Show do Pintor Profissional - Edição 213

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 2020 28 produto da Axalta, acredita que deixar de usar o transporte público não significa que o indivíduo irá comprar um automóvel, mas pode ocasionar demanda maior por taxistas e carros de aplicativo. “Sendo assim, se de fato houver maior número de carros desses tipos nas ruas, isso pode refletir po- sitivamente em reparo rápido, uma vez que se trata de um público que usa o veículo como instrumento de trabalho e não pode ficar com ele parado por muito tempo.” OFERTANDO O SERVIÇO É preciso que a oficina divulgue o seu serviço de reparo rápido, o que pode ser um grande diferencial do negócio, servindo o cliente que também bus- ca agilidade. Para oferecer aos clientes, use as redes sociais, aplicativos de mensagens e também e-mails para comunicar este serviço. O serviço tam- bém pode ser ofertado em concessionárias no momento em que o cliente leva o carro para a revisão, despertando o seu interesse em fazer a repara- ção de pequenos danos, com rapidez e baixo custo, sem a necessidade de ter de deixar o veículo somente para a repintura, por exemplo. LUCRATIVIDADE COM O SERVIÇO DE REPARO RÁPIDO Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas, lista dicas para au- mentar o faturamento com o serviço: LOCALIZAÇÃO Deve-se procurar um local onde haja carência do serviço, além da parte fi- nanceira, pois o aluguel deve caber no orçamento. DEFINIÇÃO DO SERVIÇO A especialização em um serviço traz melhoria em termos de gestão e quali- dade de serviços. PRODUTOS E GESTÃO DO ESTOQUE A escolha de bons produtos e ter os equipamentos certos fazem com que seja utilizada uma menor quan- tidade de produtos, em um menor tempo e, consequentemente, ele- vando sua lucratividade. FUNCIONÁRIOS Contratar funcionários capacita- dos, bem como capacitá-los, além de um bom ambiente de trabalho. Serviços realizados de forma quali- ficada e bom atendimento ao dono do veículo melhoram a satisfação do cliente. DIVULGAÇÃO Verificar os meios de comunicação para divulgar os serviços e atrair mais clientes. As mídias sociais são formas de grande alcance e que, muitas vezes, possuem baixo valor de in- vestimento. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA Primeiramente, para que este conceito de reparação seja eficaz, é neces- sário que a alta liderança da oficina esteja engajada neste processo. Isto é fundamental para que o processo de implantação de um box rápido seja de forma correta e que fique enraizada na estrutura. Para um local bem definido para este tipo de serviço, é ideal ter um box separado da funilaria e pintura e um profissional treinado e dedicado a este tipo de serviço; de forma alguma este tipo de serviço deve ser direcionado para a mesma linha de serviços de médio e grande porte, pois estes serviços pequenos, compe- tindo por espaço e profissional na linha da funilaria e pintura, pode atrasar e o veículo não ser entregue no mesmo dia. O treinamento do profissional que irá realizar este tipo de serviço é fun- damental, pois ele fará toda a diferença na qualidade da reparação. Este profissional deve ser treinado em todas as partes do processo, desde a pre- paração da peça, pesagem e acerto de cor, pintura e polimento, pois o ideal é que este tipo de reparo seja realizado pela mesma pessoa, do início ao fim. Também é muito importante e necessário que os consultores sejam treina- dos para a captação destes serviços. O consultor que estiver realizando o checklist de um carro que está entrando na revisão mecânica, por exemplo, deve analisar o carro a fim de encontrar pequenos arranhões e batidas que podem ser reparadas com o sistema, fazendo a venda adicional deste servi- ço, a fim de que o cliente que já iria deixar o carro na revisão mecânica possa ter seu carro reparado no mesmo dia, sem a necessidade de parar o carro novamente na concessionária ou oficina. O próximo passo é a definição correta de produtos. Para que este tipo de reparo seja realmente um fast repair, é importante que sejam utili- zados produtos que auxiliem na produtividade, sem perder a qualidade do serviço. EXPANSÃO DE ATUAÇÃO O reparo rápido é uma oportunidade de negócio adicional para as ofici- nas tradicionais. Ao investir neste segmento, em uma estrutura adequada, usando produtos de qualidade, e um profissional dedicado à modalidade, a oficina pode aumentar a captação de serviços. “Trata-se de um trabalho que não exige desmontagem ou grande serviço de funilaria. Além disso, as entregas são rápidas, proporcio- nando um grande giro de veículos, com ticket médio superior ao dos reparos tradicionais, o que pode ser vantajoso para as oficinas”, con- ta Alex Paz, supervisor técnico da AkzoNobel. Outra vantagem é que agregar os serviços de reparo rápi- do na concessionária ou oficina traz uma oportunidade de incremento de novos negócios e otimização das instalações atuais (rentabilidade); aproveitamento do trânsito de clientes na oficina e nas revisões mecânicas, oferecendo serviço di- ferenciado aos seus clientes, fide- lizando os mesmos, aumentando o número de serviços particulares, e consequentemente aumentando o ticket médio da oficina, gerando maior receita para a área de pintura. “Outra oportunidade que tem sido explorada é disponibilizar este tipo de serviço em locais de grande cir- culação de pessoas, por exemplo, em shopping centers, onde o dono do veículo pode realizar suas compras enquanto o seu carro é reparado”, conta Fabiana, da Axalta. REPARO RÁPIDO

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