Show do Pintor Profissional - Edição 214

SHOW DO PINTOR • JAN FEV 2021 13 regular a potência dos equipa- mentos na área de solda e utilizar vernizes de secagem rápida para reduzir o consumo de energia em cabine, entre outras ações. Ricardo Vettorazzi, gerente téc- nico da divisão de repintura da PPG, dá dicas simples para redu- zir o consumo de água. “É pos- sível implementar um sistema de reaproveitamento de água da chuva, monitorar o tempo de la- vagem dos veículos, utilizar pro- dutos de limpeza a seco quando possível, implementar sistemas de lixamento a seco, monitorar o consumo e ter certeza de que não existem vazamentos, entre outras ações que podem evitar o desperdício”. CONSCIENTIZANDO A EQUIPE Para obter a redução do desperdício, dedicação do time e consciên- cia sobre a importância do assunto para despertar a responsabilidade nos funcionários, é essencial que eles saibam quais são as consequên- cias financeiras, além de treinamentos de pintura, colorimetria e gestão. Uma equipe treinada e capacitada utiliza todos os produtos dentro dos pa- drões técnicos de melhores práticas recomendados pela indústria, garan- tindo que os benefícios oferecidos por eles sejam explorados ao máximo, trazendo maior produtividade e evitando o retrabalho, que compromete a qualidade, o prazo de entrega do carro e todo o andamento do processo realizado pela empresa. “De nada adianta investir na compra de produtos e equipamentos de qualidade e alta tecnologia, se a equipe técnica responsá- vel pelo processo não possuir o conhecimento necessário e estiver treinada para utilizá-los da forma correta”, explica Vettorazzi. AUXÍLIO DA INDÚSTRIA A Sikkens oferece aos clientes da marca o curso de BMT, no qual comparti- lham boas práticas de gerenciamento da oficina. “Abordamos, entre outros assuntos, que o cliente deve controlar mês a mês o consumo de produtos, comparando as peças que foram pintadas versus o consumo teórico que sugerimos com base em nossa expertise. Também motivamos os clientes a alcançar a diminuição de custo por meio do uso de tecnologia com alto rendimento, que reduz o tempo de processo, aumentando a produtividade da oficina. A utilização do nosso primer UV, com secagem de 3 a 5 minu- tos, é um exemplo. Durante nossas visitas técnicas e treinamentos, refor- çamos a utilização do programa ColorPro, que indica a cor e qual quanti- dade exata de tinta que será utilizada para cada reparo, evitando, assim, o desperdício de produto”, explica Alex Paz, supervisor técnico da AkzoNobel. A PPG disponibiliza um programa de marketing chamado MVP – Maximum Velocity Performance, que é uma consultoria especializada, direcionada para proprietários e gestores de oficinas, aplicando na prática a metodo- logia de “Lean Six Sigma”. Essa metodologia proporciona o foco no fluxo contínuo da oficina, visando a redução de perdas, eficiência no processo e aumento da rentabilidade. “O treinamento disponibiliza análises técnicas e ferramentas para que esses profissionais identifiquem as oportunidades de melhoria em suas empresas e levam esses materiais como fonte de consul- ta. Além disso, todas as apostilas de treinamentos da PPG descrevem os processos e melhores práticas para que o desperdício seja evitado e as melhores práticas sejam adotadas pela oficina”, conta Vettorazzi. Nos cursos de repintura, a WEG sempre aborda os assuntos como utilizar a quantidade recomendada e os métodos de aplicação forneci- dos pelo fornecedor. “Disponibiliza- mos aos clientes um guia ilustrativo sobre o tema de Diluição e Catáli- se, facilitando o entendimento das quantidades necessárias de cada uma das tintas e seus respectivos catalisadores e diluentes, que está disponível no site www.weg.net/ linhaautomotiva/pt/downloads”, explica Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas. A Sherwin-Williams Divisão Automotiva possui um Centro de Treinamento com profissionais capacitados e uma estrutura completa para receber pro- fissionais de todo o Brasil e da América do Sul. Há cursos especializados de acordo com a necessidade do cliente. “Nesses treinamentos ministrados, busca-se sempre melhorar tecnicamente o profissional, instruindo-os com as melhores práticas para evitar o desperdício, o retrabalho e como isso aumentar a produtividade da oficina”, conta Alves. PRODUTO VENCIDO Para tentar corrigir o problema com o vencimento dos produtos, uma boa gestão do estoque pode auxiliar. Com maior clareza dos materiais que são utilizados, materiais pontuais podem ser comprados para atender às neces- sidades específicas, sem que seja preciso estocá-los. Além disso, o uso de cores feitas em sistemas tintométricos reduz a necessidade de compra de grandes volumes. Oliveira, da WEG Tintas, ressalta a importância da gestão no processo. “Deve ser tomada para acompanhar a realização das ativida- des por parte dos colaborares para entender onde pode estar ocorrendo o desperdício. Lembramos que isto deve ser educativo e não uma ameaça, sendo que é uma forma de ensinar os funcionários a utilizar melhor”. IDENTIFICANDO O DESPERDÍCIO Se o processo de orçamentação do serviço é realizado de maneira correta pela oficina, o melhor indicador é a representatividade do custo dos produ- tos utilizados na repintura sobre o valor de ticket médio do serviço prestado. É muito importante que a empresa acompanhe mensalmente a evolução da representatividade desse custo e entenda quais fatores influenciam na variação. “Há outros indicadores, como o índice de retrabalho na pesagem das misturas das cores e o índice de retrabalho do processo geral de pintu- ra, que também sinalizam de maneira eficiente o consumo desnecessário. Afinal, se os retrabalhos estão acontecendo, isso significa que mais produto está sendo consumido desnecessariamente. Independentemente dos indi- cadores adotados, o mais importante é que o acompanhamento seja feito periodicamente e para todas as variações, positivas ou negativas. Assim, é possível identificar as causas para corrigir o que estiver gerando prejuízo e reforçar/replicar o que for positivo para o processo”, conta Vettorazzi.

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