Show do Pintor Profissional - Edição 216

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2021 21 entroemcontato compessoas domundo todo, perguntandodas técnicas que elas utilizam. Praticamente todos são solícitos e ensinam novos métodos”. Para se tornar referência na área, primeiramente, a partir de estudos e trei- namentos, é preciso adquirir conhecimento sobre as técnicas de pintura e quais são os melhores produtos para a criação de cada efeito. Para Rafael Boin, gerente de marketing de produto da Suvinil e Glasurit, com isso, o pro- fissional terá repertório para praticar, experimentar, aperfeiçoar a técnica e criar seu portfólio, que servirá como registro e divulgação de seu trabalho. “É importante estar sempre em busca das novidades do mercado e se atualizar para acompanhar as evoluções e tendências no universo da pintura.” Para o profissional interessado em atuar com efeitos, é interessante di- vulgar constantemente o trabalho para os clientes atuais e futuros. “Em todas as minhas conversas com os pintores profissionais, sempre digo que o pintor tem duas profissões: vendedor e pintor. Entrar em contato, fazer uma amostra são técnicas de vendas, que um pintor profissional tem total condições de realizar”, conta Luiz Fernando Marques Coelho, gestor co- mercial e comunicação da Ciacollor. APRESENTAÇÃO Patricia Haither, analista de marketingda Futura Tintas, incentiva os pintores a criar um portfólio. “Uma dica é fotografar seus efeitos, os ambientes an- tes e depois e levar junto na hora de apresentar o orçamento. Além disso, testar as técnicas num pequeno painel de madeira e levar junto na hora da apresentação. Isso estimula o cliente, gera notoriedade para o profissional”. Alberto Lotz, coordenador de treinamento de Tintas Decorativas da Akzo- Nobel, concorda e recomenda apresentar painéis com o efeito já aplicado. Esse recurso permite que o cliente toque e consiga visualizar melhor o efeito e como ele ficaria em seu ambiente.O pintor Rodrigues segue a dica e sem- pre leva os efeitos aplicados no momento de fazer o orçamento. “Muitas vezes, o cliente quer fazer apenas uma pintura convencional, mas quando descobre tantas possibilidades, decide por fazer o efeito em uma das pare- des. Olhando o efeito aplicado é diferente, a pessoa fica inspirada”. PARCERIA COM ARQUITETOS, DECORADORES E LOJISTAS Uma boa proposta de parceria é oferecer ao lojista fazer um efeito como amostra em alguma parede ou painel da loja. “Assim, lojistas e vendedores vão conhecer o modo de trabalho do pintor e, principalmente, o resultado de sua técnica. Ele ganha confiança e credibilidade e o lojista ganha um pai- nel para estimular consumidores”, conta Patrícia, da Futura. Vitor Cybis, gerente de marketing e trade marketing da Sherwin-Williams, sugere que os pintores participem de eventos, treinamentos e workshops sobre cores, tendências e temas de interesse dos arquitetos e designers, para ampliar a sua rede de contatos e aumentar a rede de relacionamentos. As mídias sociais são outra ferramenta capaz de fazer inúmeras parcerias e encontrar muitos clientes. Rodrigues conta que, para aumentar sua visibili- dade na internet, impulsiona algumas publicações e o trabalho vem surtido muito efeito. CURSOS A Universidade Futura Tintas oferece treinamentos que são realizados em parceria com os lojistas. Nessas aulas, os pintores assistem à explicação do educador, conhecem o efeito pronto e, em seguida, experimentam o produ- to e aplicam a técnica ensinada. A Academia Coral, plataforma de treinamentos com foco na formação e de- senvolvimento de pintores, disponibiliza mais de 40 treinamentos gratuitos, entre eles as técnicas para os efeitos especiais cimento queimado, velvet, nuage e mármore, entre outros treinamentos. Ao término de cada curso, é disponibilizado um certificado de conclusão.  Já nos cursos práticos da AkzoNobel, os profissionais passam um dia apli- cando os efeitos e podem realizar todas as etapas. “Acreditamos que a aplicação de efeitos realizados em placas pequenas sobre mesas ofere- çam ao pintor o mínimo de habilidade, por isso, um diferencial dos nos- sos cursos presenciais é que disponibilizamos superfícies grandes (1,8 m altura x 1,2 m largura), na posição vertical, ou seja, levamos para os pintores uma condição mais próxima da realidade”, conta Renato Pan- zuto, gerente de produto para paredes de interior da AkzoNobel para a América do Sul. Devido à pandemia, os cursos práticos estão suspensos por tempo indeterminado. A Tintas Alessi, em parceria com as lojas de tintas e pintores, está realizan- do aplicações dos efeitos para criar espaços para demonstração do produto e também treinamentos para profissionais com interesse de aprimorar ou aprender técnicas de aplicação. “Está é uma maneira do profissional apre- sentar seu trabalho e se tornar referência na aplicação da linha decorativa”, acredita Fabiana Cristovão, analista de marketing da Tintas Alessi. Trabalhos do pintor Rodrigues

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