Show do Pintor Profissional - Edição 222

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2021 44 TENDÊNCIA DE CORES Após um período de tantas mudanças, em um momento de reflexão sobre os efeitos de uma pandemia mundial, o Colour Futures - estudo de cores e tendências de comportamento da AkzoNobel - pretende traduzir os anseios e necessidades de uma população que tem vivenciado experiências singu- lares, com um novo modo de viver, trabalhar, estudar, morar e interagir. “A escolha do tema foi ‘Novos Ares e Redescobertas’, um conceito que trans- mite o desejo universal de reinvenção e revitalização de todos os aspectos da vida. A partir disso, surgiu A Cor do Ano da Coral, Melodia Suave, uma tonalidade que engloba e retrata o mote atual. A Cor do Ano é um azul claro arejado e fresco. Refletindo a imensidão do céu, ela traz um toque de natureza para o espaço interior e ilumina os ambientes da casa. Melo- dia Suave é também uma cor que combina com uma série de outros tons, desde neutros suaves a tons claros e alegres. Os efeitos da pandemia real- çaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa, o mundo que nos cerca. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo. Nossa cor do ano é um tom claro e revigorante que tem tudo a ver com esse novo jeito de viver”, diz Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel, em Amsterdã, coração da análise de tendências e cores do estudo que é re- alizado há 19 anos pela multinacional holandesa de tintas e revestimentos. Para garantir que as novas paletas sejam adequadas para o futuro, a Ak- zoNobel realiza, anualmente, uma ampla pesquisa e monitoramento de tendências globais. Um grupo de especialistas de design, arte, arquitetura e decoração compar- tilha com a empresa impressões em relações a aspectos sociais, culturais e comportamentais da atualidade para chegar na Cor do Ano, assim como nas quatro paletas que a acompanham, to- das sempre em harmonia com o tema central. Este ano, as dis- cussões foram remotas, online, realizadas em três dias de encon- tros. Profissionais de diferentes localidades, como China, Reino Unido, Rússia, Austrália, Estados Unidos e Cingapura compartilharam observações e percepções. O Brasil foi represen- tado, mais uma vez, por Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, designers de Cores e Superfícies. Apresentando Melodia Suave - Para o lançamento na América do Sul, uma produção foi especialmente desenvolvida para traduzir as tendências para a região, considerando os aspectos locais e com profissionais sul-ameri- canos. Com cerca de 10 minutos, conta com o arquiteto Maurício Arruda “MELODIA SUAVE” É A COR DO ANO DA CORAL AZUL CLARO AREJADO E LEVE DÁ O TOM NA MAIS RECENTE EDIÇÃO DO ESTUDO COLOUR FUTURES como diretor criativo. O filme também tem as participações das designers Adriana Pedrosa, Carlota Gasparian, Mariana Galante e Virginia di Leoni; da arquiteta Melina Romano; da influenciadora Nohelia Gardeazabal; do pin- tor profissional Fernando Freitas; do diretor de Marketing de Tintas Deco- rativas da AkzoNobel Henrique Striker; e da especialista de Colour Designer da AkzoNobel para América do Sul Priscila Perez.“Queríamos um filme que conversasse com os brasileiros e os sul-americanos, apresentando o nosso estudo e a cor para 2022, mas também retratando nosso estado de espírito e expectativas. Ele tem leveza, fluidez, arte e uma música que permeia toda a construção da narrativa”, comenta Priscila Perez, especialista de Colour Designer da AkzoNobel para América do Sul. A Cor do Ano da Coral também poderá ser vista nas redes sociais das marcas e estará na nova temporada do Você Renova do canal Discovery HH, no qual a apresentadora Eva Mota traz inspirações para revitalizar a casa. As cores de 2022 - Com base em Melodia Suave, a seleção de cores para 2022 vai de neutros suaves a tons claros, alegres e vibrantes, dando aos consumidores um amplo escopo para transformar seus espaços do jeito que quiserem. Ela se subdivide em quatro paletas fáceis de usar, que se relacio- nam diretamente com os insights da previsão de tendências estuda- das no ColourFutures: Cores para uma casa Versátil e Alegre, Cores para uma casa Leve e Natural, Co- res para uma casa Delicada e Afeti- va, Cores para uma casa Arejada e Iluminada. Entre os tons presentes, alguns conhecidos, como A Cor do Ano em 2017, 2019, 2020 e 2021, tons que seguem atemporais e se harmonizam com a nova proposta. O sentimento do momento é universal: depois de um período de isola- mento, queremos mais vida ao ar livre, a imensidão do céu. Queremos nos sentir revitalizados, olhar para fora e nos inspirarmos com novas ideias, de um futuro melhor, com mais momentos alegres. Como reflexo disso, este ano as cores vibrantes e os tons claros estão ressurgindo, talvez como re- presentação dessa nossa necessidade de positividade e de renovação. As 37 cores selecionadas na paleta ColourFutures de 2022 dão o suporte que as pessoas precisam para escolher os tons atuais que mais lhes agradam”, comenta Juliana Zaponi, gerente de comunicação em marketing e cor da AkzoNobel para a América do Sul. Conheça as tendências, paletas e várias ideias inspiradoras para usar essas cores de modo novo e transformador: Tendência #1: Casa Reinventada - Pequenas ou grandes, urbanas ou cam- pestres, nos últimos meses, as casas em todo o mundo tiveram que se tor- nar mais confortáveis do que nunca, à medida que nossas demandas au- mentaram. A vida no isolamento fez reavaliar do que realmente precisamos da casa do futuro. Para muitos, o home office veio para ficar, e a tendência de um lar multifuncional e flexível, também. Cores para uma casa versátil e alegre: Multicolorida e alegre, essa paleta leve e brilhante é indicada para reinventar a casa e delimitar espaços multi- funcionais. Com cores que se complementam, deixam o espaço divertido e

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=