Show do Pintor Profissional - Edição 219

SHOW DO PINTOR • JULHO 2021 20 SISTEMAS TINTOMÉTRICOS A possibilidade de pintar um imóvel com qual- quer cor que o cliente procurar. É basicamente isso que fazem as máquinas tintométricas en- contradas nas mais de 60 lojas da Pinta Mundi Tintas, espalhadas pelo Brasil. Com o sistema, é possível dizer que não há limite para a criativida- de, já que cada marca trabalha, em média, com mais de 2 mil opções de cores. Os franqueados do estabelecimento têm a opção de trabalhar com os sistemas tintométricos da Suvinil, Coral e Sherwin-Williams. As marcas têm seu sistema próprio e único, desenvolvido nas máquinas das marcas Corob ou Fluid, que dis- ponibilizam seis opções de equipamento cada. Quando o lojista compra uma máquina, ela servi- VANTAGENS PARA O CLIENTE E PARA O LOJISTA EQUIPAMENTO OFERTA MILHARES DE CORES AO CONSUMIDOR E REDUZ O ESTOQUE DO ESTABELECIMENTO rá apenas para uma das marcas de tinta. “Esse é um sistema bem prático de ser operado, apesar do alto nível de sofisticação de produto apresen- tado. O cliente escolhe no catálogo de opções a cor que ele deseja e o sistema coloca o código. Também é necessário definir outros quesitos, como o tipo de acabamento - se é fosco ou ace- tinado, por exemplo, - e a quantidade de tinta que vai ser feita. Com as opções feitas, vai tudo para o batedor e o produto está pronto”, explica Henry Safra, gerente de implantação e operação de franquias na Pinta Mundi Tintas. RAZÕES PARA TER O SISTEMA Safra explica que são muitas as vantagens em trabalhar com as máquinas tintométricas. A pri- meira delas é a fidelidade. Quando o cliente opta por uma tinta personalizada, ele terá a certeza que vai encontrá-la novamente, exatamente com a mesma tonalidade. E, mesmo com um catálo- go repleto de opções de cores, os lojistas podem trabalhar com um estoque reduzido, já que não precisam armazenar uma grande quantidade de tinta pronta e podem reservar o espaço, em sua maioria, para as bases que são usadas na fabri- cação das tintas. “Os clientes ficam tranquilos ao saber que não faltará a tinta que escolheram”, comenta Safra. Utilizando o sistema de cores da Pantone, é pos- sível ainda que o cliente compre cores que não fazem parte da marca pela qual optaram. Para isso, o pedido é enviado para a fábrica, que bus- ca desenvolvê-las. “Existe, também, a opção de querer inventar uma cor. O mercado está sempre evoluindo e é muito raro que um pedido não seja atendido. Nós pedimos as cores para as marcas, eles fazem, nos enviam a formulação e colocamos na máquina. Não existe limite e as marcas estão investindo cada vez mais em tecnologia e na me- lhoria desses equipamentos”, ressalta Safra. PROCURA Nas lojas da Pinta Mundi, as vendas de tin- tas feitas no sistema tintométrico represen- tam cerca de 30% do faturamento. Um nú- mero elevado, considerando a quantidade de produtos que as unidades oferecem e que outras mercadorias - como a tinta branca e a massa corrida - também têm bastante saída. Para que o franqueado encontre a melhor opção para sua loja, a equipe de operações faz todo um trabalho de análise na região em que a unidade está instalada. Isso faz com que o público dali te- nha suas necessidades atendidas e isso fortalece ainda mais a fidelidade com o consumidor. Henry Safra, gerente de implantação e operação de franquias na Pinta Mundi Tintas.

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