Show do Pintor Profissional - Edição 219

SHOW DO PINTOR • JULHO 2021 10 PRODUTOS ECOLÓGICOS EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSUMIDOR TEM PREFERÊNCIA POR PRODUTOS E SERVIÇOS MENOS POLUENTES A preocupação com a utilização de produtos ecológicos é cada vez mais comum em todos os setores da sociedade. Em relação às oficinas, mui- tos clientes gostam de saber que os produtos que utilizam, minimizam os impactos ao meio ambiente, emitindo menos VOC (compostos or- gânicos voláteis) à atmosfera, e isso também está acontecendo neste momento de pandemia. Para Vanessa Rossi, especialista de marketing da Skylack Tintas, o consumidor, no geral, busca marcas que estão di- retamente ligadas aos seus princípios e modo de vida, por se identi- ficar com elas. “Num mundo cada dia mais sustentável e preocupado com essa temática, a oficina que mostrar sua marca como amiga do meio ambiente irá, com certeza, atrair a atenção dos clientes com esse perfil, um público que vem crescendo a cada ano.” A busca por produtos ecológicos é algo crescente, visto que há dis- cussões globais em curso sobre o meio ambiente. A tendência é que a procura por esse tipo de produto aumente, uma vez que a cons- cientização acerca do tema se intensifica. Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas, observa que a redução da emissão de sol- ventes preserva o meio ambiente e a saúde do profissional que traba- lha na reparação, além de proporcionar uma entrega do veículo mais rápida, pois é de fácil aplicação e melhor acabamento. “Para implan- tação do sistema base água, é necessário um espaço reservado para máquina e balança, além de pequenas adaptações, como verificação da qualidade da linha de ar e pistola dedicada ao produto base água”. COBRANÇA DOS CONSUMIDORES Os consumidores preferem empresas com responsabilidades e práti- cas sustentáveis. E isso não é diferente quando falamos em oficinas de pintura e repintura automotiva. O mundo tem passado por gran- des transformações e a preocupação com questões ambientais ganha cada vez mais espaço na sociedade. Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de Repintura Auto- motiva da PPG, cita a popularização do termo ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governan- ça, em português) como exemplo disso. “O crescimento das ações é uma prova de como o mundo está de olho em soluções sustentáveis oferecidas por empresas de diferentes setores e tamanhos. Hoje, o consumidor exige tanto a qualidade dos produtos e serviços quanto a procedência deles”, conta Vettorazzi. CRESCIMENTO CONSCIENTE Cada vez mais as legislações serão renovadas, cobrando com maior rigidez o controle sobre a emissão e geração de resíduos no Brasil. Contudo, a falta de uma legislação mais rígida não obriga a que as oficinas utili- zem somente produtos à base água. Para Ricardo Rodas, gerente de produtos da Sherwin-Williams, a busca por produtos base água e de baixo VOC vai aumentar quando existir legislação especifica. “Somente oficinas que se dedicam ao au- mento da produtividade, buscam mais qualidade e sustentabilidade nos proces- sos que utilizam esses produtos, porém quando a necessidade realmente existir, essas oficinas já estarão aptas e prontas para as novas exigências, e será uma grande vantagem competitiva. Quanto ao crescimento, a escolha de produtos de alta tecnologia e baixo VOC é um dos pilares da profissionalização e crescimento das oficinas. Desta forma, a utilização de produtos convencionais pode limitar muito tal crescimento.” NEGÓCIO SUSTENTÁVEL Alex Paz, supervisor técnico da AkzoNobel, tem notado que, com a queda de de- manda de carros nas oficinas devido à pandemia, os clientes têm focado mais na sustentabilidade do negócio do que especificamente em produtos ecológicos. “Temas como captar mais carros e gerenciar melhor seus custos estão ainda mais em evidência neste momento. Por exemplo, cresceu muito a procura por nosso treinamento BMT, que é focado na gestão do negócio”. MUDANÇAS ECOLÓGICAS Além da utilização de produtos à base água, que exige pequenas adaptações e treinamento da equipe, uma oficina que pensa em sustentabilidade deve consi- derar o uso e descarte adequado das tintas e produtos. A oficina também pode gerenciar outros recursos, como o uso da energia elétrica, consumo de água, am- biente de pintura com exaustão adequada e redução de resíduos de produtos au- xiliares (como lixas, empapelamento). Fabiana Verbickas, líder de desenvolvimento de produto da Axalta, lembra que utilizar produtos considerados mais produtivos, que fazem mais reparos em menos tempo, diminui o consumo de produtos e de energia. “Além de sempre fazer separação dos resíduos, a captação de água da chuva para reutilização e utilizar pistolas de boa qualidade para evitar desperdícios de produto, pois são atitudes simples, que podem fazer a diferença e proporcionar um ambiente mais ecológico”.

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