Em 2020, o mercado de carros zero quilômetro teve uma retração de 27,7%. Sendo assim, não podemos afirmar que a pandemia fará com que a frota aumente. Por outro lado, podemos ve- rificar que, com a utilização maior dos carros próprios, existe a possibilidade de um aumento de incidentes, levando ao aumento de reparos, sem contar a maior preocupação dos proprietários em manter seus veículos conserva- dos e seguros”. AUMENTO DE USO DE APLICATIVOS Os carros de aplicativos precisam de rapidez nos reparos dos veículos. Seus motoristas não podem ficar um dia inteiro, por exemplo, com o carro parado. Por isso, eles são um público-alvo importante para a oficina que deseja im- pulsionar os reparos rápidos. É preciso observar este movimento, afinal, nem todo o mundo que teme o transporte público irá comprar ou usar seu próprio automóvel. O que pode ocorrer é um aumento de frotas de táxis e de carros por aplicativo. Fabiana Verbickas, líder de desenvolvimento de AGILIDADE AINDA MAIS NECESSÁRIA

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=