Show do Pintor Profissional - Edição 223

SHOWDOPINTOR • NOVEMBRO2021 24 CUSTOMIZAÇÃO AUTOMOTIVA A procura por exclusividade no segmento automotivo acontece desde que o ve- ículo está em processo de montagem. Prova disso é que diversos carros já têm a opção de sair da concessionária personalizados e, quanto maior o valor do carro, aumenta a procura por exclusividade, tanto que, na divisão de alta performan- ce da Mercedes-AMG, o veículo pode ser customizado. Entre esses itens, estão pinturas especiais, rodas, acessórios, revestimento de banco, volante, diferentes tipos de interior, entre outros. Quando o cliente deseja algum tipo de acabamento que não está disponível no catálogo de personalização, a marca ainda conta com profissionais que atendem a pedidos especiais, para realizar o desejo do cliente. Para Ricardo Rodas, gerente de produtos da Sherwin-Williams, a busca por custo- mização é crescente e ele acredita que continuará aumentando após a pandemia. “Cada vez mais as pessoas procuram exclusividade, inclusive há aumento de itens de personalização em veículos zero km, que já saem da fábrica personalizados.” Julio César Silva, gerente nacional de frotas da AkzoNobel, enxerga que esse mer- cado está em crescimento e os principais customizadores do país estão trabalhan- do com vários projetos ao mesmo tempo, na sua capacidade máxima, enquanto recebem novas solicitações, de modo que têm que indicar para o cliente que só conseguirão iniciar o projeto depois de alguns meses. “É um mercado diversifica- do, no qual as duas principais procuras são para restaurar carro antigo manten- do suas características e ter uma customização personalizada com aumento de potência do motor, rodas de carros diferentes etc. Nesse segmento, Batistinha Garage e Trocar Auto Antigos são parceiros da AkzoNobel, utilizam produtos da marca Sikkens em seus processos de customização”, conta. CARRO COM PERSONALIDADE MERCADO DE CUSTOMIZAÇÃO TENDE A CRESCER NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA OFICINAS ESPECIALIZADAS EM CUSTOMIZAÇÃO As oficinas que oferecem o trabalho de customização ganham merca- do, diversificam serviços e se diferenciam das demais. Ricardo Vetto- razzi, gerente técnico do laboratório de repintura automotiva da PPG, observa que o serviço de customização atende um nicho de mercado que, além do investimento em tempo para o desenvolvimento de pro- jetos especiais, também implica em alto valor agregado, sendo pre- ciso intensa capacitação. “Com o domínio das técnicas de aplicação e utilizando o sistema tintométrico, o desenvolvimento de cores de efeito, como as perolizadas e metálicas, e de pinturas especiais, como as pinturas tricoat e quadricoat, se torna fácil e prático”. CONSUMIDOR MENOS SENSÍVEL AO PREÇO Quem procura o serviço de customização tem clareza de que se trata de um trabalho de alto valor agregado e entende que se trata de um projeto personalizado para o seu gosto pessoal, traduzindo na prática a ideia que está em sua mente, resultando em um projeto exclusivo e específico, o que consequentemente vai refletir em investimento realizado para execução do serviço. Ricardo Rodas acredita que esse público que busca diferenciação e exclusividade valoriza o serviço e está disposto a arcar com o investimento, diferentemente do consu- midor que procura somente serviços de manutenção. “Há uma grande oportunidade para as oficinas oferecerem serviços adicionais, como pinturas especiais, customização e pintura de pinças de freio e rodas, troca de peças, estética automotiva, entre outros, agregando maior valor aos serviços”. PRIMEIROS PASSOS PARA TER UMA OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO A procura por customização é crescente e os proprietários das oficinas que desejam ingressar nesta área devem estar preparados para as no- vas tendências, investindo em capacitação, ferramentas e equipamen- tos. “Esses atributos, combinados às tintas especiais, garantem servi- ços com elevado nível de qualidade e fidelização dos clientes”, conta Ricardo Rodas. Alex Paz recomenda que a oficina prepare uma linha de produção independente, de preferência em localização diferente, para evitar possíveis conflitos. “Já que em uma oficina convencional o tempo de entrega do carro, por exemplo, é rápido, enquanto todo o processo de customização acontece em outro ritmo. Outro passo importante é ter equipe capacitada para atender e entender o perfil desse tipo de cliente e saber trabalhar, na prática, no processo de cus- tomização.” Fotos: PPG

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