Show do Pintor Profissional - Edição 221

SHOW DO PINTOR • SETEMBRO 2021 26 GESTÃO À medida que um pequeno negócio cresce, vai naturalmente aumentando a complexidade de sua administração. O empresário, que antes fazia tudo praticamente sozinho, começa a sentir a necessi- dade de dividir tarefas, contratar mais pessoas e ter outros sócios, em alguns casos. Para ajudar na tarefa, o Sebrae pode ajudar. GESTÃO FINANCEIRA O conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execu- ção, análise e controle das atividades financeiras do pequeno negócio é chamada de gestão financei- ra. Obter o máximo de lucro - ou resultado. Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é tomar uma decisão importante: separar o dinheiro do pequeno negócio do dinheiro das despesas particulares. É praxe misturar a pessoa física com a pessoa jurídica nos pequenos negócios. O caixa para pagar e receber é um só e isto atrapalha ou impede a gestão financeira do pequeno negócio. AS TRÊS FRENTES DE AÇÃO DA GESTÃO Gestão do caixa no dia a dia: administrar as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros. Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, modernizar, abrir novas unida- A NECESSIDADE DA BOA ADMINISTRAÇÃO PARA O PEQUENO NEGÓCIO FOCO NAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS COMO RECURSOS HUMANOS, CONTROLES DE CUSTOS, ESTRUTURA FÍSICA E GESTÃO COMERCIAL É FUNDAMENTAL PARA OS BONS RESULTADOS des, comprar novas máquinas e equipamentos. Gestão de crises: é um assunto pouco comen- tado, mas muito frequente. Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, enfim, fazer escolhas difíceis em tempos difíceis. GESTÃO FINANCEIRA DO CAIXA NO DIA A DIA É importante que o empresário tenha um pou- co de conhecimento de vários aspectos relati- vos à administração, tais como custos, forma- ção de preços, recursos humanos e marketing. Administração do dinheiro exige tempo, dedica- ção e conhecimento. Nem sempre o empresário de pequeno negócio se dedica a analisar qual a melhor solução para os problemas financeiros, entre eles, a falta de recursos para manter as contas do empreendimento em dia. É importante ainda saber a diferença entre regi- me de competência e regime de caixa. Cuidado para não confundir os termos e também os con- troles. Quando é falado em Receitas, Despesas, Custos, Lucro ou Prejuízo estamos utilizando ter- mos contábeis, geralmente apurados pelo regi- me de competência. Na contabilidade, via de regra, o termo DRE - De- monstrativo de Resultado do Exercício baseado neste regime, ou seja, os lançamentos da em- presa devem ser reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

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