Show do Pintor Profissional - Edição 214

SHOW DO PINTOR • JAN FEV 2021 7 tintas de categoria superior, como standard, pre- mium e super premium”. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE O Programa Setorial da Qualidade, conhecido como PSQ, é uma ferramenta que, orientado pe- las normas técnicas, realiza análises frequentes e sistemáticas dos atributos das tintas imobiliárias. Criado em 2002, o PSQ já analisou mais de 17 mil amostras de tintas e realizoumais de 44mil ensaios de desempenho paramensurar e embasar as ações para a melhoria da qualidade. E o resultado direto do programa é que, quase 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas no país atendem aos padrões de qualidade. Ao escolher uma tinta listada como qualificada, o pintor e o consumidor final estão ad- quirindo um produto testado e aprovado em rela- ção ao cumprimento de padrões mínimos exigidos pelas normas técnicas no que se refere a poder de cobertura, durabilidade e resistência. Participamdo PSQ - Tintas Imobiliárias 35 empresas, que contam com 48 unidades fabris localizadas em 14 Estados, nas cinco regiões do Brasil. Essas empresas representam aproximadamente 85% do volume total de tin- tas imobiliárias vendido nacionalmente e, juntamente com outras empresas que produzem dentro da conformidade, contribuem para que 9 em cada 10 litros de tinta produzidos no Brasil, hoje, cumpram os requisitos estabeleci- dos nas normas técnicas. O Inmetro também pode validar a tinta como um produto de qualidade. Já as tintas não conformes ou sem o selo do Inmetro, exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria - levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com apli- cação e repintura. Todos os detalhes do programa estão disponíveis no site www.tintadequalidade.com.br . PINTOR AUXILIANDO O CLIENTE Os pintores conhecem os produtos como ninguém e têm papel fundamental na indicação de tintas adequadas para que a reforma alcance os resultados desejados. Muitas vezes, os consumidores sabem o que buscam com a tinta, seja com um determinado efeito ou benefício, mas não têm informações ou fundamentos sobre as necessidades da superfície e os atributos diferencia- dos de cada produto, que poderão também agregar a jornada da pintura. “Para isso, a Suvinil se mantém próxima aos profissionais da pintura, ofere- cendo cursos de capacitação, informações qualificadas, conhecimento vasto sobre diferentes produtos, técnicas e o setor como um todo, além de um portfólio completo que apoia e atenda suas demandas. Além disso, a marca lançou recentemente um perfil do Instagram @pintouduvida_suvinil, ex- clusivamente pensado para oferecer todo apoio aos pintores e aplicadores, apresentando recomendações, dicas e trocas por meio de lives, palestras e conteúdos unicamente criados para esse público”, detalha Rafael Boin, gerente de Marketing Produto Suvinil e Glasurit. ECONOMIA EM LONGO PRAZO Se comparado apenas o preço, sem dúvida, a tinta econômica será mais atra- tiva, mas realizando análise em longo prazo, é possível perceber que nem sempreapenas esteaspectopode ser considerado. Seoambiente for residen- cial, tiver crianças e animais, omais econômico financeiramente é a premium ou super premium, pois as paredes terão uma cobertura de mais resistência à lavagem, retirando com facilidade manchas de chocolate, ketchup, café, refrigerantes, sucos e lápis de cor, entre outras - saindo a sujeira e não a cor. Novamente fica claro a importância do pintor no processo de auxílio na compra, o profissional consegue enxergar as características em longo prazo do produto. “Por durarem mais tempo, se tornam economicamente mais viáveis no longo prazo. E não somente em um grande espaço de tempo, pois os benefícios são mais que econômicos, e possuem, especialmente, baixo odor e aditivos especiais”, explica Guilherme Mendes, diretor-geral para a América do Sul da Tintas Renner by PPG. Argemiro Sanches, gerente de marketing da Tintas Eucatex, complementa esclarecendo os motivos do investimento ser vantajoso. “A categoria pre- mium é mais resistente ao tempo, mais durável, as cores desbotam menos. E lembro que o mais caro da pintura é a mão de obra, portanto, a escolha do consumidor deveria ser uma tinta super premium”. OBSERVANDO OS DETALHES Renato Panzuto, gerente de Produto para Paredes de Interior da AkzoNobel para a América do Sul, explica que todas as tintas dentro de uma mesma categoria são iguais ou similares, mesmo quando fazem parte de programas de qualidades. A segmentação das tintas em níveis de qualidade estabelece os parâmetros mínimos que os produtos precisam alcançar para serem classificados dentro de cada categoria. “Nós acreditamos na importância de segmentar as tintas premium que são para uso interior e as que são para uso exterior. Isso não significa que as tintas para exterior são auto- maticamente melhores ou mais resistentes que as tintas para interior em qualquer uso ou condição, mas sim que cada uma delas foi desenvolvida levando em conta o conjunto específico de atributos que vai entregar o mais alto desempenho em cada situação. É um dos aprendizados que nos- sa atuação global nos permite trazer para atender às necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento e criação de valor no mercado”.

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