Show do Pintor Profissional - Edição 222

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2021 6 ENTREVISTA A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, está completando 60 anos em 2021 e a principal mensagem que a empresa deseja passar aos pinto- res, arquitetos, designers, decoradores, colaboradores e clientes é que a fabricante não existiria sem cada um deles. Ao longo da história, a Suvinil demostra interesse genuíno em atender as necessidades de seus diferentes públicos e os números mostram que a marca está obtendo sucesso no seu objetivo. Mesmo com todo o cenário adverso ocasionado pela pandemia, a Suvinil cresceu em 2020 em seus resultados. A expectativa para 2021 é de mais um ano de crescimento em comparação ao ano anterior. Um dos fatores para o bom desempenho é que, logo no início da pandemia, a Suvinil agiu rapidamente, criando novas formas de se relacionar com seus públicos, com a organização de cafés online com clientes, webinars com co- laboradores, campanhas digitais, como a Suvinil Na Sua Casa - voltada para consumidores, profissionais de pintura, clientes da marca, além de arquite- tos, arquitetas e designers - e uma importante ação social para apoio aos pintores e pintoras de todo país. Forammilhares de conexões em2020. “Para continuar presente no dia a dia de seus públicos, mesmo que à distância, a Suvinil se adaptou e ampliou sua conexão por meio do ambiente online. A marca já caminhava nesse movimento, com ações que foram desenvolvi- das para colaborar com todos os públicos, e aproveitou 2020 para expandir essa atuação no digital, intensificando seus conteúdos e interações”, des- creve Renato Firmiano, diretor de marketing das Tintas Decorativas da BASF. Desde os primeiros anos de atuação, a Suvinil investe em tecnologia para atender as necessidades do mercado e facilitar a jornada de pintura. Nos últimos anos, aplicou mais de R$ 25 milhões nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).  SUVINIL: SEIS DÉCADAS DE SUCESSO NO BRASIL RELAÇÃO PRÓXIMA COM PINTOR, TECNOLOGIA EM PRODUTOS E SUSTENTABILIDADE SÃO VALORES QUE A EMPRESA CARREGA DESDE A SUA FUNDAÇÃO. O RESULTADO DESTE TRABALHO É UMA MARCA QUERIDA ENTRE DIFERENTES PERFIS DE CONSUMIDORES Renato Firmiano, diretor de marketing de Tintas Decorativas da BASF A unidade fabril Demarchi, em São Bernardo do Campo, onde é produzida a maior parte de suas tintas, tem um grande projeto de modernização, visan- do maior ecoeficiência e sustentabilidade. As novas tecnologias viabilizam ganhos significativos para o meio ambiente e sociedade, com redução de impactos com menos consumo de energia e emissões de efluentes. As novi- dades para o aniversário são tantas que foi criada uma plataforma exclusiva em celebração aos seus 60 anos, descrevendo o desenvolvimento da marca, ações e o lançamento do estudo anual de tendências, o Suvinil Revela, que chegará a sua 11ª edição, apresentando a pesquisa desenvolvida para 2022. Confira a seguir a entrevista na íntegra com Renato Firmiano, que fala sobre todos os detalhes dos 60 anos da Suvinil e os planos futuros. COMO O SENHOR AVALIA HOJE O SEGMENTO DE TINTAS NO BRASIL E A SUVINIL NESSE CONTEXTO? Renato Firmiano: Em um panorama geral, mesmo que o segmento de ma- teriais de construção, do qual a Suvinil faz parte, seja considerado atividade essencial, o mercado de tintas e as lojas físicas ainda sentem os impactos da pandemia do coronavírus, assim como todos os setores da economia. Com isso, adaptamos e fortalecemos parcerias de negócios, desde lojistas a profissionais de pintura, para que a superação dos desafios deste mo- mento seja alcançada em toda cadeia de valor. Nossa marca acredita que o setor e o mercado se adaptarão e incorporarão no dia a dia alguns dos novos hábitos que surgiram durante a pandemia, como a nova forma de olhar para dentro de casa e de morar, com as pessoas por mais tempo em seus lares, fazendo ajustes na decoração, pintando paredes, reformando e transformando ambientes também com o apoio das compras online, que facilitaram ainda mais essa jornada. Mesmo assim, ainda é um momento de muitas incertezas o que acaba refletindo no comportamento de toda a ca- deia, de lojistas a consumidores. Também com o desafio da alta do câmbio e a logística de suprimentos da cadeia, a expectativa é que o mercado se mantenha aquecido, considerando que as pessoas ressignificaram seu jeito de morar, isto é, investiram nas cores de suas paredes, decoração dos am- bientes e adequação de home office. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROJETOS DA EMPRESA A SEREM IMPLEMENTADOS NESTE E NOS PRÓXIMOS ANOS? Até relembrando reconhecimentos e prêmios alcançados como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, queremos cada vez mais trabalhar como uma marca que tem a sustentabilidade dentro de seus pilares, trazen- do essa frente na prática, em nossas vivências, ações, portfólio, relações e matérias-primas. Para isso, devemos fomentar cada vez mais nossos programas e produtos ecoeficientes, pensando em gestão de aterro, resíduo, pó de exaustão, logís- tica e soluções. Além de cada vez mais evoluir na implementação de ações que contemplem economia circular, cadeia produtiva, proximidade com pin- tores e pintoras, comunicação acessível & inclusiva, e muito mais. Temos a inovação e o lançamento de produtos como um DNA Suvinil. Com isso, nos mantemos atentos não apenas às soluções, mas contemplamos produtos & serviços, para que cada vez mais possamos criar e trazer novida- des conectadas e em apoio ao nosso consumidor.

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