Show do Pintor Profissional - Edição 222

24 SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2021 ESPAÇO DOS PINTORES Em um certo dia, na aula de estratégia para ne- gócios, meu professor citou uma passagem de um livro que contava que havia um peixe muito grande e desengonçado, com dificuldades para caçar sua comida, colocando assim em risco a sua existência! E por esse motivo, ele tinha traça- do uma nova estratégia, conhecida como plano B, que o fazia ficar encostado em cantos escuros à espera de uma oportunidade. Por não ser ágil e, muitas das vezes, parecendo estar em um estado de catalepsia (incapacidade total de se mover), alguns outros peixes achavam que ele estava morto e vinham “mordiscá-lo”, sem causar muitos efeitos. E quando passavam próximo de sua boca, ele os engolia rapidamente, assim ele se alimentava, sem fazer muito esforço. Em todos os tipos de negócios, é preciso ter um plano B, e deve ser traçado estrategicamente em silêncio, é a regra básica da competição! Trazendo para o negócio da pintura, você, como pintor profissional, já pensou quantos outros pintores usam as mesmas táticas que você usa para prospectar novos clientes e se alimentar? Quando digo alimentar, estou usando uma figu- ra de linguagem, o que quero dizer é como levar o dinheiro do seu trabalho para dentro de casa, PINTOR, QUAL É O SEU PLANO B? Por: André Nogueira, pintor profissional pagar as suas contas e garantir o seu sustento. Infelizmente, devido a vários fatores, a popula- ção economicamente ativa, com emprego fixo, tem diminuído muito nos últimos anos, mas é preciso seguir em frente, adaptar as opções de competências para conseguir se manter. Os tem- pos estão difíceis e as pessoas estão se virando cada vez mais para conseguir se manter de pé, e o ramo da pintura é uma das portas de entrada supostamente mais fáceis para esse público, pois a ideia que se tem sobre pintura é simplória, com o entendimento de que basta apenas rolar tinta na parede. Sabemos que isso não é nem de longe uma ver- dade, então, como fazer para se diferenciar des- ses profissionais? Como em qualquer área de negócio ou serviços é preciso inovar, é preciso se reinventar, criar novas perspectivas e opor- tunidades. E a melhor forma de fazer isso é ler, pesquisar, se atualizar, aprender cada dia mais sobre o mercado de pintura, processos, normas, procedimentos, produtos, gestão, qualidade, lojistas, fabricantes, concorrentes, ferramen- tas, equipamentos, dicas e o principal: network. Ufa, é realmente muita coisa! Essa história de cada um no seu quadrado no pla- no profissional é uma bobagem. Hoje, é preciso sair e verificar o que está acontecendo fora dele, use a internet, o Instagram e o WhatsApp a seu favor, pois são ferramentas poderosas. Se você só pinta, aprenda a fazer efeitos decorativos, se já faz efeitos decorativos, olhe para cadeia pro- dutiva da pintura e veja o que é possível ser feito. Por exemplo, se ao invés de só pintar as paredes de drywall, busque conhecimento para montar essas mesmas paredes e, consequentemente, fazer a pintura. Abra seu leque de opções, mon- te seu plano B e vá pra cima. Qual seu plano B para amanhã? O naturalista Charles Darwin, em 1859, responsável pela teoria da evolução ou se- leção natural, propôs que as características mais vantajosas para uma determinada população e ambientes seriam naturalmente selecionadas para uma melhor adaptação e sobrevivência das espécies. E como espécie, qual a adaptação que você está fazendo para sobreviver nesse negó- cio que, a cada dia que passa, tem se tornado mais competitivo! Saia do estado de catalepsia, essa tática só serviu para o peixe citado no início deste texto, busque por novas oportunidades e se reinvente todos os dias, pois como o peixe, se alimentar é preciso.

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