Show do Pintor Profissional - Edição 224

SHOWDO PINTOR • DEZEMBRO 2021 8 REPARO RÁPIDO Com mais carros circulando e transporte público deficitário, o consumidor busca serviço com agilidade quando precisa levar o carro na oficina e a de- manda por reparos rápidos é crescente. Cada vez mais os clientes buscam comodidade e rapidez nos serviços, esperam que o veículo seja reparado no mesmo dia ou em algumas horas. Além de empresas especializadas neste tipo de serviço, muitas oficinas estão implantando serviços adicionais, entre eles reparo rápido, cujo principal diferencial é reparar pequenas imperfei- ções do veículo em algumas horas - para isso são necessários produtos com tecnologia diferenciada. A pandemia causou uma grande mudança no comportamento da socieda- de, em relação ao transporte público, principalmente devido à percepção de insegurança e alto fluxo de pessoas. Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico unidade revenda da Anjo, acredita que a dependência do carro continuará até o sistema de transporte trazer mudanças na mobilidade e infraestrutu- ras integradas dos sistemas, trazendo mais resultados nos transportes. “No- vas tecnologias devem se tornar mais acessíveis nos próximos anos, com alternativas mais econômicas em relação ao carro particular. Mas o carro ainda possui muitos benefícios para o usuário, como flexibilidade de horá- rio, conforto, exclusividade, rotas, segurança, entre outros.” Julio Cesar Miranda, chefe de vendas repintura WEG Tintas, concorda com o pensamento de Filipe e complementa dizendo que, mesmo com a pan- demia controlada, quem pode ainda usa o carro próprio. “Acreditamos que isso auxilie o aumento das frotas de veículos, seja para uso particular, bem como para o trabalho, no caso de motoristas de aplicativos. Uma questão chave é de que o risco de infecção é maior estando dentro de um transpor- te público, que leva centenas de pessoas em um espaço confinado e que vai ter muitos problemas de higienização, além do tempo de percurso. Por outro lado, há uma preferência pelo carro, que está associado à autonomia e à liberdade.” Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, conta que as mudanças de comportamento causadas pela pandemia se refletiram num aumento de 150% na demanda por serviços automotivos. “O saldo deve refluir, mas certamente haverá um ganho de margem com o fim da pandemia no horizonte e a retomada das rotinas anteriores. ” CONSERTO NO MESMO DIA SERVIÇO TRAZ COMODIDADE E PRATICIDADE PARA O CLIENTE TER SEU VEÍCULO REPARADO, SEM O INCÔMODO DE COMPROMETER O SEU TEMPO OU DEPENDER DE OUTRO MEIO DE TRANSPORTE AGILIZANDO O CONSERTO O reparo rápido é uma ótima opção de ampliação de serviços e faturamento. Além de otimizar serviços e tornar as oficinas mais produtivas, é um serviço que pode ser realizado de maneira extremamente veloz. A reparação é reali- zada no mesmo dia e o veículo é entregue em algumas horas, conciliando o reparo a intervalos das atividades diárias dos clientes, como ida a supermer- cado, shopping e trabalho. “Para a oficina, a implantação de serviço de reparo rápido não exige grande investimento e pode ser realizado em espaço delimi- tado. A Sherwin Williams Divisão Automotiva possui um portfólio desenvolvi- do especialmente para reparos rápidos. As linhas Fast e Ultra Fast UV são pro- dutos de tecnologia avançada que tornam o processo extremamente rápido e sem desperdícios. Entregam alto padrão de qualidade, mantendo a originali- dade do veículo, e proporcionam excelente custo-benefício, pois a quantidade de produto aplicado é reduzida. Dessa forma, os custos são adequados e os valores cobrados pelos reparos bem atrativos”, conta Ricardo Rodas, gerente de produtos da Sherwin-Williams Divisão Automotiva. Para Fabiana Verbickas, líder de desenvolvimento de produto da Axalta Brasil, o segmento de reparo rápido é uma realidade que ajuda bastante no dia a dia das oficinas, fazendo com que todo o processo fique mais eficiente. Em uma realidade onde o imediatismo tem grande influência, a agilidade e produtivi- dade que os produtos de reparo rápido oferecem é perfeita para essa nova necessidade que o mercado busca atender. Com isso, novas linhas de reparo rápido surgirão e linhas já existentes devem ter seu catálogo ampliado”. OFERTANDO O SERVIÇO Diferentemente do reparo convencional, o rápido deve ser ofertado ao cliente com uma tabela diferenciada de preços, adequada ao dano que será reparado e considerando a entrega do carro no mesmo dia. A oficina não está vendendo simplesmente o retoque da pintura, mas sim a comodidade e praticidade de o cliente ter seu veículo reparado como novo, sem o incô- modo de comprometer o seu tempo e ficar sem o veículo. É importante que a equipe técnica da empresa esteja capacitada para realizar o processo de retoque no veículo. “Esse é um procedimento indicado para o reparo de pe- quenos danos concentrados na pintura e que garante que ele seja realizado

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=