Show do Pintor Profissional - Edição 224

SHOWDO PINTOR • DEZEMBRO 2021 9 de maneira rápida e com excelente acabamento, sem deixar imperfeições na pintura ou problemas com a tonalidade de cor. A oficina precisa também ter um espaço físico dedicado, que não precisa ser grande. O espaço dedicado ge- ralmente é chamado de Box de Reparo Rápido e tem as medidas adequadas para um carro e o profissional que realizará o processo”, descreve Vettorazzi. O consumidor final, normalmente, conhece o serviço de reparo rápido por meio da oficina ou local onde ele é ofertado. Existem empresas de lava-rá- pido que oferecem esse serviço, pois ele pode ser atrelado à lavagem do carro. Também há oficinas que instalaram o Box de Reparo Rápido em es- tacionamentos de shoppings e supermercados para que, enquanto as pes- soas fazem compras, seus carros sejam reparados. “Além disso, o serviço também poderá ser ofertado no momento em que o cliente leva seu carro para um reparo maior e, no momento do orçamento, a oficina oferece esse tipo de serviço para que o carro saia com todas as imperfeições resolvidas”, aconselha Vanessa Rossi, gerente de marketing da Skylack. COMPLEMENTOS Os complementos automotivos são essenciais para a pintura, pois são uti- lizados nos processos anteriores e após a pintura do veículo propriamente dita. Se os produtos utilizados não forem de qualidade e/ou forem prepa- rados e aplicados de forma incorreta, o resultado poderá ser bem abaixo do esperado, gerando retrabalho e alto custo. E visto que a aplicação de reparo rápido tem um alto valor agregado, deve-se sempre utilizar produtos de qualidade. CRESCENTE DEMANDA Dentro do mercado automotivo, o segmento de reparos rápidos é o que Leonardo Maruzi do departamento técnico da Brasilux enxerga o maior po- tencial de crescimento, principalmente por atender a necessidade do clien- te que é ter o seu carro no mesmo dia. “Outra questão é que as batidas de carros atualmente são bem mais leves por conta da velocidade reduzida nas vias, então o reparo localizado é aquele reparo rápido, diferente das coli- sões muito fortes que precisam trocar peças inteiras. Lógico que esse tipo de colisão continuará existindo, mas os pequenos reparos, hoje, são mais frequentes e podem proporcionar uma margem de lucro muito maior para oficina em relação ao serviço de seguros, por exemplo”, acredita Maruzi. DESAFIOS Um dos principais desafios do reparo rápido é a questão cultural da própria oficina. Isso porque a maioria das oficinas já o pratica sem perceber, utili- zando o reparo rápido para solucionar situações de retrabalho e não como oportunidade de novos negócios. Fabiano Escalhuze, supervisor do departa- mento de desenvolvimento de negócios da AkzoNobel para América do Sul, explica que o investimento em equipamentos não deve ser um obstáculo. “O conceito não exige grandes recursos tecnológicos, além dos habituais, mas sim boa capacitação dos produtivos, bons controles de agendamento, programação de trabalho e um sistema de pintura com portfólio de produ- tos adequados, como a linha Sikkens, para promover a máxima performan- ce e eficiência da oficina.” Rodas, da Sherwin-Williams Divisão Automotiva, reforça que, apesar de não serem necessários grandes investimentos na implantação de serviços de re- paro rápido nas oficinas, os desafios são: ter espaço e ferramentas ade- quados, equipe direcionada e treinada para a realização dos processos, além de consultores e orçamentistas especializados na identificação dos serviços elegíveis a esse tipo de reparo. “É muito comum encon- trarmos veículos que demandam mais tempo e trabalho em áreas de reparo rápido; caso isso aconteça, há queda de produtividade e perda da eficiência no processo.” GUIA DE PRODUTOS AKZONOBEL Por meio da marca Sikkens, a empresa disponibiliza produtos exclusivos para obter uma reparação em, no máximo, duas horas. Destaque para o Autosurfacer UV, primer de enchimento que seca em instantes ao ser ex- posto à luz ultravioleta. Há também uma linha de aerossol, o washprimer, a seladora para plásticos e o spotprimer. Para o reparo rápido, pode ser usada tinta Autobase Plus ou Autowave, e o verniz Rapid é o indicado para o acabamento final. ANJO A Anjo lançou a linha Thunder UV-LED, uma tecnologia de secagem instantânea desenvolvida com o objetivo de facilitar e aperfeiçoar a reparação automotiva, diminuindo o tempo de trabalho e oferecendo maior pro- dutividade. Utilizando a energia emitida pela lâmpada UV LED, o filme é convertido em um material sólido e resistente em segundos. Esta tecnologia foi utilizada no desenvolvimento da Massa UV LED, que substitui o uso de massa poliéster, e do Primer UV LED, que substitui o primer PU. A Anjo também oferece um sistema de reparo rápido que é composto por um primer PU e um Verniz alto sólidos, com secagem de 90 minutos, da linha Fastcarbon.

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