Show do Pintor Profissional - Edição 219

SHOW DO PINTOR • JULHO 2021 15 NOVO PRIMER O primer e o verniz da linha  Sikkens Classic, utilizada pelo customizador em seus projetos, ganharam o selo “Batistinha Edição Limitida”. As novas embalagens também marcam outra novidade, a renovada fórmula do Primer Classic, disponível em três versões de cor: branco, cinza claro e cinza escuro. Entre suas características e diferenciais, vale destacar o alto poder de enchimento, sendo aplicado em grandes áreas ou retoques, prevenindo o mapeamento. Além disso, o produto não empas- ta na lixa, proporcionando melhor produtividade no processo de lixamento. E mais: a nova cor cinza claro traz um contraste no desbaste que funciona como controle de lixamento. A fabricante também recomenda uma nova relação de mistura, sendo 5 partes de primer para 1 parte de enducedor. A METÁFORA DO TUBARÃO NO TANQUE Por: Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas @filipecolombo No mundo dos negócios, é muito comum utilizar-se de metáforas para passar men- sagens importantes. Por isso, hoje vou lhes contar uma que aconteceu nos anos 80. A indústria pesqueira do Japão notou que um problema estava acontecendo. Com o passar dos anos, os peixes estavam cada vez mais distantes da costa, pois o país tem um alto consumo de peixes em seu cardápio. Para solucionar isto, tornou-se necessário construir embarcações maiores e viajar por mais dias para ter acesso aos grandes cardumes. Essa parte foi de fácil solução. Os navios foram construídos, as viagens foram realizadas e os peixes foram encontrados, porém um novo desafio emergiu. Como os dias de viagem eram mais longos, os peixes já não chegavam tão frescos como antigamente e isso prejudicou a qualidade e fez com que o consumo caísse. Novamente foi criado uma solução. Construir navios ainda maiores e colocar tanques de água dentro dos navios para que os peixes chegassem vivos à costa. A ideia parecia boa, mas.... não deu certo. Os pei- xes chegavam sim frescos, mas o gosto não era o mesmo, pois dentro dos tanques, com comida à vontade e sem predadores naturais, esses peixes fi- cavam parados, preguiçosos e inativos, e isso mudava o sabor da sua carne. Foi neste momento que surgiu uma ideia que inicialmente parecia um ab- surdo. Colocar pequenos tubarões nesses tanques, para que os peixes se sentissem ameaçados e se movimentassem constantemente em busca de sobrevivência durante a viagem. Logo vieram as objeções de que muitos peixes morreriam no trajeto e isso poderia não valer a pena. Mesmo as- sim, algumas empresas decidiram testar a ideia. O resultado foi que, sim, alguns poucos morriam no caminho, mas o sabor e frescor estavam de volta e o consumo voltou a crescer. Eu escutei esse caso no início da minha vida como gestor e nunca mais es- queci. Mesmo tendo acontecido do outro lado do mundo, e com um seg- mento de mercado totalmente dife- rente do que eu atuo, essa se trans- formou em uma excelente metáfo- ra para o mundo corporativo. Todas as empresas, pre- cisam permanen- temente de tuba- rões no tanque. O que isso quer dizer? Todas as empresas, principalmente as já estabelecidas no mercado, acreditam que tem seu futuro garantido e terão uma vida longa e próspe- ra. Mas isso não existe mais. É preciso se reinventar o tempo todo e estar aberto ao novo, ao diálogo, à novas soluções antes não pensadas. Basta ver alguns exemplos atuais, como Uber, Spotify e Netflix. Cada uma destas empresas transformou a forma como as pessoas dialogam com transportes, músicas e filmes. A metáfora do tubarão também serve para as pessoas demtro das em- presas. A grande maioria de nós, busca trabalhar em ambientes seguros, cercado de pessoas que pensam semelhante, assegurando o mínimo pos- sível de contradições e desconforto. É a busca, consciente ou não, pela zona do conforto. Da mesma forma que os peixes dentro dos tanques, esse comportamento nos transforma em “peixes preguiçosos”, quando o que realmente precisamos é dos “tubarões” que pensam diferente e que nos desafiam. Tubarões geram inquietude, receio e preocupação. Eu sei que parece ruim, mas são os tubarões que criam um ambiente de desafio constante que faz com que nós como indivíduos, como times e como organização evoluir e se desenvolver. Para finalizar, minha dica é: tenha um tubarão em sua vida! “Os produtos Sikkens Classic têm papel estratégico para a marca, e a parce- ria com o Batistinha nos traz importante feedback para o trabalho continuo de inovação da linha”, afirma Sandro Lemos, gerente de Segmento de Mer- cado da AkzoNobel. ARTIGO

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=