Show do Pintor Profissional - Edição 215

SHOW DO PINTOR • MARÇO 2021 14 GESTÃO No ano passado, os proprietários da oficina Jardim Anália, zona leste de São Paulo, perceberam que era o momento de transformar algumas áreas da empresa e inves- tir na experiência do cliente. A motivação aconteceu logo nos primeiros meses da pandemia, quando o movimento caiu consideravelmente, pois o maior público do estabelecimento era de veículos de seguradora e, com o isolamento, esses veículos ficaram guardados na garagem. Os sócios Sidnei Calamita e Tiago M. Martins não perderam tempo e decidiram que, além de atender as seguradoras, iriam investir no cliente particular. “Confiamos tan- to na qualidade do nosso serviço, que oferecemos três anos de garantia emqualquer defeito de funilaria e pintura: desplacamento, aparecimento de mancha, queda de brilho, entre outros. Temos grande potencial para aumentar o alcance de atuação da oficina”, conta Tiago M. Martins. O primeiro passo foi realizar um estudo na região e descobriram que estão em um local privilegiado e com capacidade para atingir até 76 mil clientes potenciais. Dessa forma, iniciaram o plano de ação, que englobava di- vulgação massiva nas redes sociais e panfletagem. O plano está surtindo resultados. “Estamos recebendo muitos clientes novos e queremos fidelizá-los, criar uma rela- ção de confiança. Para isso criamos o serviço chamado Carro Seguro Família Feliz, que é um plano de manutenção do carro. Assim que o automóvel chega na oficina para realizar algum serviço, o veículo recebe uma análise das condições de freios, suspensão, óleo, filtros, entre outros. O checkup pode ser refeito a cada três meses, em um período de um ano. O cliente recebe essa análise sem custo adicional e a oficina tem a base de dados desse carro. A cada três meses o gerente da oficina en- tra em contato com o cliente, agendando o próximo checkup. Caso o cliente deseje estender o benefício para o ano seguinte, basta a realização de algum serviço na oficina. Pode ser uma simples troca de óleo”, conta Martins. Outro serviço implantado para agregar valor foi a instalação do delivery. Após o agendamento prévio, um técnico especializado faz a retirada do veículo onde ele es- tiver e, após a realização dos serviços e reparos necessários, o veículo é higienizado, pulverizando álcool 70%, entre outros procedimentos, e o carro é entregue conser- tado ao cliente. Por enquanto, a facilidade é restrita ao bairro. O serviço de acom- panhamento online é mais um diferencial do estabelecimento. “Eu gosto de dizer que fazemos um blog do carro. Por meio de um sistema, o cliente consegue acessar todas as etapas que estamos realizando. A cada novo procedimento, o cliente con- Tiago M. Martins, sócio da Jardim Anália OFICINA JARDIM ANÁLIA REFORMULA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EXPANDIR ATUAÇÃO AMPLIANDO A RELAÇÃO DE CONFIANÇA segue acessar as imagens e a descrição completa da execução: funilaria, pin- tura, montagem e todo o serviço”, explica Martins. PARCERIA COM O FABRICANTE Martins atribui parte do sucesso da qualidade en- tregue aos clientes à par- ceria com a AkzoNobel. “Eu diria que a AkzoNobel tem 50% de responsabili- dade no bom funciona- mento da oficina. A linha de material de reparo rá- pido é excelente, o tempo de cura é muito veloz e a qualidade excepcional. Um serviço que levaria quase três dias para ser executado, com os produtos da AkzoNobel é possível fazer em até 4 horas. Eu já utilizei tintas de outros fabricantes, mas os produtos da AkzoNobel, realmente, são diferenciados. Eles oferecem garantia de 2 anos, desde que se sigam todos os pro- cedimentos.” A assistência técnica é outro ponto que agrada muito ao sócio. “Todas as vezes que precisei, o atendimento foi ágil. Já teve casos de técnico vir in loco na oficina para ensinar nova tecnologia”, lembra Martins. A oficina também utiliza o espectrofotômetro da marca e o proprietário do estabe- lecimento descreve os atributos do aparelho: “Garante 100% da tonalidade. A má- quina faz a leitura e informa a cor exata do veículo. A ferramenta é fantástica, reduz muito a questão do retrabalho”, finaliza Martins.

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